Você já passou por um overbooking no seu hotel? Já teve momentos nos quais havia confusão sobre quais eram as reservas dos clientes e quais os quartos de cada um? Já aconteceu de esquecer de preparar um dos seus quartos para receber algum hóspede?

É aí que o sistema de reserva de hotéis entra como um grande aliado da sua gestão e operação hoteleira. Afinal, ele é um software que organiza todas as reservas do seu hotel em um só lugar, centralizando todas as informações relacionadas aos quartos reservados e aos hóspedes que irão ocupar cada um deles.

Ele é extremamente importante para o sucesso do seu estabelecimento. Quer saber como funciona e por que o sistema de reserva é importante? Então, continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

A importância de contar com um sistema de reservas

Você já sabe da importância de realizar uma gestão de qualidade no seu hotel e entende que existem softwares que podem ser seus grandes aliados nesse aspecto. O setor de reservas não podem ficar de fora dessa estratégia!

Contar com um sistema de reserva de hotéis é uma ótima forma de melhorar a organização e gestão dessa área no seu estabelecimento. Isso porque esses softwares permitem que você acompanhe o fluxo de clientes do hotel em tempo real, ou seja, no momento em que eles realizam a reserva, independentemente do canal de comunicação utilizado para isso.

Além disso, ele ainda mostra a taxa de ocupação do seu hotel, atualizando automaticamente o número de quartos disponíveis em cada um dos seus canais de comunicação com os clientes.

Portanto, contar com esse tipo de sistema é essencial para o sucesso do estabelecimento. Ele oferece comodidade para os clientes, que podem reservar um quarto de forma automática e utilizando o canal de preferência dele. Além disso, você garante que o quarto está arrumado e à espera do hóspede, reduzindo uma série de erros que podem acontecer nesse setor.

Como funciona o sistema de reservas de hotéis na prática

Existem diversos tipos de sistemas de reservas de hotéis que podem ser utilizado no seu estabelecimento. Entender como ele funciona é importante para que você descubra todas as tarefas que podem ser realizadas utilizando esse software.

Portanto, continue a leitura e descubra agora todas as funcionalidades de um sistema de reservas de alta qualidade:

Calendário

O sistema de reservas permite que você acesse um calendário no qual estão organizados todos os seus quartos e as reservas feitas pelos hóspedes. Você pode escolher uma data específica que deseja visualizar e, a partir dela, identificar todos os quartos ocupados e livres.

Alterações nas reservas

Muitas vezes, os hóspedes fazem uma reserva com antecedência e, antes da data marcada, precisar realizar alguma alteração. O sistema de reserva também permite que essas modificações sejam realizadas com facilidade, sem grandes dificuldades para a sua equipe.

Acesso offline

Geralmente, os sistemas de reserva precisam estar conectados à internet. Afinal, isso é importante para que as atualizações automáticas sejam realizadas. Agora imagine que, em um dia de muito movimento, a internet do seu hotel sofra alguma interferência e os seus colaboradores não consigam acessar os dados. Seria um grande transtorno, não é mesmo?

É por isso que um sistema de reserva de hotéis de qualidade precisa permitir o acesso offline dos dados. Ele deve manter uma cópia das reservas atuais com as últimas atualizações feitas.

Integração com canais de reservas

O sistema de reservas também tem integração com os canais online, como o Booking e outros. Ele permite a sincronização das informações de reservas desses locais de forma automática, sem a necessidade de interferências por parte da sua equipe.

Gestão de mais de um estabelecimento

Pode ser que você tenha mais de um hotel na sua rede. Dessa forma, é importante contar com um sistema de reservas que permita que você acesse os dados dos outros estabelecimentos para consultar informações e, dependendo das suas necessidades, até gerenciar as reservas à distância.

Registro de atividades e relatórios

Imagine que um colaborador cometa um erro na hora de modificar a reserva de um determinado cliente, por exemplo. É por isso que o sistema de reservas de hotel tem um registro de todas as alterações feitas, indicando quando elas foram realizadas e a partir de qual endereço de IP.

Sincronização com o smartphone

Alguns sistemas de reservas mais modernos têm a opção de sincronização com o smartphone. Neles, é possível realizar o download de um aplicativo no celular e acessar todas as informações relacionadas às reservas do seu hotel em qualquer lugar, sempre que você desejar.

Isso gera comodidade e tranquilidade uma vez que dispensa a necessidade de ir até o hotel para consultar uma informação ou realizar alguma alteração.

Os benefícios de um sistema de reserva para o hotel

Contar com um sistema de reservas de hotel pode trazer uma série de benefícios, tanto para você quanto para os seus clientes. Descubra agora quais são eles:

  • promove a automação dos processos de reserva do seu hotel;
  • evita erros por parte dos colaboradores, como o esquecimento de registro da reserva;
  • facilita o cadastro de clientes fiéis;
  • facilita a gestão financeira por permitir o registro de todos os dados de consumo e pagamento dos seus clientes;
  • reduz custos operacionais do seu hotel;
  • garante a segurança das informações relacionadas aos seus hóspedes;
  • melhora o posicionamento online da sua marca;
  • gera mais comodidade e segurança para os clientes;
  • aumenta a qualidade do serviço que você oferece para os seus hóspedes, abrindo portas para a atração e fidelização de clientes.

Como você pode perceber, um sistema de reserva de hotel pode ser um grande aliado do seu estabelecimento. Afinal, ele oferece uma série de benefícios e ainda pode se tornar um diferencial competitivo na hora de destacar a sua marca no setor hoteleiro. Portanto, comece agora mesmo a buscar as melhores opções, que atendam às principais demandas do seu hotel.

Quer conhecer um sistema de reservas de excelência? Então, entre em contato com o hotelflow e descubra como funciona o nosso software!

error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição