Você já sabe que a gestão de um negócio é bastante complexa. Agora imagine controlar as finanças, processos e funcionários de mais de um estabelecimento. Pode ser bem mais difícil, não é mesmo?

Não! Quando você adota as estratégias e ferramentas corretas, é possível realizar o gerenciamento de hotéis de forma rápida e ágil, mesmo com mais de um estabelecimento. Para isso, é necessário ter um controle adequado dos dados de todo o negócio e investir em tecnologia, automatizando processos para evitar uma série de erros, principalmente relacionados à negligência ou confusão de informações.

Quer saber como fazer isso? Então descubra como realizar um gerenciamento de hotéis com excelência!

Crie um planejamento estratégico para cada hotel

O planejamento estratégico, aliado a um plano de negócios eficiente, é essencial para um bom gerenciamento de hotéis. Portanto, é importante que você tenha um para cada um dos seus hotéis.

Para isso, realize um diagnóstico completo em todos os estabelecimentos, entendendo quais são os seus potenciais, problemas, gargalos de processos e, inclusive, a forma como eles se inserem no mercado, identificando ameaças e oportunidades. A partir desses dados, crie uma missão, visão, valores e objetivos estratégicos para os próximos anos de cada local.

Esses objetivos devem ser traduzidos em planos de ação, indicadores e metas, que precisam ser registrados e acompanhados de perto para garantir que o planejamento estratégico está sendo colocado em prática da melhor forma.

Invista na comunicação interna eficiente

Quando você gerencia mais de um hotel, é essencial que tenha uma comunicação transparente e eficiente, tanto dentro de cada estabelecimento quanto entre eles e os gestores da rede. Portanto, crie um processo específico para isso.

Comece definindo o canal de comunicação a ser utilizado de acordo com as características de cada um dos hotéis e perfil de colaboradores. A partir disso, incentive a equipe para que o utilize na hora de dar feedbacks, informar problemas e buscar ajuda. Dessa forma, você centraliza a comunicação em um só canal e, com isso, tem fácil acesso a tudo o que acontece no hotel, sem a necessidade de se deslocar até o estabelecimento.

Conte com uma equipe qualificada

Uma equipe de qualidade já é essencial para o bom funcionamento de um hotel. Quando você tem mais de um estabelecimento, isso se torna ainda mais necessário. Portanto, invista em um bom processo seletivo, escolhendo colaboradores qualificados e adequados à cultura e rotina do hotel no qual eles irão atuar.

Além disso, é importante que você invista no treinamento ao longo do tempo. Afinal, o setor hoteleiro pode ser bastante dinâmico, sendo importante que você mantenha os seus funcionários sempre atualizados.

Isso é ainda mais importante quando se fala nos colaboradores que cuidam da gestão dos seus hotéis. Afinal, você não é capaz de estar sempre em todos os estabelecimentos, o que significa que você precisa de um time de excelência e que seja confiável para garantir que todos os processos ocorram da melhor forma possível, mesmo na sua ausência.

Centralize a gestão em uma ferramenta única

Imagine ter que consultar uma série de planilhas, documentos e cadernos em cada um dos hotéis para controlar os processos e gerenciar as atividades. Seria impossível, não é mesmo? Sendo assim, investir na centralização da gestão é essencial, principalmente quando você tem mais de um negócio.

Isso garante que você tenha acesso a todas as informações de qualquer um dos estabelecimentos de um só lugar, o que faz com que o processo de controle seja mais simples e ágil.

Portanto, escolha uma ferramenta adequada para isso. Você pode investir em plataformas e, inclusive, em um software de gestão. É importante garantir que o programa seja capaz de centralizar todas as informações mas, ao mesmo tempo, evidenciar quais são os dados de cada um dos estabelecimentos.

Automatize processos

Outra dica de ouro na hora de realizar o gerenciamento de hotéis e a automação de processos. Isso porque você provavelmente já percebeu que gasta muito tempo realizando atividades operacionais de forma manual, não é verdade? A automação significa que um software pode realizar algumas atividades de forma automática para você, sem a necessidade de intervenção humana.

Dependendo do software escolhido, diversas atividades podem ser realizadas, como o cadastro da reserva do hóspede, controle da ocupação do hotel, consumo, fluxo de caixa, check in e check out, entre outras. Com isso, você e os seus colaboradores conseguem liberar mais tempo para investir em tarefas mais estratégicas e, inclusive, descansar e relaxar nos momentos de folga.

Conte com a tecnologia como aliada

A tecnologia pode ser a sua maior aliada na hora de realizar o gerenciamento de hotéis, principalmente quando você tem mais de uma unidade. Isso porque, além de contribuir em processos já citados, como a comunicação, automação e centralização das informações, ele ainda pode oferecer uma série de benefícios, principalmente relacionados à mobilidade.

Você já precisou ir até uma das unidades do seu hotel para consultar uma informação ou coletar determinado dado que estava registrado no computador? Pois esse é um dos grandes problemas de quem tem mais de um hotel que pode ser resolvido com o uso da tecnologia adequada.

Isso porque existem softwares desenvolvidos especificamente para o setor hoteleiro que funcionam em um sistema de nuvem. Isso significa que os dados ficam disponíveis na internet, e não no computador. Dessa forma, você é capaz de controlar todas as atividades de qualquer uma das unidades, sem precisar se deslocar.

Como você pôde perceber, realizar o gerenciamento de hotéis pode ser um processo complexo. Porém, é possível evitar uma série de erros e problemas e, ainda, melhorar a qualidade dos serviços oferecidos como um todo. A tecnologia é uma grande aliada nesse aspecto, sendo que um software pode ser a solução que você precisava para melhorar a gestão e ainda ter mais tempo para descansar e aproveitar a família e amigos nos momentos de lazer.O que achou das nossas dicas? Quer saber mais sobre os softwares para gerenciamento de hotéis? Então aproveite para acessar nosso site e conhecer agora mesmo o hotelflow!

error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição