Toda empresa necessita de um gerenciamento consistente de suas atividades. É por meio disso que se torna possível encontrar gargalos que estejam atrapalhando as funções de seus colaboradores, potencializar os pontos positivos do seu negócio hoteleiro e conseguir uma maior lucratividade ao longo de todo o ano, mesmo em períodos de baixa temporada.

Por isso é fundamental saber como gerenciar o hotel corretamente, a fim de que se possa minimizar possíveis riscos inerentes do negócio, como a sazonalidade. A gerência correta do hotel é importante também para que se consiga promover um ambiente interessante para colaboradores e hóspedes.

Neste post, vamos dar algumas dicas interessantes para conseguir realizar essa tarefa e encantar seus clientes. Acompanhe!

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A importância de gerenciar um hotel corretamente

Uma gestão hoteleira é fundamental para manter todas as variáveis envolvidas nas rotinas internas do negócio sob controle. Afinal, são muitas questões que são observadas todos os dias internamente e que não podem incorrer em erros.

Por isso, é importante que se mantenha uma gestão correta no hotel. Erros podem prejudicar consideravelmente a experiência do cliente no dia a dia. Por exemplo, um equívoco no registro pode fazer com que se cobre um valor acima do que se deveria, o que pode gerar aborrecimento e estresse, estragando o dia do hóspede.

Outro ponto que pode ser altamente prejudicial se você não souber gerenciar bem o seu hotel é a ocorrência de overbooking — ou seja, quando há um número maior de reservas do que quartos disponíveis em seu estabelecimento, gerando situações desconfortáveis e constrangimentos com seus hóspedes que deverão aguardar uma resolução por parte da gerência do hotel.

Quando a gestão é bem feita, uma série de benefícios podem ser desfrutados como:

  • funcionários tendem a errar menos, já que uma boa gestão leva a uma padronização das ações de todos os presentes;
  • maior satisfação do cliente;
  • fidelização do seu hóspede;
  • diminuição de prejuízos internos;
  • redução de gargalos de funcionamento da sua empresa do setor hoteleiro;
  • maior índice de reservas;
  • melhor imagem do seu negócio no mercado;
  • diferencial competitivo;
  • menor burocracia nas ações internas, entre outros.

Dicas para realizar um bom gerenciamento no hotel

Entender quais são os principais benefícios de um bom gerenciamento no hotel pode ser fácil. Porém, como conseguir potencializar esse aspecto? A seguir, vamos dar algumas dicas importantes para esse fim. Confira!

Utilize softwares específicos de gestão para hotéis

Uma das primeiras e mais importantes dicas a ser oferecida é: não deixe de abrir mão da tecnologia para poder realizar uma gestão que seja realmente eficiente. Isso porque os programas têm por objetivo, justamente, facilitar a vida do gestor durante o dia a dia.

Algumas de suas principais funções são:

  • realizar o controle do registro de hóspedes;
  • conseguir ter uma gestão adequada dos quartos ocupados e vazios, evitando overbooking;
  • realizar o controle dos serviços solicitados pelo cliente;
  • programar a limpeza e arrumação dos quartos, estejam eles vazios (para deixá-lo devidamente arrumado para o próximo hóspede) ou ocupados (quando o hotel realiza a limpeza na saída do hóspede);
  • ter o controle dos insumos utilizados nas rotinas internas do hotel;
  • alcançar um bom controle financeiro;
  • conseguir gerenciar o banco de dados dos clientes adequadamente;
  • gerar um melhor relacionamento com o cliente;
  • realizar pesquisas de satisfação de forma automatizada.

Invista em práticas sustentáveis

Cada vez mais a sustentabilidade é um valor exigido pela sociedade, de forma que os hotéis precisam incorporar essa política em sua rotina. Isso pode representar um grande diferencial competitivo em relação aos outros estabelecimentos do setor de sua região. Algumas práticas que incentivam a sustentabilidade e que podem ser adotadas são:

  • check-in e check-out eletrônicos, evitando o gasto de papel;
  • avisos relacionados a desperdício de água durante o banho;
  • utilização de energia solar em seu hotel;
  • ter uma política de reaproveitamento de água;
  • invistir em hortas que abasteçam a cozinha do hotel;
  • reduzir o consumo de papel com gerenciamento digital;
  • coletar água da chuva para limpeza;
  • implementar coleta seletiva em seu hotel;
  • investir em sensores de presença para evitar a necessidade de luzes acesas durante todo o tempo nas áreas comuns, principalmente corredores.

Interaja com os hóspedes

O gerenciamento eficiente de um hotel passa também pelo ato de estabelecer uma boa relação com o seu público. Afinal, se o objetivo é conseguir potencializar a lucratividade e fidelizar os hóspedes, é fundamental ter um bom relacionamento com eles.

Por esse motivo, é fundamental que os gestores interajam com os hóspedes. Essa aproximação pode ser muito produtiva também para que se consiga ter um feedback imediato dos seus clientes em relação ao estabelecimento.

Por exemplo, você pode até optar por uma pesquisa de satisfação formal no final, mas provavelmente os comentários serão mais espontâneos e sinceros se você ouvir o que eles têm a dizer de imediato.

Você não precisa ser direto e incisivo, mas pode sondar, querendo saber se eles estão gostando da estadia, se acham que há algo a melhorar, o que acharam que são pontos fortes, entre outras questões. Com isso, posteriormente, você pode complementar os resultados da pesquisa de satisfação e conseguir melhores resultados a longo prazo.

Encontre as melhores ferramentas de gestão para hotéis

Como falamos, as ferramentas de gestão para hotéis cumprem um papel importante no processo de gerenciamento. Com os sistemas certos ao seu lado, torna-se muito mais fácil ter controle sobre as diversas variáveis envolvidas no processo interno e conseguir realizar um melhor trabalho.

Mas como escolher as melhores ferramentas, diante de um cenário com tantas opções? Vamos dar algumas dicas a seguir para realizar a melhor escolha.

  • busque por empresas que tenham, de fato, domínio sobre o setor hoteleiro — ou seja, fuja de softwares e ferramentas genéricas, que servem para as mais diversas áreas;
  • verifique se ele pode ser integrado com outras soluções utilizadas no setor;
  • busque por simplicidade — escolha aqueles que necessitam apenas de um computador, tablet ou smartphone para ser utilizado;
  • dê preferência para sistemas que funcionam na nuvem, ou seja, que não demandem instalação de sistemas em máquinas físicas e que permitam acesso a partir de qualquer dispositivo;
  • verifique se a empresa oferece todo o suporte necessário para o seu hotel durante o uso do sistema.

Saber como gerenciar o hotel corretamente é uma forma de minimizar possíveis prejuízos e conseguir maior sucesso nessa área. Lembre-se que o setor hoteleiro é altamente competitivo e, portanto, é fundamental que seu negócio se destaque. Gostou deste post? Então, aproveite e conheça o hotelflow, a solução que vai revolucionar a forma como você gerencia seu hotel ou pousada. Acesse o nosso site e saiba mais sobre o nosso serviço!

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