A alta temporada é definida como uma época do ano em que há aumento na procura por determinados serviços, sendo a hospedagem um deles. Geralmente, envolve um período em que muitas pessoas decidem viaja. Seguir dicas de organização para altas temporadas é a melhor maneira de garantir o bom atendimento e evitar problemas.

É importante ter em mente que, muitas vezes, os clientes escolhem viajar na alta temporada para aproveitar melhor alguns pontos turísticos e outras atividades da região. Afinal, existem passeios que só estão disponíveis na época em que há muitos turistas.

Para quem é dono de um hotel, é preciso saber que isso não é desculpa para que a qualidade dos serviços seja inferior àquela oferecida nas épocas de menor procura. Independentemente de quantas pessoas estejam hospedadas, o serviço deve proporcionar boas experiências.

Como se preparar para a alta temporada

Sabendo da importância que o período de maior fluxo de clientes tem para seu hotel, confira algumas dicas de organização para altas temporadas que te ajudarão a se sentir mais seguro para lidar com a situação:

1. Revisar os preços

Ao revisar os preços, é importante levar em conta custos e lucro dos anos anteriores.

Durante a baixa temporada, é comum que todos os hotéis façam promoções com o intuito de atrair os hóspedes. A ideia é incentivar o turismo. Por outro lado, na alta temporada é preciso se atentar e revisar valores, já que o aumento da procura ocorre naturalmente.

O preço precisa estar competitivo, e, ao mesmo tempo, deve suprir todos os custos do hotel. Você provavelmente terá alguém hospedado durante todos os dias de maior procura. Porém, cuidado para não deixar a diária muito abaixo do valor de mercado.

Não se esqueça de levar em conta o cenário econômico do momento e veja se as pessoas estão propensas a gastar e viajar.

Para ajudar a definir o valor, considere custos do ano anterior, no mesmo período, e veja em quanto seria preciso aumentar a diária. Não se esqueça de incluir os serviços e equipe disponibilizada, pois pode ser necessária a contratação de funcionários extras apenas para a alta temporada.

Uma forma interessante de aproveitar melhor o espaço — e justificar o aumento do preço — é determinar um período mínimo e máximo de hospedagem. Nas épocas de maior procura, o ideal é aceitar estadias mais longas, de forma que consiga receber mais pessoas.

2. Planejamento de marketing

Manter o site e as redes sociais do hotel atualizadas é uma dica de organização para altas temporadas que não deve ser ignorada.

O planejamento de marketing é a chave para ajudar a divulgar seu hotel e, ao mesmo tempo, entender no que precisa melhorar. Faça pesquisas internas e externas, com quem já se hospedou em sua empresa e com clientes em potencial. Com base nisso, veja como pode conversar e atrair essas pessoas.

Mantenha seu site e suas redes sociais atualizados e busque trazer mais do que informações sobre o que seu hotel oferece. Pense na ideia de investir no marketing de conteúdo.

Lembre-se de atualizar suas redes sociais. Poste sobre novidades, serviços que são oferecidos e fale um pouco dos espaços. Divulgue opiniões positivas e compartilhe aquilo que vem sendo postado no seu site. Apostou na estratégia do blog? Traga essa postagem para as redes sociais.

Dicas de turismo atraem as pessoas, assim como os posts mais divertidos. Pense nisso e permita que todos possam compartilhar o conteúdo online que você produzir.

3. Relação com o cliente

Seus clientes são seus melhores aliados. Então, procure manter um bom relacionamento.

Fidelizar clientes é mais interessante do que estar sempre em busca de novos. Mesmo que a busca seja importante, hoteleiros costumam focar mais em novos clientes do que nos que já são fiéis. Solicite feedbacks a cada checkout e mantenha os dados dos hóspedes atualizados.

Ter um bom relacionamento com os clientes torna a relação hotel-hóspede menos fria e mais próxima. Com isso, você pode perceber preferências dos clientes, o que ajuda com promoções especiais e outros “mimos” importantes para fidelizá-los.

Como manter um relacionamento próximo depois que o cliente deixa o seu hotel? Simples: envie e-mail marketing direcionado a quem já esteve hospedado. Imagine que uma pessoa elogiou o serviço de SPA ao fazer o checkout. Você pode enviar um e-mail ou mensagem oferecendo desconto para o SPA em uma próxima hospedagem, mesmo que ocorra na época de alta temporada.

4. Fazer reparos

Reformas e reparos são importantes para se preparar para a alta temporada. Assim, é possível oferecer um ambiente diferente e novos serviços.

Observe o que hóspedes antigos falaram sobre o espaço que você oferece. Foi sugerido algo para ser mudado, alguém reclamou que algo no quarto ou no hotel estava muito velho e parecia a ponto de quebrar?

Conserte torneiras, lâmpadas, chuveiros e troque roupas de cama. Se achar necessária uma reforma maior, aproveite a época da baixa temporada e realize as mudanças andar por andar. Quando a alta temporada chegar, você terá um espaço novo e totalmente modernizado para apresentar.

Aposte também na modernização dos espaços e o melhor aproveitamento deles. Pesquise sobre formas de como aproveitar melhor os espaços do seu hotel e invista em dicas de decoração para deixar o estabelecimento mais aconchegante.

5. Preparar a equipe

Uma equipe treinada proporciona um atendimento com mais qualidade.

Treinamentos devem ser feitos com certa frequência, com o objetivo de manter todos os funcionários atualizados e trazer melhorias. Integração da equipe e melhorias constantes tornam a estadia mais interessante e agradável.

Melhorar a forma como todos são recebidos e preparar toda a equipe para o período de alta temporada é o foco do treinamento e da integração da equipe nas principais ações a serem tomadas com a vinda da alta temporada.

Os recepcionistas precisam estar preparados para receber o alto fluxo de clientes com qualidade e agilidade, ao mesmo tempo em que outros funcionários devem estar preparados para tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.

Aqui, fica claro que o período exige mais atenção e maior organização para a alta temporada. Porém, não é algo impossível de lidar.

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