Diante de um mercado cada vez mais concorrido, conseguir entregar um serviço consistente e de alto padrão é um dos grandes desafios para as empresas de hospedagem. Por isso, desenvolver e investir em uma política voltada para o controle de qualidade na hotelaria pode ser o diferencial que o seu negócio precisa.

Afinal, o que tornará a estadia em seu hotel única é justamente a experiência do seu hóspede. Quartos sujos, lavanderia ineficiente e atendimento ruins farão com que as pessoas não retornem nem recomendem a sua empresa. Contudo, caso encontrem um ambiente único, o sucesso está garantido.

Agora que você já sabe a importância do controle de qualidade na hotelaria, que tal aprender como fazer? Confira algumas dicas, a seguir!

Higiene

Lembre-se: um turista também está em busca de uma hospedagem que ofereça conforto para os dias que estará longe de casa, e isso envolve a higiene do local. Dessa forma, crie uma rotina rígida de limpeza, tanto das áreas comuns quanto das áreas privativas (sobretudo dos quartos e suítes).

Além disso, não esqueça de manter limpos os dutos de ar condicionado, ventiladores, talheres, louças, lençóis e demais itens. Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a aparência de seus colaboradores, ou seja, os uniformes devem ser padronizados e higienizados sempre.

Segurança

Não são apenas os hóspedes que entram no seu hotel. Com eles, chegam inúmeros pertences pessoais — muitos deles valiosos — e que também precisam ser bem cuidados. Afinal, quando sai para um passeio, o turista precisa se sentir relaxado e seguro quanto a integridade dos itens que deixar em seu quarto.

Para assegurar isso, busque instalar cofres pessoais nos quartos e suítes, assim como disponibilize uma opção de cofre de segurança mais elevada, que fique sob o cuidado da gerência, para guardar aqueles itens inestimáveis. Além disso, procure manter um quadro de funcionários confiáveis e um sistema de segurança digital para preservação de dados.

Atendimento

Educação, boa vontade e presteza são algumas das habilidades esperadas de qualquer colaborador que trabalhe no atendimento direto aos hóspedes. Eles devem saber tirar as dúvidas de quem chega, ter jogo de cintura para contornar situações de crises, trato para lidar com pessoas nervosas e conseguir dar informações turísticas.

Tudo isso contribui para que tenha um atendimento de qualidade e personalizado, já que gerentes, recepcionistas, garçons e garçonetes, faxineiras e manobristas conseguem compreender as necessidades de cada cliente e ajudar com as suas demandas. Isso cria a imagem de um local que sabe receber as pessoas.

Hospedagem e check-in

Imagine a seguinte cena: quando você chega ao hotel, percebe que houve um erro na reserva e, com isso, ficou sem quarto. Esse transtorno por gerar imensos prejuízos para a imagem do seu estabelecimento — sem contar em processos judiciais. Portanto, busque evitar erros na marcação de quartos, cobrança de taxas e horários de check-in e check-out.

Atualmente, a tecnologia oferece opções de softwares que nos ajudam a coordenar e organizar a hospedagem, assim como a entrada e saída de hóspedes. Portanto, não deixe de otimizar os seus serviços.

Como vimos, o controle da qualidade na hotelaria é de grande importância para garantir melhor prestação de serviço, assim como assegurar uma ótima experiência aos seus hóspedes. Com isso, a empresa desenvolve mais um diferencial de mercado e consegue se destacar frente aos seus concorrentes.

Gostou deste artigo sobre a importância de realizar o controle de qualidade na hotelaria? Então não deixe de ler esse artigo que aborda o atendimento a diferentes tipos de hóspedes!

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