Quando se fala de turismo e hotelaria, muitas pessoas pensam que se trata da mesma coisa, como se as palavras tivessem o mesmo significado. Apesar de serem assuntos estudados de forma concomitante, no curso de turismo e hotelaria, os termos não são sinônimos.

Podemos dizer que são áreas que se complementam e trabalham juntas. Inclusive, o mercado de turismo e hotelaria é bastante promissor.

O turismo é mais abrangente. E a razão de muitos pensarem que hotelaria é um sinônimo, é porque quem se forma nessa área pode também atuar em hotéis.

Você ainda tem essa dúvida sobre a diferença entre turismo e hotelaria? Entenda o que significa cada um dos termos e não confunda novamente.

O que é e qual a diferença?

Entenda agora o que é e qual a diferença entre turismo e hotelaria.

Hotelaria

Hotelaria está relacionada a tudo aquilo que envolva a acomodação e a estadia em um local de hospedagem

Hotelaria está ligado ao profissional que assume a direção e garante o bom funcionamento dos hotéis, pousadas, hostels, resorts e tudo aquilo que envolva acomodação. O próprio nome já lembra hotel. Se vai receber pessoas para se hospedar por um tempo, estamos falando da hotelaria.

Esse profissional não vai cuidar apenas dos serviços de recreação ou turismo, mas tudo que um hotel oferece: alimentação, local para dormir, atividades de lazer, entre outros. Com isso, ficará também responsável pela contratação das pessoas envolvidas nesses serviços.

Quem trabalha com hotelaria pode estar ligado a eventos, exposições, palestras e feiras, pois, em muitos casos, eles acontecem dentro dos espaços dos hotéis ou em parceria com estes.

Por exemplo, imagine que um evento sobre nutrição vai acontecer em determinada cidade. O profissional de hotelaria pode fazer uma parceria com os responsáveis, oferecendo os melhores hotéis — ou aqueles que estão sob sua responsabilidade — como local de hospedagem para palestrantes e participantes.

Para você entender melhor, se um hotel ou pousada cede parte de seu espaço para uma exposição ou evento específico, uma feira de intercâmbios, por exemplo, essa situação está também ligada à hotelaria.

Mesmo que ninguém vá se hospedar por ali — talvez apenas os expositores — é necessário um profissional — de hotelaria — que negocie a cessão do espaço e tudo o mais relacionado ao evento.

Diferença em relação ao turismo

E a diferença com relação ao turismo? Por que você não pode dizer que turismo e hotelaria são a mesma coisa? Simples. Dentro da hotelaria estão apenas os serviços que se relacionam de alguma forma com a hospedagem. Pode haver passeios e recreação? Sim, mas são serviços que o hotel oferece ou em que exista parceria com uma empresa de turismo.

Outra diferença notável está no primeiro exemplo que você viu acima. Um profissional que trabalha com turismo não estaria ligado ao evento de nutrição, pois não se trata de um passeio turístico, mas sim algo que abrange um público específico. A hotelaria, por outro lado, pode se envolver, cedendo seu espaço para o próprio evento e para a hospedagem.

Turismo

O turismo é uma área mais abrangente do que a hotelaria

O turismo envolve todas as atividades que estão ligadas ao ensino, ao planejamento turístico e às empresas do segmento. Podemos dizer que a hotelaria se encontra dentro do turismo, pois os hotéis fazem parte da atividade.

Um profissional de turismo pode optar por ministrar aulas, oferecendo treinamentos, cursos técnicos ou especializações, mas precisará seguir na carreira acadêmica, tendo pós-graduação, mestrado e doutorado.

Quem não quiser dar aulas pode, então, seguir à área de planejamento turístico, na qual ficará responsável por traçar roteiros e atividades que chamam a atenção em determinada cidade, país ou região.

Esse profissional pode trabalhar para as agências de turismo ou para o governo, divulgando o que uma cidade tem de bom para oferecer. Pense que roteiros turísticos não são feitos apenas por turistas, mas também por moradores locais. Pode também prestar consultorias ligadas a cultura, ecoturismo e turismo de negócios.

Como uma terceira opção, há a possibilidade de trabalhar nas empresas de segmento turístico. Dentro dessa área, encontram-se as agências de viagem, companhias áreas, parques temáticos, empresas de transporte (ligadas ao turismo, como as responsáveis por transfer ou levar as pessoas para determinados passeios), hotéis e, até mesmo, empresas de evento.

Com isso, você percebe que a atuação do profissional de turismo é muito mais ampla do que aquele que atua na área hoteleira.

Levando em consideração um exemplo para melhor entendimento: quando você fecha um pacote de viagem com uma agência, está conversando diretamente com um profissional de turismo.

Essa pessoa, provavelmente, indicou os melhores destinos — dentro daquilo que você buscava — e comentou sobre roteiros e passeios que estão inclusos e que podem ser comprados na hora.

A hospedagem provavelmente foi mencionada, em um dos hotéis parceiros. Mas a pessoa com quem você conversou não trabalha para o seu local de hospedagem e, sim, tem uma parceria.

Diferença em relação à hotelaria

A diferença entre turismo e hotelaria é bem clara agora. O turismo é uma área ampla, que permite ao profissional escolher onde deseja atuar. Já a hotelaria diz respeito especificamente aos locais de hospedagem.

Um profissional que trabalha com turismo pode indicar roteiros de passeio, locais para se hospedar, eventos na região, melhores companhias aéreas e, até mesmo, locais para fazer refeições.

Já quem trabalha com hotelaria precisará restringir sua atuação sempre relacionada ao hotel, hostel ou pousada. Esse profissional não poderia vender um roteiro de passeio ou passagens de avião, por exemplo.

Como você pode perceber, turismo e hotelaria estão relacionados, mas não têm o mesmo significado. Enquanto o primeiro é bastante abrangente e permite várias áreas de atuação, o segundo é específico, ligado à parte de acomodação e hospedagem.

Apesar disso, ambos necessitam domínio de outras línguas, que não apenas o português e o inglês, já que são profissões que recebem pessoas das mais diversas partes do mundo.

Agora você já sabe o que são e qual a diferença entre turismo e hotelaria. Compartilhe esse artigo com seus amigos em sua rede social. Pode ser que eles também tenham a mesma dúvida!

E aproveite para continuar acompanhando nosso blog e acesse os outros conteúdos relacionados!

Compartilhe nas redes sociais:
error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Newsletter

Preencha os campos abaixo para receber novidades em seu email.