O que é um plano de negócio?

O plano de negócios é uma espécie de guia que deve ser seguido por quem deseja iniciar um empreendimento. É esse plano que guiará os passos a serem dados para que o novo empreendimento comece a funcionar, além de indicar quais serão os retornos esperados.

Este tipo de plano é um documento detalhado que pode conter 20 páginas ou mais e tem como objetivo fornecer informações completas ao empresário. Abordam-se os investimentos feitos, as despesas necessárias, os possíveis clientes, fornecedores e concorrentes, diretrizes de marketing, distribuição do produto (se for o caso), e outros aspectos importantes para o funcionamento do empreendimento.


Preparar um plano de negócios para o hotel é como desenhar o início do seu empreendimento.

É através do plano de negócios que será possível prever e minimizar problemas e explorar oportunidades.

Como fazer um plano de negócios para um hotel?

Para hotéis, existem alguns fatores que são necessários de se manter em mente para que se faça um bom plano de negócios. Alguns pontos importantes são: priorizar a excelência no atendimento, estruturar instalações impecáveis, estratégias para atrair hóspedes e focar no seu bem-estar. É de extrema importância ter uma lista de recomendações de pontos turísticos e restaurantes da cidade, mostrando que seu negócio se engaja para suprir as necessidades dos hóspedes.

Defina a categoria do hotel

O próximo passo para a elaboração do plano de negócios de um hotel é definir qual será a sua categoria. As categorias comuns para hotéis são luxo, super luxo, econômico, entre outras.

A definição da categoria do hotel é muito importante, pois influenciará todos os demais passos. Somente após definir em qual categoria o hotel será enquadrado é que é possível continuar com o planejamento.

Localização

A escolha do local em que o estabelecimento ficará deve estar ligada à categoria do hotel e ao público-alvo que você pretende atender.

Por exemplo, se a intenção for atender executivos que estejam viajando a trabalho, o ideal é que o hotel permita que seu hóspede tenha boa mobilidade pela cidade. Estar próximo a centros de eventos e ter fácil acesso a aeroportos e rodoviárias são diferenciais importantes para este tipo de cliente.

Se o intuito for atender a turistas, uma localização central, próxima a pontos turísticos importantes da cidade e com facilidade de acesso por transporte público talvez seja a melhor opção.

É importante verificar também se o policiamento local é bom, se há segurança para os hóspedes, serviços bancários disponíveis e até mesmo estacionamento.

Verifique as exigências legais

Alguns requisitos legais devem ser cumpridos antes do início das atividades. É importante que todos os registros junto aos órgãos competentes sejam feitos. Para operar, é necessário atender a todas as legislações específicas para o funcionamento de hotéis. Nesses momentos, a ajuda de um advogado e de um contador pode ser crucial.


Ter um bom planejamento evitará surpresas e erros primários ao longo do processo.

Defina a estrutura

Será preciso incluir também a estrutura que o hotel terá: número de quartos, tamanho do restaurante para o café da manhã, área de serviço, departamento administrativo, áreas de recreação, banheiros, extintores de incêndio, e tudo mais que julgar necessário e essencial para atender ao público-alvo.

Tamanho da equipe

É importante definir no plano de negócio do seu hotel o tamanho da equipe. Para isso, tenha em mente que ela deverá ser suficiente para manter o negócio funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Divulgando o seu hotel

É recomendado que o plano de negócio do hotel inclua também como será realizado o marketing do hotel, pois é através dele que os clientes conhecerão os serviços e farão as reservas.

Boas alternativas são outdoors, sites de viagem, centros comerciais, anúncios em revistas e sites especializados, sites de reserva online, entre outros.

Investindo

Mesmo no início dos negócios, é importante definir para onde irá o dinheiro que entrar no caixa. Investir o dinheiro para que ele renda é uma excelente opção, e saber disso com antecedência agilizará os seus ganhos.

Defina também qual será o valor que retornará para as instalações do hotel, uma vez que reparos e modernizações serão necessários ao longo do tempo, e isso também deverá ser previsto no plano de negócios.

Qual a importância de um bom plano de negócios?

Para realizar o sonho de ter seu próprio negócio, é essencial ser realista. Saber exatamente o que você quer e onde você quer chegar são pontos importantes para realmente concretizar seu negócio.

O plano de negócios não é garantia de que o seu empreendimento terá sucesso, mas ele, com certeza, diminui as chances de que tudo dê errado logo no início, além de evitar também que você inicie com dívidas maiores do que as necessárias.

Com o plano, é possível evitar erros básicos. Este tipo de planejamento te motivará a buscar mais informações ou trocar a ideia inicial por uma mais barata, lucrativa e com o mesmo propósito da ideia original.

Mas, se, mesmo assim, você ainda estiver com dúvida sobre como elaborar o seu plano de negócios, é sempre possível recorrer a empresas especializadas. Existem empresas de consultoria voltadas aos mais diversos nichos de mercado, e isso aumentará ainda mais as suas chances de ter sucesso.

Ficou alguma dúvida? Acompanhe o blog e assine nossa newsletter. Assim, você terá acesso a mais informações valiosas como essas. Com o hotelflow, você poderá acompanhar dados necessários para um melhor gerenciamento do seu estabelecimento e, assim, reduzir gastos. Conheça nossos serviços pelo site e entre em contato conosco!

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição