O RH, sigla de Recursos Humanos é um departamento que se encontra presente na maioria das grandes empresas. Sua principal função está ligada aos colaboradores, mas não somente no momento da contratação. No setor hoteleiro, isso não é diferente e é por isso que você precisa estar por dentro da importância do RH para o hotel.
Qual sua importância?
A importância do RH no hotel não envolve apenas o recrutamento e a seleção de funcionários. O papel de um profissional de RH vai mais além, pois se este profissional não focar em algo simples como o treinamento dos que trabalham no seu hotel, seu atendimento pode deixar a desejar.
O RH é responsável por dar apoio aos demais departamentos do seu negócio. Além disso, também foca no aperfeiçoamento e busca por melhoria no atendimento oferecido no seu hotel ou pousada.
Separamos algumas das principais funções do profissional de RH no ramo hoteleiro para que não restem dúvidas a respeito do papel ímpar dos recursos humanos em hotelaria.
Recrutamento
O recrutamento envolve a busca por novos funcionários para assumir um cargo. Depende da rotatividade e da necessidade de novas pessoas para a empresa. Em períodos de alta temporada, por exemplo, pode ser necessário buscar por funcionários temporários.
A função de recrutar não ocorre apenas externamente, ou seja, a busca por candidatos interessados através da divulgação de uma vaga de emprego em sites específicos ou até nas redes sociais. O profissional de RH pode ser responsável também pelo recrutamento interno, quando há a possibilidade de promoção para alguém que já trabalha no hotel.
Seleção
Depois de feito o recrutamento, seleciona-se candidatos que melhor se encaixem na função em aberto na empresa. No caso do setor hoteleiro, o RH irá analisar currículos e observar se os interessados têm os requisitos mínimos para a vaga. Em seguida, esses currículos são repassados para o responsável pela vaga.
Orientação
O programa de orientação é essencial para garantir que todos entendam como funciona o hotel e o que é esperado dos funcionários. É responsabilidade do RH, pois se trata de uma orientação em geral, que irá falar sobre comportamentos, férias, folgas, benefícios e até licenças médicas.
Deve ser elaborado em conjunto com o gerente-geral da empresa, de forma que ele mesmo possa deixar claro o que espera de todos. Através desse programa, o profissional de RH consegue se manter mais próximo e reduz a ansiedade de novos colaboradores.
Essa orientação também diminui a rotatividade de profissionais e os ajuda a ter expectativas mais realistas em relação a empresa.
Treinamento
O treinamento tem como principal função ajudar todos os colaboradores a cumprirem suas funções corretamente, dentro da forma de trabalho do hotel. É importante não somente para os recém-contratados, mas também para quem já está na empresa.
A ideia principal é aprimorar habilidades e atualizar conhecimentos. Podem ser feitos em grupo ou individualmente. O gerente-geral do hotel irá ajudar nessa função, determinando até que ponto vai a responsabilidade do RH em relação ao treinamento e quando começa a ser dos gerentes de setores.
Avaliação de colaboradores
A avaliação de desempenho é comum em várias empresas e pode fazer parte do setor hoteleiro. Inclusive, é uma forma de observar se desempenho dos funcionários está dentro do esperado ou se é preciso mudar algo – a necessidade de um treinamento pode ser observada através desta avaliação dos colaboradores.
O RH será responsável por desenvolver esta avaliação e deverá levar em conta se vai comparar o desempenho de cada colaborador com um padrão (primeira forma de avaliação) ou se vai comparar o desempenho entre cada colaborador dentro de um departamento (segunda forma de avaliação).
Todos os resultados são anotados na ficha dos funcionários e o RH deve repassar os dados ao gerente, informando o que acredita ser importante fazer.
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