Ficar em lotação máxima durante todo o ano é o sonho de toda empresa nessa área. Infelizmente, é altamente sujeita a sazonalidade e outras características próprias do turismo e do atendimento.
No entanto, é preciso ter em mente que as pessoas gostam de viajar, e sempre vão procurar esse tipo de serviço. Dessa maneira, fidelizar é essencial, e para isso, primeiro é preciso conhecer melhor seu hóspede para ofertar as soluções mais personalizadas.
Descubra 3 dicas de como fazer isso para impulsionar os seus resultados:
1. Fator UAU e encantamento
Para que você conheça melhor os seus hóspedes, não tem segredo. É preciso que ele esteja aberto a contar mais sobre si. No entanto, não é para todo mundo que saímos falando nosso nome, endereço, hobbies, destinos favoritos ou comida predileta.
É preciso, em primeiro lugar, encantá-lo. É fundamental fazer o básico bem feito, com excelência, e escolher um valor do seu hotel que é reforçado o tempo todo para criar um laço afetivo.
Quando criamos uma relação profunda com uma marca, temos uma chance maior de entregar o link para as nossas redes sociais, preencher formulários ou se cadastrar em páginas.
2. Sempre peça um feedback
Quando alguém está fazendo o checkout, é comum que uma pergunta seja feita de modo automático:
Como foi a sua estadia?
Não é isso que vai fazer o cliente falar a verdade. É preciso que ele sinta que você realmente quer ouvir as suas dúvidas, sugestões e reclamações. E sim, ouvir reclamação é uma das fontes mais valiosas para compreender o que precisa ser melhorado.
Se o seu hotel possui um restaurante, por exemplo, pergunte se o hóspede ficou satisfeito. Ainda, se sabe o prato consumido, questione sobre aquela preparação específica. Quanto mais ele perceber que você se importa, maiores são as chances de entregar informações adicionais.
Porém, tenha cuidado com o contexto. Nem todos querem ou se sentem confortáveis falando, então tenha a precaução de não parecer esquisito!
3. Conte com um sistema de gestão
O terceiro pilar fundamental para conhecer melhor o seu cliente é traçar a jornada de hospedagem. É preciso compreender tudo o que ele fez no hotel, claro que com informações públicas. Nada de espionar os hóspedes!
Compreenda quantas vezes ele jantou, quantas noites passou efetivamente no hotel, e é comum que não sejam todas elas em uma longa estadia, quais eram os seus horários para entender os hábitos e a rotina.
Todas essas informações são de extrema importância para elaborar estratégias de fidelização e engajamento, e saiba que cliente engajado traz mais hóspedes.
No entanto, pode parecer uma tarefa difícil fazer isso de modo manual, e realmente é. Por isso, você precisa de um sistema de gestão que possa capturar essas informações e entregar de uma maneira automatizada.
O hotelflow é um software altamente personalizado para a hotelaria, capaz de auxiliá-lo nesse processo e em muitos outros relacionados à gestão da sua empresa. Para tirar todas as suas dúvidas e compreender como podemos ajudá-lo a impulsionar os seus resultados, entre em contato com o nosso time de especialistas!
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