Um gerente de hotel desempenha um dos papéis mais importantes no bom andamento de qualquer estabelecimento, independentemente do porte, local e outros aspectos. É ele, principalmente, quem determina as atitudes que definem o sucesso de um empreendimento.

Obviamente, o fracasso de um hotel também pode passar pelas mãos desse profissional. Por isso, uma boa preparação e algumas características pessoais são indispensáveis, como você verá logo a seguir.

O próprio dono ou um funcionário designado podem exercer a função de gerente de hotel. O geral coordena o trabalho dos outros gerentes, dando suporte para que tudo funcione em perfeita harmonia. E não é só isso. Ele pode, também, contratar e dispensar funcionários, orientando e supervisionando o trabalho de toda a equipe.

A seguir, saiba tudo sobre o trabalho de um gerente de hotel, como salários, mais detalhes de atribuições, entre outras informações. Para começar, veja quais são as qualidades que todo profissional com essa responsabilidade deve ter.


Um gerente de hotel supervisiona o trabalho de toda uma equipe, incluindo o de outros gerentes.

Quais as grandes qualidades que um gerente de hotel deve ter?

Com essa atribuição, não é novidade que o comprometimento com o trabalho deve ser grande. Por isso, esse profissional deve ter algumas qualidades para obter sucesso em sua jornada.

Um gerente, como já citado, supervisiona equipes e também outros gerentes e deve ter, antes de qualquer coisa, espírito de liderança. A empresa é como uma engrenagem e, como tal, tudo deve funcionar perfeitamente. E a responsabilidade para que isso aconteça é do gerente do hotel.

Além disso, é fundamental ter sintonia com toda a equipe. E isso é conseguido com muito respeito e coleguismo. Se o gerente respeita os demais colaboradores, conseguirá ter o mesmo respeito de todos eles. Dar retorno ao trabalho de cada um, elogiando e fazendo críticas construtivas, também é primordial.

E não para por aí. As boas relações devem se estender também aos clientes, independentemente de idade e jeito de ser. Estar livre de preconceitos e tratar todos bem, evidencia a simpatia e o carisma, que, ao contrário do que muita gente pensa, são qualidades que podem ser construídas ao longo da vida.

Uma boa comunicação também ajuda a manter o bom relacionamento e a imagem. Não é preciso falar a norma culta, mas é preciso saber se comunicar corretamente, tanto no aspecto gramatical quanto no tom e velocidade da voz. É preferível, também, dominar outro idioma, especialmente o inglês, e principalmente em hotéis que recebem turistas estrangeiros.

Ter domínio da língua escrita e lida também é fundamental, pois o gerente do hotel também redige comunicados e e-mails e deve sempre ler sobre assuntos referentes à organização do negócio.

Um gerente de hotel também precisa estar de olho nas finanças do estabelecimento. Para isso, é necessário entender do assunto. Estar por dentro dos salários que devem ser pagos, precificação em geral e determinação de verbas para todos os departamentos é de responsabilidade desse profissional.

Assim como em qualquer cargo de confiança, o fator psicológico é importante para que os projetos caminhem bem. Por isso, manter a calma e saber gerenciar conflitos são características muito importantes para o bom trabalho de um gerente de hotel. Além disso, saber ouvir, tanto clientes quanto colaboradores, ajuda bastante nos momentos de maior tensão.

Estar conectado e atento às novas soluções tecnológicas é fundamental para o bom gerenciamento de um hotel.

Já no aspecto operacional, saber usar computadores e dispositivos móveis é uma qualidade que não pode faltar. O hotelflow, por exemplo, pode ser acessado em smartphones e tablets. Conhecer essa praticidade otimiza o trabalho do gerente, sobrando tempo para outras atividades de mesma importância.

Quanto ganha um gerente de hotel?

Não há um salário preestabelecido para um gerente de hotel. Muitos fatores determinam a remuneração mensal, como o tamanho do estabelecimento (quanto maior, mais responsabilidades), o local (alguns Estados pagam mais do que outros) e a experiência no cargo.

Em média, um profissional como esse recebe R$ 4.500.

Quais as funções de um profissional que gerencia hotéis?

Como já mencionado na introdução, o gerente coordena o trabalho de toda uma equipe, seja ela do próprio setor ou de todo o estabelecimento, no caso dos gerentes gerais. Mas, o que um bom profissional normalmente faz no seu dia a dia de trabalho?

Geralmente, o gerente deve estar atento às compras em geral, quando há necessidade de trocar móveis, roupas de cama, utensílios, enfim, tudo o que é importante no cotidiano e para o bom andamento do hotel.

Além disso, ele é responsável por tudo relacionado à equipe e coordena a organização de eventos e ações de marketing (delegando tarefas para profissionais especializados). Tudo o que acontece no hotel deve passar pelo crivo do gerente.

Quando as práticas não estão sendo bem-sucedidas conforme o esperado, é responsabilidade do gerente do hotel identificar o que há de errado e tomar iniciativas para corrigir a rota. Isso pode ser em qualquer âmbito: orçamentos não cumpridos, ações de marketing que não atingiram as expectativas, diminuição de faturamento, problemas com a equipe, entre outros.

Por outro lado, quando tudo está correndo bem, ele deve não só manter, como melhorar essas práticas. Afinal, é preciso preocupar-se, também, com a concorrência, principalmente se for muito acirrada.

Como você viu ao longo do texto, um gerente de hotel exerce inúmeras funções. E esse profissional deve estar bem preparado, tanto em conhecimento quanto psicologicamente, para exercê-las. Por isso, é importante contratar o profissional certo para as necessidades de cada negócio.

Se você quiser saber mais sobre nossas soluções para a administração de seu hotel, não deixe de entrar em contato.

Leia também nossos textos e confira dicas valiosas para que seu hotel tenha mais qualidade de atendimento e gerenciamento. Lembrando que sempre há conteúdo novo postado no blog. Visite-o sempre para conferir as novidades do setor hoteleiro.

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição