O check-in é o cartão de visitas do hotel e, se for bem feito, vai deixar o cliente com uma boa impressão e que pode resultar em um relacionamento duradouro. Uma entrada rápida e tranquila no estabelecimento faz com que ele ganhe pontos logo de cara, pois é o primeiro contato físico entre o hotel e o hóspede.

Já o check-out pode estragar a experiência do visitante, pois mesmo que ele tenha vivido bons momentos ali, uma saída estressante deixa uma má recordação.
Muitos estudos em psicologia sugerem que o ser humano tem a tendência de lembrar mais de momentos ruins do que bons. Portanto, não descuide e preste atenção aos detalhes.

Confira algumas dicas de como otimizar os processos de check-in e check-out.

Web Check-in

Um sistema de check-in automatizado representa mais praticidades ao hotel e aos clientes, pois há possibilidade de fazer o cadastro antes mesmo de chegar ao local.

O hóspede pode preencher o formulário digital da empresa e depois, presencialmente, apenas confirmar as informações e assinar o documento de entrada no hotel durante o check-in. Isso gera economia de tempo para clientes e recepcionistas, além de proporcionar mais conforto a quem chegou de viagem e só deseja descansar.

Horários flexíveis

Nem sempre os períodos de entrada e saída do hotel são adequados aos hóspedes. Uma solução é oferecer horários flexíveis para check-in e check-out.

Uma boa opção para não causar transtornos ao funcionamento normal do estabelecimento é oferecer horários extras pré-estabelecidos ao longo do dia.

Esse serviço pode ser disponibilizado mediante pagamento de uma taxa. É interessante que seja solicitado com antecedência para que o hotel se prepare.

Essa opção é interessante para os hotéis para casos em que os turistas sofrem com atrasos em seus voos e, consequentemente, com alterações de horários nas saídas de aviões.

Autoatendimento

Terminais de autoatendimento impressionam os clientes pela modernidade e praticidade que oferecem para realizar o check-in com mais agilidade.

Eles também possibilitam que o visitante possa reprogramar as chaves do quarto e revisar sua reserva sem precisar do auxílio dos atendentes.

O uso dessa ferramenta permite a liberação da recepção para os hóspedes que apresentem menos habilidades com a tecnologia, como o público idoso.

Um terminal de atendimento também é útil nos momentos em que a recepção está cheia e pode acontecer alguma situação de irritação devido a demora.

Check-out automático

A saída do estabelecimento também pode ser facilitada pelo uso da tecnologia, que permite ao hóspede não ficar esperando na fila para pagar a conta.

Alguns hotéis possuem sistema online de faturamento para que o cliente receba em seu e-mail o valor da estadia. Outras empresas pedem para que a quantia seja paga por meio de transferências bancárias.

É importante que haja tecnologia disponível para facilitar o processo. Não permita que a experiência do cliente seja prejudicada aos 45 minutos do segundo tempo.

Saiba mais

O hotelflow é uma ferramenta que auxilia na otimização de todos os processos de seu hotel. Acesse o site e conheça os planos disponíveis para sua empresa.

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