Os últimos 2 anos foram difíceis para os hotéis, porém, o mundo da hotelaria em 2022 promete ser diferente. A tendência é positiva para boa parte do setor, ao menos quando falamos sobre o aumento no número de hóspedes frutos de viagens nacionais.

Entender como o cenário está se desenhando, para traçar o planejamento das suas finanças para o ano, é extremamente necessário para evitar imprevistos. E, por isso, estamos aqui para lhe dar um panorama geral sobre a hotelaria em 2022.

Para conferir mais informações sobre o tema, não deixe de conferir o artigo que preparamos para ajudar os profissionais do ramo da hotelaria. Confira.

Hospedagens devem ficar em alta

O ano de 2022 deve ser movimentado para o mundo da hotelaria. Isso porque, com o avanço da vacinação no país, a tendência é que as viagens voltem ao nível pré-pandemia, logo, os hotéis vão acabar sendo extremamente buscados por várias pessoas.

Isso deve fazer com que o número de reservas aumente consideravelmente, sendo bem maiores do que os números registrados em 2020 e 2021. As cidades turísticas, como sempre, devem ser as mais buscadas durante os períodos de alta temporada.

Até mesmo aqueles que não tem costume de viajar muito devem buscar por opções de lazer ou procurar hotéis para trabalho. O home office possibilitou que tal cenário se desenhasse, e isso deve aumentar o número de reservas em 2022.

Viagens internacionais não devem ser altas

Apesar do aumento no número de viagens em trajetos nacionais, a tendência não é a mesma para o exterior. Tudo indica que, apesar de um pequeno aumento, não deve acontecer um aumento no número de hóspedes vindos de fora.

Isso acontece porque muitas restrições, visando diminuir o contágio pelo coronavírus, ainda estão vigentes. Isso acaba barrando a entrada de muitos hóspedes do exterior no país, fazendo os períodos de férias não serem tão lucrativos quanto de costume.

No fim, podemos notar que deve ocorrer um aumento no número de viagens de brasileiros, porém, os visitantes estrangeiros não devem fazer o mesmo. Hotéis de cidades turísticas, apesar de receberem mais visitantes nacionais, devem se atentar com isso.

Isso porque, como sabemos, durante o carnaval ou o fim do ano, é comum que estrangeiros movimentam boa parte dos lucros de vários hotéis. Em 2022, a tendência é que o lucro obtido com esses eventos seja dos próprios moradores do Brasil.

Ambientes mais tecnológicos

Um último aspecto a ser esperado para o mundo da hotelaria em 2022 são os ambientes tecnológicos. É preciso começar a se adequar às novas tecnologias, para que seus concorrentes não sejam mais atrativos do que você para os seus hóspedes.

Modernizar os seus sistemas, além de possibilitar aos clientes fazer check-in online, e adicionar um ponto de wi-fi no local, para que os hóspedes possam utilizar, são algumas das mudanças necessárias. Quem trabalha em home office vai preferir o seu hotel.

E para isso, existem softwares que podem fazer boa parte dessas tarefas por você. No hotelflow contamos com um programa que pode te ajudar a gerenciar o seu hotel de maneira prática, otimizando o trabalho da sua equipe de forma efetiva.

E se você pretende conhecer melhor a nossa ferramenta para ajudar no gerenciamento de tarefas do seu hotel, não deixe de entrar em contato com nossa equipe. Será um prazer te ajudar com a missão de otimizar o atendimento dos seus hóspedes!

error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição