Com o avanço da pandemia, o setor hoteleiro sofreu muito, até mais do que a média das outras atividades relacionadas ao turismo. Nesse momento de reconstrução e reposicionamento, é fundamental saber como calcular os custos e repassar ao consumidor de maneira justa.

A precificação de um hotel costuma ser um dos processos mais complexos na gestão, uma vez que depende de inúmeros fatores, variáveis e fixos. Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para te ajudar a compreender o que precisa ser incluído no cálculo. Confira!

1. Saiba os seus custos fixos

O primeiro ponto, e o mais importante de todos, é colocar na ponta do lápis os custos fixos do empreendimento. Eles são a sua margem mínima que pode ser tomada como base, afinal, cobrar uma diária abaixo do valor, é prejuízo na certa.

Esses custos são todos os que surgem mensalmente. Folhas de pagamento, insumos e taxas fiscais. Diferente de outros negócios, água e luz não entram nesse momento, uma vez que são altamente dependentes da taxa de ocupação.

2. Fique de olho no mercado

A concorrência pode ser um ótimo termômetro para que você compreenda o que o seu cliente espera em termos de preço. No entanto, tenha em mente que só faz sentido comparar estabelecimentos parecidos com o seu.

Dessa maneira, é possível estipular uma categoria de diária altamente competitiva, sem que isso signifique reduzir as margens em excesso. Ter um apartamento mais acessível pode atrair mais pessoas, que podem ser convencidas a um upgrade.

3. Aproveite a sazonalidade

O setor de turismo e hospitalidade é altamente dependente da sazonalidade para ter lucros. É preciso aproveitar as melhores épocas do ano para fortalecer o caixa, e isso significa, aumentar a diária, simplesmente pela lei da oferta e procura.

Cidades litorâneas costumam experimentar uma alta significativa no verão, enquanto o interior, principalmente mais ao sul do Brasil, é altamente influenciada pelo inverno.

Há também festas típicas da sua cidade que podem atrair um grande número de turistas. Saiba aumentar o preço, mas de modo que ainda seja um bom negócio para o hóspede.

4. Preste atenção nas contas variáveis

As despesas variáveis são as mais complexas de serem calculadas, uma vez que podem até não seguir um padrão lógico ao longo do tempo. Por exemplo, no verão a conta de luz e água pode ser mais alta por conta do ar-condicionado nos quartos e a quantidade de banhos dos hóspedes. Em outras estações não é assim.

Tudo o que varia nos seus custos precisa ser acompanhado com o máximo rigor, de preferência com o auxílio de softwares personalizados para o setor hoteleiro.

Quando você possui um sistema que mapeia as reservas, é possível ter mais pistas sobre o comportamento dos consumidores, portanto, quanto cada reserva gera de gasto a mais no final do mês.

Sem esse acompanhamento, você corre o risco de identificar padrões que não existem, ou que não fazem sentido para a sua estratégia. A tecnologia é a sua melhor escolha para tomar decisões!

Acesse a nossa página e solicite o contato de um de nossos especialistas para compreender como podemos ajudá-lo!

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