Sabemos que manter o funcionamento de um hotel pode ser bastante difícil. O controle de despesas exige um jogo de cintura que nem todos têm. Sem falar na quantidade de despesas deste tipo de negócio, que costuma ser extensa.

Por isso, a estratégia de precificação de um hotel pode ser uma das partes mais complexas de sua gestão. Para se tornar autoridade, é preciso se manter atento quanto à precificação, tanto a sua, quanto a da concorrência. É necessário manter em mente que seu preço tem que ser justo, competitivo e rentável.

Nos tópicos a seguir você aprenderá alguns métodos para conseguir definir os preços de seus serviços da melhor maneira possível.

1. Criar programas de fidelidade

Programas de fidelidade são conhecidos por agregar valor ao estabelecimento que os oferecem, pois, de certo modo, eles significam que você valoriza seus clientes e está disposto a recompensá-los por sua fidelidade.

A partir do momento em que você oferece algo em troca, os clientes têm a tendência de ficarem mais abertos a pagar um pouco mais pela diária ou por outros serviços oferecidos em seu hotel.

Além disso, esse tipo de estratégia garante o bom e velho marketing boca a boca, ou seja, quem conhece e gosta do seu estabelecimento pode recomendá-lo para outras pessoas.

Ao reconhecer a fidelidade de seus clientes dando algo em troca por isso, você os torna ainda mais fiéis e propensos a recomendarem seu hotel. Foto: Blog do Varejo

2. Conhecer os custos do hotel

Conhecer todas as despesas e receitas é um passo essencial para a precificação das tarifas de um hotel. É necessário que se tenha uma perspectiva real da situação financeira do seu empreendimento, portanto, ter o conhecimento dos gastos é imprescindível. Muitos gestores acabam se enganando quando pensam que devem levar em consideração apenas as despesas mais essenciais para o funcionamento, tais como luz, água, internet, gás e impostos.

Para que a definição de um bom preço de diária e demais serviços oferecidos pelo seu hotel seja eficaz, existem outros pontos que também precisam ser levados em consideração. É importante conhecer não apenas os hábitos do seu público, mas ter conhecimento de como sua concorrência tem se comportado. Alguns exemplos de dados importantes para análise são:

  • Tempo médio de estadia de seus hóspedes;
  • Como é a sazonalidade do local onde está seu hotel;
  • Como são seus concorrentes? Quais serviços oferecem? Quais os valores que cobram?

Analisando esses dados com cuidado, é possível até mesmo projetar o futuro de sua empresa e melhorar suas estratégias de precificação e comunicação.

Colocar seus custos em uma planilha é muito importante para estabelecer seus preços, mas analisar o comportamento de seus hóspedes e de sua concorrência também faz a diferença. Foto: Agendor

3. Promoções sazonais

As promoções sazonais podem ser caracterizadas pela oferta de melhores preços, condições de pagamentos e outros serviços diferenciados em determinadas épocas do ano, como feriados e datas comemorativas. Estas datas são uma excelente oportunidade para atrair clientes e aumentar o faturamento.

Uma boa ideia é aproveitar as baixas temporadas para oferecer promoções atrativas para seus clientes visando atraí-los nas épocas em que os ganhos são menores e virar o jogo a seu favor. Esse tipo de atitude pode influenciar na fidelização do cliente, o que pode ser bastante benéfico para seu negócio.

Aproveite épocas festivas e estações para elaborar promoções que atendam suas altas temporadas e também as baixas. Foto: Quasetudo

Essas foram nossas dicas sobre precificação de hotéis. Acompanhando o blog e assinando nossa newsletter você terá acesso a mais informações valiosas como essas.

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