O setor hoteleiro está sujeito a uma grande oscilação na procura pelos seus serviços, o que é chamado de sazonalidade. Isso pode ser mais ou menos intenso, de acordo com as características do seu estabelecimento e região na qual está localizado. Uma pousada, por exemplo, pode ter grande procura nos meses de férias escolares, enquanto nos outros meses do ano, essa busca pode diminuir drasticamente.

Sendo assim, como manter a saúde financeira do hotel nos meses de baixa temporada? Existem alternativas para atrair clientes mesmo em épocas menos movimentadas? A resposta para essas perguntas pode ser a implementação do day use no seu hotel.

Quer saber o que é o day use e os benefícios que ele pode oferecer para o estabelecimento? Então continue a leitura e descubra!

O que é o day use

Day use é uma expressão utilizada para um pacote oferecido aos clientes que querem utilizar as instalações do hotel por apenas um dia. Geralmente, os preços são abaixo do valor total de uma diária e o cliente tem acesso apenas às áreas comuns do hotel ou pousada, sem direito a usufruir do quarto ou da pernoite.

Portanto, esse pacote pode ser muito atrativo para famílias que querem passar o dia em um local agradável, sem a necessidade de dormir no estabelecimento. Além disso, é bastante utilizado por viajantes que vão passar apenas um dia no local ou pessoas em conexão aérea, com escalas mais longas.

Geralmente, o day use dá direito ao acesso ao hotel entre as 12h e 18h. Dependendo do tipo de estabelecimento, o período pode ser um pouco maior, funcionando entre as 9h e às 20h, por exemplo.

Os benefícios do day use

Existem diversos benefícios em oferecer o day use no seu hotel ou pousada. Conheça agora os principais deles!

Atrai mais clientes

A pessoa que utiliza um day use no seu hotel e sai satisfeita tem maiores chances de voltar no futuro. Pode ser, portanto, que ela decida passar uma temporada no seu estabelecimento durante as férias ou, até mesmo, retorne para passar o dia no local novamente no futuro.

Aumenta o lucro do hotel

Você não precisa de grandes investimentos para oferecer o day use. Afinal, os espaços comuns do hotel precisam continuar funcionando, mesmo com poucos hóspedes. Dessa forma, você pode oferecê-lo como uma forma de aumentar os lucros do negócio com retorno de quase 100% do valor pago pelo cliente.

Garante a saúde financeira mesmo na baixa temporada

Por fim, uma das maiores vantagens do day use é a possibilidade de certificar o retorno financeiro para o seu estabelecimento, mesmo em períodos de baixa temporada. Se você tem, por exemplo, uma pousada, com piscina, sauna e sala de jogos, pode atrair pessoas da região que querem aproveitar apenas um sábado ou domingo de diversão com a família, garantindo a entrada de dinheiro mesmo com poucos hóspedes.

Dicas para implementar o day use

Agora que você já sabe o que é e os benefícios do day use, descubra algumas dicas práticas para implementá-lo no seu estabelecimento:

  • precifique o serviço de acordo com o número de horas oferecido;
  • capacite a equipe para lidar com a nova demanda;
  • divulgue os serviços nas redes sociais e site do hotel;
  • estabeleça regras claras para os clientes;
  • crie um sistema (como pulseiras de cores diferentes) para diferenciar os hóspedes dos clientes do day use.

Agora que você já sabe o que é e como implementar o day use no seu hotel ou pousada, está na hora de começar a planejar o processo para colocá-lo em prática. Ele pode ser a solução que você precisava para aumentar os lucros do negócio e garantir a saúde financeira em períodos de baixa temporada!

Gostou deste post? Aproveite para ler também outro post com estratégias eficientes para lidar com a baixa temporada!

Compartilhe nas redes sociais:
error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Newsletter

Preencha os campos abaixo para receber novidades em seu email.