Para melhorar os resultados do seu negócio no setor hoteleiro, é fundamental saber identificar a situação atual, sabendo quais são os pontos fortes e os pontos fracos do momento. Dessa forma, é possível saber o que deve ser mudado e o que deve ser potencializado a longo prazo.

Um dos pontos de partida para isso é saber o estágio da performance do hotel. Com isso, é possível observar o que está funcionando adequadamente e ter uma melhor gestão do seu estabelecimento.

Neste post, mostraremos a importância de avaliar isso por meio de indicadores hoteleiros. Além disso, mostraremos maneiras simples de realizar a sua mensuração. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema!

A importância da medição da performance do hotel

Um gestor deve sempre estar consciente acerca da performance do seu negócio, em todos os pontos possíveis. A medição de performance do hotel, a curto e longo prazo, permite avaliar questões centrais, tais como:

  • os períodos de maior movimento;
  • quais as estratégias definidas no plano de negócios e no planejamento anual estão sendo seguidas;
  • quais as medidas estão surtindo os efeitos desejados.

Além disso, por ser um mercado altamente competitivo, é fundamental que os empreendedores exerçam uma gestão de qualidade e consigam resolver questões e pendências logo que aparecem.

Por exemplo, uma redução considerável no número de reservas pode ser um indicativo de uma crise que está surgindo. Um gestor estratégico observará essa questão e saberá avaliar de que forma pode agir para contornar a situação, a fim de minimizar potenciais prejuízos.

Além disso, a mensuração de performance permite gerar dados que servirão de base para tomadas de decisões seguras no futuro, algo desejável para o setor. Além disso, os dados podem apontar possíveis gargalos que possam estar impedindo a melhoria de resultados em seu hotel.

Dicas para realizar a mensuração da performance do hotel

Agora que você sabe a importância da mensuração de performance, é hora de saber como realizá-la de forma adequada. A seguir, confira os principais passos a serem realizados.

Escolha os indicadores certos

Muitos gestores, infelizmente, observam apenas os indicadores financeiros para definir o estágio de performance da empresa. Contudo, isso pode ser uma falácia. Esses dados podem estar relativamente bem, porém, haver a presença de diversos gargalos em outros setores que causarão prejuízos a longo prazo.

Dessa forma, tire o foco das questões apenas financeiras e considere indicadores hoteleiros relacionados às demais áreas, como:

  • marketing;
  • vendas;
  • contabilidade;
  • satisfação do cliente;
  • taxa de ocupação dos quartos;
  • consonância com planejamento, entre outras.

Por exemplo, se as ações de marketing não forem bem-sucedidas, o investimento realizado pode não trazer o número de clientes esperados para determinado período.

Lembre-se que nem sempre uma boa lucratividade é resultado de sucesso constante: algumas questões de fundo podem existir e merecem atenção, a fim de serem avaliadas essencialmente por meio de outras métricas específicas do setor hoteleiro.

Observe a taxa de ocupação dos quartos

Outra métrica importante a ser avaliada é a taxa de ocupação dos quartos. Esta taxa precisa ser observada periodicamente. Por meio dela, é possível entender em quais períodos há maior procura pelo seu hotel e em quais momentos é preciso traçar estratégias para trazer pessoas para o estabelecimento. Seu cálculo é simples de ser feito com a divisão do número de quartos ocupados pela quantidade total de quartos.

Meça a receita por quarto disponível

Conhecida também por Revenue Per Available Room (RevPar), o RevPar recebe destaque por ser um dos indicadores mais importantes e estratégicos a serem considerados no setor hoteleiro. Ele pode ser mensurado da seguinte forma:

  • somatório das receitas das hospedagens em determinado período / número total de unidades desocupadas.

É importante frisar que todas as informações devem ser do mesmo período, caso contrário, poderá causar discrepâncias. Além disso, deve-se levar em consideração alguns custos variáveis, como refeições, pensão completa, all inclusive, entre outros. Assim, é possível avaliar a lucratividade da hospedagem no período avaliado e realizar uma comparação com os resultados financeiros estabelecidos.

Acompanhe a receita gerada por reserva

Outro indicador fundamental é conhecido por MCPB (Marketing Cost Per Booking); Ele permite que os gestores avaliem a lucratividade de cada canal de reserva, avaliando o perfil de comportamento do seu público.

Por exemplo, se sua persona tende a fazer a reserva diretamente em seu site em vez dos portais de reserva, pode-se direcionar esforços para melhorar o portal para facilitar o processo e impulsionar a taxa de ocupação.

O auxílio de um software especializado para a análise de performance

Os softwares de gestão são aliados importantes para esse tipo de processo. Isso porque eles conseguem, ao mesmo tempo, coletar as informações necessárias para os indicadores de performance, e podem realizar seus cálculos de forma automatizada.

Sendo assim, o gestor deverá apenas acompanhar, pelo dashboard, as análises estabelecidas e avaliar caso a caso, definindo quais serão as soluções a serem tomadas diante dos resultados.

Com isso, é possível ter uma análise de performance mais precisa, assim como encontrar espaço para geração de inovação, conseguindo se destacar dos seus concorrentes — algo fundamental em um setor altamente competitivo.

Além disso, com os dados mais precisos e oferecidos de forma agilizada, por meio dos softwares de gestão para hotelaria, é possível ter tomadas de decisões mais embasadas, além de ter uma mensuração de períodos específicos e obter um melhor planejamento das ações para correção de falhas e potencialização de pontos positivos.

Com isso, seu hotel só tem a ganhar com agilidade, eficiência e a oportunidade de oferecer as melhores soluções para o seu cliente final. Desse modo, aumenta não apenas a performance, mas a imagem no mercado e a melhoria das estratégias internas.

Por isso, é fundamental que a sua empresa não deixe de contar com o apoio da tecnologia no auxílio para suas atividades e elaboração de estratégias na hora de realizar a análise de performance do hotel, bem como o levantamento dos indicadores hoteleiros. Se você deseja implementar uma solução eficiente, capaz de mudar a forma como gerencia o seu estabelecimento, conte com o nosso software de gerenciamento para rede hoteleira. Faça o nosso teste gratuito e veja como podemos potencializar o resultado da sua empresa!

error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição