O mercado atual está cada vez mais concorrido e exigente, e no setor hoteleiro não é diferente. Para entender o posicionamento do seu hotel diante da concorrência e sua performance no mercado, é essencial contar com indicadores objetivos, de modo a identificar a situação atual e buscar formas de implementar melhorias para que a sua receita cresça e você caminhe em direção ao sucesso.

Um desses indicadores é o chamado RevPAR, sigla em inglês para Receita por Quarto Disponível (Revenue per Available Room). Porém, muitos hoteleiros não sabem como calcular e nem mesmo o significado e a importância desse indicador.

Quer saber mais sobre o RevPAR? Então, continue a leitura e descubra!

O que é o RevPAR e por que ele é importante?

RevPAR é um indicador que evidencia a performance do seu hotel. Ele indica, basicamente, o quanto você ganha por quarto do hotel, incluindo os que foram ocupados em determinado período de tempo e os disponíveis. Ele é importante porque mostra o quanto cada quarto gera de receita para o seu hotel ou pousada.

Para entender melhor, pense nopreço cobrado pelos quartos do seu hotel. Cada um deles tem um determinado preço, de acordo com o nível e estrutura. Além disso, cada quarto tem um custo mínimo, incluindo a limpeza e manutenção do local, por exemplo. Os seus preços também variam ao longo do ano, de acordo com as médias do mercado,sazonalidade do turismo na região, entre outros.

Dessa forma, fica difícil identificar quanta receita cada quarto gera para o hotel e qual a ocupação de quartos necessária para cobrir os custos e não ficar no vermelho. Além disso, também é necessário entender a competitividade dos seus preços em relação à concorrência. Tudo isso é dado por esse indicador.

Como calcular o RevPAR?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o RevPAR é um indicador complexo, o que significa que ele depende de outros indicadores (como a taxa de ocupação e a diária média) para ser calculado. Além disso, há duas maneiras diferentes de chegar a ele. Entenda agora quais são e como calcular o RevPAR em cada uma delas!

Primeira maneira de calcular o RevPAR

A primeira forma de calcular esse indicador é dada pela divisão da receita total de hospedagem em determinado período pelo número de quartos que o seu hotel disponibilizou para os clientes nesse mesmo período, que deve ser determinado por você (últimos seis meses ou ano, por exemplo). Dessa forma, a fórmula seria:

RevPAR = receita total / número de quartos

Segunda maneira de calcular o RevPAR

A segunda forma de calcular o RevPAR é um pouco mais complexa, uma vez que inclui o cálculo da Taxa de Ocupação (TO), um outro indicador central para o seu hotel. Portanto, em primeiro lugar, é importante que você saiba como calcular a TO, dada em porcentagem pela fórmula:

Taxa de ocupação (TO) = (quartos ocupados / quartos disponíveis) x 100

O RevPAR também inclui o cálculo da diária média do hotel, dada pela divisão entre a receita total em determinado período e o número de quartos ocupados, indicando quanto, em média, cada quarto ocupado rendeu para o hotel. A fórmula é:

Diária média = receita total / número de quartos ocupados

Com esses dois indicadores em mente, é possível calcular o RevPAR a partir da fórmula:

RevPAR = Taxa de ocupação x Diária média

O que os resultados do cálculo do RevPAR indicam para o seu hotel?

Agora que você já sabe como calcular o RevPAR, é importante que entenda o que ele significa para o seu hotel. Em primeiro lugar, o RevPAR vai além dos indicadores tradicionais dessa área, uma vez que evidencia a receita de acordo com o total dos quartos do seu estabelecimento, não apenas sobre aqueles ocupados, como indicam a taxa de ocupação ou a diária média.

Isso permite que você tenha uma visão mais completa do funcionamento do seu estabelecimento, sendo possível, inclusive, definir o número mínimo de quartos ocupados que você precisa para que as suas contas não fiquem no vermelho. Além disso, ele também vai além de um cálculo puro da receita, evidenciando quanto cada quarto gera para o hotel.

Como a tecnologia pode ser sua maior aliada no cálculo do RevPAR?

Como você pôde perceber, o RevPAR é um indicador extremamente importante para o seu hotel. Porém, ele é bastante complexo de calcular, exigindo que você reúna uma série de informações sobre o funcionamento do negócio ao longo do tempo e calcule outros indicadores mais simples antes de aplicar a fórmula específica do RevPAR.

Considerando esses aspectos, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Quando você utiliza um software para a gestão do setor hoteleiro, como o hotelflow, consegue reunir todos os dados necessários em um só lugar, facilitando, assim, a apuração das informações para os cálculos.

Os resultados dos relatórios, oferecem informações como, por exemplo, o RevPAR diário e o mensal com base nas tarifas e nas categorias, com a possibilidade de comparar a receita por quarto disponível em diferentes períodos. Quando você investe em um software completo, é capaz de realizar uma série de outras atividades e diagnosticar problemas.

Como você pode perceber, o cálculo de indicadores é essencial para uma boa gestão do hotel e, com isso, uma melhoria dos seus resultados. Um dos indicadores mais completos nesse aspecto é o RevPAR.

Há duas fórmulas para seu cálculo, e é essencial que você acompanhe a evolução desse indicador para garantir a saúde financeira e sucesso do seu hotel ao longo do tempo. Nesse aspecto, sempre tenha em mente que a tecnologia pode ser a sua maior aliada. Confira neste artigo, como funciona o cálculo do RevPAR no hotelflow.

Quer conhecer um software de gestão completo para o seu hotel? Então, entre em contato conosco e conheça o hotelflow!

error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição