Os meses de baixa temporada podem ser conturbados para os donos de estabelecimentos do setor hoteleiro. Afinal, esse é um período no qual pode haver uma redução no número de hóspedes e, sem um planejamento adequado, isso pode comprometer consideravelmente a rentabilidade do negócio. Por essa razão, é importante contar com estratégias para conseguir atrair seu público e aumentar reservas.

Ficou interessado neste assunto? Então confira este post e veja 5 dicas imperdíveis para conseguir uma melhor taxa de ocupação nos períodos de baixa temporada!

1. Invista em divulgação

O marketing cumpre um papel essencial na hora de aumentar reservas em seu hotel. Por meio dele, torna-se possível divulgar a estrutura do negócio aos potenciais clientes e conseguir atrair sua atenção a fim de que se hospedem em seu estabelecimento.

Além disso, a divulgação é fundamental para gerar uma experiência diferenciada com seu público, engajando-o e criando um bom relacionamento. O resultado final é a fidelização do seu hóspede, bem como a indicação a outros usuários.

2. Priorize a experiência do usuário

Todo hóspede que tiver uma experiência incrível em seu hotel, desde o atendimento até o pós-venda (ou seja, após sua saída do hotel), terá maior propensão de voltar em um outra ocasião.

Uma avaliação positiva do usuário é capaz de conquistar seu público para outras reservas, algo fundamental quando falamos em setores altamente competitivos. Cativar seu hóspede pode não ser uma tarefa fácil, mas consegue resultados mais eficientes quando todos os processos estão voltados para trazer uma melhor experiência para o cliente.

3. Simplifique a pré-reserva

Ninguém quer enfrentar dificuldades no momento de realizar uma reserva, certo? Seja em uma viagem de lazer ou a trabalho, quanto mais simplificado for o processo, menores as chances de o usuário desistir. Para isso, o formulário de pré-reserva deve ser simplificado — deixe algumas perguntas para serem feitas no check-in.

4. Foque em eventos para turismo corporativo

Uma forma de conseguir melhores resultados, principalmente quando falamos em aumento de reservas em baixa temporada, é utilizar o turismo corporativo como seu aliado. Afinal, nos interstícios sazonais, essa pode ser uma ótima opção para motivar pessoas a se hospedarem em seu hotel.

Por exemplo, que tal produzir simpósios e palestras na estrutura interna do seu negócio durante os períodos em que há uma redução do número de hóspedes? Com isso, as pessoas que participarão do evento se sentirão mais tentadas a fazer reservas em seu negócio pela praticidade de já estarem hospedadas no local em que será o evento.

Caso não tenha uma estrutura que permita a realização desse tipo de atividade no local, pode-se fazer parcerias com agentes locais para que seu hotel seja parceiro, oferecendo condições especiais e benefícios para os participantes.

5. Entenda o perfil do seu público e adote estratégias personalizadas para este fim

Para que essa e as demais estratégias possam funcionar de forma adequada em seu hotel, é fundamental que as ações sejam direcionadas conscientemente ao seu público-alvo. Não adianta, por exemplo, realizar estratégias focadas em um perfil familiar jovem e seu target real ser empreendedores de meia-idade.

Sendo assim, é fundamental adotar estratégias personalizadas, que poderão surtir efeitos mais eficazes. Diante disso, estude qual é o público do seu hotel, assim como as suas preferências, dores e expectativas com o seu estabelecimento. Com isso, é possível entender o comportamento dos seus clientes nos meses de baixa temporada e saber como elaborar formas de atração ao local durante esses períodos.

Ter estratégias para aumentar reservas nos meses de baixa temporada é fundamental para manter a rentabilidade do seu hotel, com o mínimo de variação possível, e diminuir as chances de problemas em períodos complicados para o setor.Quer mais dicas interessantes como estas? Então siga nosso perfil no Facebook e Instagram e acompanhe as nossas publicações!

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