A transformação digital afeta empresas de todos os setores. Na hotelaria não é diferente. Por isso, cada vez mais se adotam soluções tecnológicas capazes de trazer melhores resultados e permitir o crescimento do seu hotel.

A automação na hotelaria, assim, cumpre um papel fundamental para agilizar processos e promover ações que visem gerar uma maior satisfação para o cliente. Diante disso, vou mostrar, neste post, os principais benefícios do uso dessa ferramenta e tirar suas dúvidas sobre o tema!

A automação na hotelaria

A automação na hotelaria diz respeito às práticas de automatizar funções que são realizadas de forma constante em sua empresa, a fim de que não precisem ser executadas manualmente por colaboradores do seu negócio.

Por exemplo, a solicitação do serviço de limpeza dos quartos após o check-out dos hóspedes não precisa ser digitada e liberada pelo recepcionista. Logo após o registro de saída das pessoas, o sistema automaticamente fará a solicitação, de modo que a limpeza terminará mais cedo, permitindo que os novos hóspedes possam entrar no quarto mais rapidamente.

Os benefícios da automação na hotelaria

A adoção da automação na hotelaria traz uma série de benefícios para o seu negócio hoteleiro. Confira os principais deles a seguir.

Otimização de processos

A automação permite uma melhor execução nos processos do seu hotel, com mais fluidez e minimizando as chances de erros internos. Veja um exemplo de como isso pode ocorrer:

o software de automação permite registrar os itens do seu inventário. De acordo com os usos, é registrada a saída de produtos do almoxarifado e o sistema aponta a necessidade de reposição daqueles itens.

Com isso, o responsável pelo processo de compras pode realizar a reposição do estoque mais rapidamente, evitando que falte o item no estabelecimento e prejudique processos internos — como a higienização dos quartos e reposição de itens importantes, por exemplo, facilitando o processo para todos os envolvidos.

Aumento da receita

Se há um melhor controle da logística interna do hotel, é possível gerar um aumento médio de receita, devido a uma série de fatores, tais como:

  • redução de desperdícios na compra de insumos;
  • aumento da satisfação com o cliente;
  • diminuição de erros nos processos de reserva;
  • incentiva a lotação máxima do hotel;
  • possibilidade de inserir novos serviços que possam agregar à experiência do cliente (por exemplo, oferecer a opção de solicitar pratos diferenciados junto à cozinha, cursos e aulas, entre outros).

Redução de custos

Outro ponto importante é a redução de custos gerada pelas aplicações de automação na hotelaria. Em primeiro lugar, isso fica bem nítido quando falamos em delegar determinadas funções que, anteriormente, eram realizadas por colaboradores, para as aplicações. Com isso, há um menor custo para a realização daquela tarefa.

Além disso, podemos falar em redução de custos no que diz respeito à redução de desperdícios. Principalmente em um ambiente no qual há um uso de produtos perecíveis (carnes, frutas, queijos, leite, entre outros), é fundamental minimizar as chances de perdas de produtos. O acompanhamento do inventário por meio de um sistema auxilia nesse ponto.

Centralização das informações

Os dados importantes para seus colaboradores, das mais diferentes áreas, estarão presentes em um mesmo local, com acesso único. Setores de marketing, vendas, finanças e contábil poderão acessar essas informações sem maiores problemas.

Por exemplo, se o setor contábil precisa ter acesso aos dados para gerar a nota fiscal de serviço para o cliente, ele vai usar o mesmo sistema que o setor de marketing utilizará para acompanhar as tendências do cliente e realizar as estratégias de retenção de clientes.

Melhoria da experiência dos hóspedes

As soluções de automação permitem gerar uma série de melhorias que impactam, positivamente, a experiência do cliente no hotel. Por exemplo, se há a possibilidade de liberar os quartos mais rapidamente para que ele possa se acomodar, isso fará com que ele se sinta melhor.

Se há uma melhor gestão nos serviços oferecidos para o cliente, há uma maior tendência de que eles sejam praticados de forma eficiente e, com isso, conquiste a satisfação dos seus hóspedes.

Lembre-se que melhoria da experiência deles leva a maiores indicações do local para outros hóspedes e fideliza-o, para que possa retornar em outra viagem. Muito bom, não é mesmo?

Outro ponto importante da automação é a possibilidade de envio de pesquisas de satisfação imediatamente após o registro de check-out. A pessoa receberá o formulário em seu e-mail, falando sobre sua experiência, permitindo que o hotel consiga identificar em quais pontos pode melhorar e o que deve ser potencializado para atrair a atenção de novos hóspedes.

O uso de soluções de automação na hotelaria

Agora que você sabe a importância da automação na hotelaria, com seus benefícios diversos para o negócio, é essencial identificar também como escolher a melhor ferramenta para o seu estabelecimento.

As melhores soluções para esse setor são aquelas criadas especificamente para hotelaria. Isso porque elas têm funções que são específicas dessa área — como controle de reservas, acompanhamento dos anúncios em sites especializados, realização de reservas online, entre outros.

São por meio delas que se torna possível garantir não só uma gestão hoteleira eficiente, mas também de cada serviço específico, tornado os processos fluidos e eficientes. Por isso, a escolha da solução ideal é fundamental para minimizar erros que possam comprometer o funcionamento do seu negócio.

Alguns pontos que devem ser observados ao escolher um sistema são:

  • veja se ele permite a observação de indicadores importantes, como RevPAR, entre outros;
  • a interface deve ser intuitiva, para que os diversos colaboradores que utilizarão a ferramenta consigam manipulá-la de forma eficiente;
  • confira se ele oferece a opção de teste gratuito, para que possa avaliar se é possível inseri-lo internamente em seu negócio;
  • a empresa deve ter um suporte impecável, para a resolução de dúvidas e de problemas, caso ocorram;
  • os melhores softwares são aqueles hospedados em nuvem, os quais não precisam instalar nenhum programa e podem ser acessados em qualquer máquina — além disso, esse tipo de armazenamento minimiza as chances de perdas de dados;
  • ele deve ter funções essenciais para hotéis, como acompanhamento da taxa de ocupação, integração com canais de reservas e dos processos internos, sincronização do software com o calendário do seu smartphone, possibilidade de gerenciar mais de uma unidade no mesmo sistema, entre outros.

O hotelflow é a solução ideal para implementar a automação na hotelaria. Com ele, é possível ter uma gestão de processos internos mais eficiente e garantir não só melhores resultados, como uma maior satisfação do cliente.Aproveite para entrar em contato e conversar com um dos consultores do hotelflow para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

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