No seu hotel, é preciso controlar a reserva de quartos, pagar contas, gerenciar o pagamento dos clientes, consumo, estoque, colaboradores, entre tantos outros elementos. Tudo isso faz parte da gestão, que vai além de controlar processos, inclui também o controle de indicadores, planejamento estratégico e metas do estabelecimento.

Parece complexo, não é mesmo? Porém, a gestão eficiente é essencial para o sucesso do negócio. Só assim você é capaz de analisar e garantir o crescimento do negócio, assim como identificar problemas que você pode ter, buscando soluções o mais rápido possível.

Diante da complexidade da gestão de hotéis, muitos erros podem ser cometidos durante esse processo. Descubra agora quais são eles e como evitá-los.

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1. Não contar com um planejamento estratégico

Um dos elementos centrais de uma gestão de qualidade, em qualquer negócio, é o planejamento estratégico. É nele que você define quais são os principais objetivos, mas também é nesse processo que são definidos os focos de crescimento para o próximo período, problemas que devem ser resolvidos e qual a prioridade estratégica.

Dessa forma, o planejamento estratégico é essencial para uma gestão de qualidade, uma vez que ele dá as diretrizes para todos os processos que virão. Comece fazendo um diagnóstico completo do estabelecimento e do mercado no qual você está inserido. A partir disso, estabeleça uma missão, visão e valores para o hotel, assim como planos de ação para concretizá-los.

2. Esquecer de analisar indicadores e metas

Por falar em planejamento estratégico e objetivos do negócio, os indicadores são um outro elemento essencial para uma gestão de qualidade. Portanto, quando você não define quais serão analisados e quais as metas para cada um deles, corre o risco de se perder em meio às urgências do hotel e deixar problemas e gargalos passarem despercebidos, o que pode comprometer todo o funcionamento e a saúde financeira do estabelecimento.

Portanto, para evitar esse erro, defina indicadores que evidenciam que os seus objetivos estratégicos estão sendo atingidos. Para isso, crie de 2 a 3 indicadores para cada um dos setores do hotel. Também estabeleça metas e mensure indicadores periodicamente de forma a identificar se você está no caminho certo.

3. Perder o controle sobre as finanças

Quando se fala em um estabelecimento de grande porte, como é o caso de um hotel, é fácil perder o controle sobre as finanças. Pode ocorrer de você não controlar as contas a pagar, perdendo prazos ou, simplesmente, não registrando as saídas. Também é comum que o fluxo de caixa fique muito completo, gerando dúvidas sobre a quantidade de dinheiro que entrou em determinado período.

Porém, o erro mais grave quando se fala em um negócio é a confusão entre o dinheiro pessoal do dono e o dinheiro do estabelecimento. Para evitar esse erro, evite misturar suas contas com as contas do hotel e nunca pegue dinheiro do caixa para uso pessoal.

No mais, ter um controle financeiro de qualidade, com o registro de todas as entradas e saídas, pode ser uma ótima solução. Ele pode ser feito por meio de um caderno, uma planilha ou, até mesmo um software de gestão, capaz de automatizar o registro de dados e o cálculo de indicadores financeiros.

4. Não se preocupar com a gestão do time

Uma área da gestão que, muitas vezes, é ignorada pelos proprietários de hotéis e pousadas é a gestão de pessoas. Porém, esse é um grande erro, uma vez que é o seu time que atende os clientes, realiza os processos centrais no hotel e inclusive gera os resultados que levam o negócio ao sucesso.

Portanto, invista em uma gestão de pessoas de qualidade. Para isso, é necessário padronizar e realizar um processo seletivo na hora de escolher os colaboradores. Monitorar o desempenho e investir na capacitação do time também é importante nesse aspecto. Por fim, trabalhe a motivação da equipe e sempre esteja atento à coleta de feedbacks dos colaboradores em relação ao trabalho e à gestão do hotel.

5. Ignorar o atendimento e o feedback dos clientes

Outro erro da gestão de hotéis é o setor de atendimento ao cliente. Isso porque muitos proprietários investem tanto em uma estrutura de qualidade que, no final, esquecem que o que a faz diferente é o atendimento que os colaboradores oferecem aos hóspedes que chegam, tanto na recepção quanto em todos os outros setores do estabelecimento.

Portanto, capacite toda a equipe para que eles sejam cordiais e atenciosos com todos os clientes que passam pelo hotel. Além disso, colete feedbacks com os hóspedes para entender quais são os principais pontos de melhoria nesse aspecto, quais as potencialidades e os pontos fortes do seu hotel.

6. Não investir em tecnologias de gestão

Por fim, um grande erro comum na gestão de hotéis é a falta de investimento em tecnologia. Existem softwares desenvolvidos especificamente para o setor hoteleiro, e não adotar esse tipo de equipamento pode fazer com que você perca o controle sobre os processos de gestão do negócio ou gaste muito tempo em atividades que poderiam ser automatizadas.

Dessa forma, pesquise sobre as tecnologias existentes nesse setor e, a partir disso, busque estratégias para implementá-las no hotel o mais rápido possível. Além de melhorar a qualidade e eficiência da gestão, esse tipo de software também permite que você automatize atividades como o registro e controle de informações e cálculo de indicadores, que facilita na hora de identificar problemas.

Garantir uma gestão eficiente para o seu hotel é essencial para que você tenha controle sobre todos os procedimentos, identifique e solucione problemas rapidamente e ainda garanta o melhor atendimento para os seus clientes. Dessa forma, você é capaz de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo hotel, se tornando mais competitivo e atrativo no mercado. Portanto, fique sempre atento a esses principais erros na gestão de hotéis e evite cometê-los.

Uma das dicas é investir em tecnologia. Então, aproveite e entre em contato com o hotelflow e descubra nossa solução voltada à gestão no setor hoteleiro!

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