Todo hóspede quando chega em um hotel, inclusive os gestores hoteleiros quando viajam, sentem-se incomodados com a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. É um documento que, por lei, precisa ser recolhido, mesmo gerando desconforto na hora do check-in.

Imagine a seguinte situação. Você chega de viagem após horas de trânsito, com as crianças gritando, um calor na rua, e ainda precisa encher uma papelada burocrática que parece algo que poderia ser facilmente automatizado.

Cada estabelecimento encontra a sua maneira de contornar a situação, mas o fato é que a FNRH precisa ser preenchida. Aqui, explicaremos em detalhes o que é e para que serve. Confira!

O que é a FNRH?

A Ficha Nacional de Registro de Hóspedes é um documento burocrático que precisa ser preenchido por lei, baseado no Decreto nº 7381 que regulamenta a Lei do Turismo. Nela existem muitas informações obrigatórias, que podem parecer desnecessárias, mas são utilizadas pelo Ministério do Turismo (MTur) como fonte de dados que podem gerar leis que beneficiam e regulamentam o setor.

  • Nome dos hóspedes;
  • Documentos;
  • Tempo de permanência no local;
  • Modal de transporte utilizado, dentre outras.

O MTur periodicamente recolhe esses documentos de maneira digital com o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes juntamente com boletim de ocupação, que é usado como contraprova para garantir que todos preencheram as suas informações no período de estadia.

Com a modernização da hotelaria, atualmente os papéis estão caindo em desuso, e os hóspedes podem preencher de maneira online, antes mesmo de chegar ao hotel, em um processo chamado de “pré-check-in”.

É uma das formas de reduzir a burocracia e tornar a estadia mais agradável desde o momento da chegada. Porém, lembre-se que é sempre necessário arquivar esses documentos originais!

Qual é a utilidade para a hotelaria?

Acredite, todas as empresas gostariam de ter um documento com todas as informações dos seus clientes. Com a FNRH, você pode compreender os hábitos dos seus consumidores, de modo a oferecer serviços cada vez mais personalizados.

Imagine que uma família viaja para a sua cidade. Primeiro chega um adulto e sobre para o quarto. Mais tarde, outro recepcionista recebe a família que sobe na sequência. Pode ser que a gerência não perceba que há mais de uma pessoa no quarto, gerando, principalmente, prejuízo financeiro.

Ao ter esse documento em mãos, lançado no sistema, você passa a compreender que famílias estão visitando o hotel, e não duas pessoas separadas.

O FNRH é uma fonte riquíssima de dados que podem orientar a tomada de decisões estratégicas para o seu negócio.

Conte com a tecnologia

A possibilidade do check-in antecipado é relativamente nova, e a maioria das pessoas ainda não o fazem simplesmente por acharem que é algo desnecessário, sem saber que é uma obrigação.

Com o uso de sistemas personalizados para a hotelaria, é possível otimizar o processo e garantir uma recepção mais calorosa para os seus hóspedes. Saiba que, principalmente nas férias, ninguém gosta de esperar. Quanto mais tempo for economizado, mais o seu hotel se diferencia da concorrência.O hotelflow é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para hotéis. Acesse a nossa página e compreenda como podemos revolucionar a sua gestão para que você se concentre no que realmente importa, os seus hóspedes!

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