Todo ano é a mesma coisa: chega o período de férias — sejam elas escolares sejam elas profissionais — e a demanda turística cresce, e exige que a rede hoteleira aumente os seus esforços para dar conta de toda a demanda. São nesses momentos que a contratação de, pelo menos, um funcionário temporário pode ser uma boa ideia.

Afinal, lidar com o público na recepção, diante das mais diferentes reações e comportamentos, é um grande desafio. O mesmo acontece com o pessoal de serviços gerais, que precisa ordenar o hotel em momento de alta ocupação. Assim como a cozinha, que tem um número maior de bocas para alimentar.

Apesar do desafio de conseguir encontrar um funcionário temporário que consiga se adaptar rapidamente às políticas da casa e a rotina de trabalho, esse tipo de contratação pode trazer benefícios para o hotel. Quer saber mais? Então não perca este post!

Vantagens de contar com a colaboração de funcionários temporários

É muito comum ver empresários se perguntando se é uma boa opção contratar colaboradores temporários, já que eles podem não ter o treinamento necessário ou experiência prévia. Contudo, é preciso saber que é possível encontrar bons profissionais para auxiliar o estabelecimento em um determinado período e isso pode beneficiar o negócio de diversas maneiras.

Diante desse contexto, confira, a seguir, as principais vantagens que um funcionário temporário oferece a um hotel!

Suprir demanda de serviços

Uma coisa é certa: na alta temporada há um crescimento de serviço, mas, em alguns meses, a demanda volta ao normal. Nesse cenário, não é viável para qualquer empresa aumentar o número de colaboradores por tempo indeterminado, já que o trabalho e a receita logo retornarão a padrões anteriores.

Portanto, a contratação de um funcionário temporário é ideal para aqueles que desejam suprir um aumento de demanda momentânea. Dessa forma, conseguirá atender aos seus clientes de maneira satisfatória, sem que isso implique no inchaço da sua folha de pagamento.

Reduzir custos operacionais

Quando falamos em contratação sem sobrecarregar o seu orçamento, estamos dizendo que o funcionário temporário tem um custo menor do que aquele por tempo indeterminado. Afinal, são contratos distintos e com quantidades de benefícios diferentes, ficando mais em conta para a sua necessidade momentânea.

Além disso, existem outras regras, como a Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que funcionam de maneira diferente para o temporário. O recolhimento é, basicamente, o mesmo, mas não existe a obrigatoriedade da indenização de multa de 40% sobre o FGTS quando desligar esse colaborador.

Descobrir novos talentos

Muitas vezes, um processo seletivo sai caro para uma empresa, assim como treinar um funcionário que logo se desligará ou não cumprirá a sua função a contento. Assim, é bastante complicado identificar talentos promissores em um mercado de alta rotatividade.

Por essa razão, a contratação de temporários é uma oportunidade de avaliar novos perfis profissionais e, quem sabe, encontrar alguém que surpreenda e possa agregar ainda mais valor à sua equipe.

Porém, antes de sair em busca de um funcionário temporário fique atento a algumas questões importantes. Lembre-se sempre de verificar se o perfil do futuro colaborador se encaixa dentro daquilo que a sua empresa precisa e, claro, siga corretamente as regras de contratação desse tipo de profissional para não ter dor de cabeça para frente!

Gostou deste artigo com as vantagens da contratação de profissionais temporários? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes!

error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição