Com os desafios recentes trazidos pela pandemia do novo coronavírus, o setor hoteleiro precisa achar as melhores soluções para enfrentar o atual cenário. Saber gerenciar seu hotel de forma eficiente é a principal medida nesse ponto, trazendo excelência às rotinas produtivas e ampliando a experiência do seu hóspede.

Afinal, como o tema é negligenciando por parte da concorrência, tomar ações nesse sentido pode ser um diferencial competitivo no seu negócio. Lembre-se que oferecer uma hospedagem de qualidade, com atenção a todos os detalhes, tornou-se mais importante que a própria infraestrutura que os hotéis e pousadas oferecem.

Pensando nisso, e no seu negócio, trazemos este texto sobre como aperfeiçoar a sua gestão hoteleira. Vamos lá?

Organização é fundamental

O primeiro passo é ter uma organização assertiva de todos os dados do seu hotel: financeiro, administrativo, tributário, quantidade de hóspedes, sazonalidades, inventário de tudo que possui, equipe e número de profissionais, capacidade de investimento, entre outros.

Sim, não são poucas as coisas, mas quem tem tudo organizado consegue ter uma análise espacial e global do negócio. Felizmente, há métodos simples que podem ajudá-lo a resolver grande parte ou a totalidade dos dados e indicadores do seu hotel. Falamos disso no próximo tópico.

A tecnologia é aliada da sua gestão

O mundo moderno exige expertise dos empreendedores, principalmente no setor de hotelaria e turismo. Para isso, nada mais pontual que contar com recursos tecnológicos que farão toda a diferença na administração do seu negócio, mostrando onde é possível fechar a torneira de gastos e quais investimentos podem ser aplicados.

O melhor exemplo é um sistema de gestão que integre, centralize e automatize todos os dados de maneira simples, rápida e intuitiva. Assim, o controle das informações corporativas do seu hotel, que trouxemos acima, fica apenas em um local.

Se desejar gerenciar seu hotel de forma eficiente, saiba que a tecnologia é sua aliada. Com softwares do gênero, pode-se ganhar rapidamente em produtividade, pois as operações deixam de ser manuais; e, claro, mais recursos entram (e deixam de sair) no seu empreendimento.

Dê prioridade ao cliente

Talvez o maior problema de gerenciamento de um hotel ou pousada seja em relação aos clientes. Reservas online que não funcionam, falta de controle no check-in e check-out, serviços que não atendem os anseios dos hóspedes podem ser um grande problema – principalmente quando eles avaliam mal seu negócio nos sites especializados.

Para isso, dar prioridade às demandas do cliente, da reserva até a despedida com o ‘volte sempre’, é o pilar de uma boa gerência no setor hoteleiro. Novamente, sistemas online e parcerias com os ‘peixes grandes’ do turismo, online ou físico, será um diferencial competitivo.

Entenda a nova realidade

As rotinas produtivas e gerenciais mudam constantemente. Atualmente, um hotel precisa oferecer experiências, não apenas uma cama para dormir. Assim, qualifique sua equipe para diminuir o turnover (rotatividade de funcionários), o que facilita gerenciar o hotel com pessoas capacitadas ao seu lado.

Também tenha a qualificação necessária para gerenciar um hotel. No nosso blog, por exemplo, trazemos uma série de dicas que te ajudam a se posicionar como autoridade no assunto.
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a fazer seu hotel ou pousada crescer ainda mais. Fale com um consultor.

error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição