O termo check-in é um exemplo de estrangeirismo, adotado do inglês para o português. Tem o mesmo significado da palavra original, ou seja, dar entrada, confirmar presença, abertura de conta ou estadia, registrar-se em algo ou dar início a algum procedimento. Com isso em mente, fica mais fácil entender o que é fazer check-in em hotéis, certo?A palavra check-in também é designada para “dar entrada” em uma viagem de avião. Neste procedimento, é necessário que sua bagagem e documentação sejam conferidas previamente para poder seguir viagem.

Nos atuais tempos de redes sociais a terminação é amplamente utilizada para marcar sua presença em determinado local ou evento.

No decorrer deste artigo explicaremos detalhadamente a função do check-in em hotéis e como fazê-lo da forma correta.

O que é check-in em hotéis?

Antes de iniciar uma estadia em um hotel, pousada ou hostel, é aconselhável fazer uma pré-reserva. Isso garante ao hóspede um quarto (ou chalé) quando ele chegar ao estabelecimento.

Essa prática, além de ser mais segura, geralmente colabora com um preço menor, porque ao pagar parte ou toda sua permanência no hotel, fica definido um acordo que beneficiará a ambos.

A reserva pode ser feita por telefone ou pela Internet. Atualmente também é comum que seja feita via whatsapp. Os hotéis fazem o check-in assim que o cliente se dirige à recepção e confirma sua reserva com seus dados. É solicitado um documento com foto para comprovar a identidade, bem como o voucher que comprova a reserva.

Se o cliente pedir um quarto diretamente na recepção, é denominado walk-in e, devido à urgência, os valores poderão ser maiores.

O check-in em hotéis tem um horário pré-estabelecido para iniciar. A maioria começa a partir das 14 horas.

E o early check-in, o que é?

Eis que você programa sua viagem, e como bom estrategista sai de casa mais cedo a fim de evitar congestionamento e driblar contratempos. Felizmente você pega a estrada tranquila e chega bem antes do horário do seu check-in no hotel.

Neste caso, é possível verificar na recepção se sua entrada poderá ser antecipada. O termo utilizado para tal é early check-in, que traduzido significa “dar entrada cedo”.

O que é o check-out

Fique atento para não perder a hora de partir!

O check-out é, portanto, quando você confirma sua saída no estabelecimento.

Após dias de descanso e lazer é hora de despedir-se do hotel ou pousada. Neste momento, é importante se ater aos horários ou correrá o risco de ter de pagar uma nova diária, mesmo sem poder usufruí-la ou multa devido o contratempo.

É comum o check-out acontecer ao meio dia, mas cada hotel, hostel ou pousada têm políticas próprias e podem estabelecer horários bem diversos para sair ou entrar.

Aproveitando o assunto sobre as políticas de cada hotel, sempre que possível, quando houver necessidade de alteração de seu check-out, avise o estabelecimento o quanto antes.

Caso queira permanecer mais dias terá de verificar se o seu quarto já não foi reservado para outro hóspede naquele período, é possível que o hotel ofereça outro quarto para você e sua família ou para aqueles que chegarão em breve.

Vale lembrar que em temporadas de férias de meio e fim de ano talvez você não consiga essa facilidade e tenha que buscar outro local para ficar.

No caso de insatisfação ou imprevistos, ou situações que o obrigum a abandonar o local antes da data acordada, ficará a critério do hotel devolver parte ou não de sua reserva. Portanto, é interessante que antes de reservar efetivamente se conheça o local e/ou tenha alguns pareceres de hóspedes que já utilizaram o serviço.

O que é home check-in?

Esta é uma facilidade que algumas companhias aéreas oferecem a seus clientes em conjunto com os hotéis. Este serviço pode ser feito tanto pela própria companhia como por empresas terceirizadas especializadas no setor.

Funciona da seguinte forma: um funcionário vai até sua residência ou escritório a fim de conferir sua documentação para seguir viagem. Este também será responsável por levar sua bagagem e conferir se tudo estará de acordo com o que a empresa aérea solicita.

É imprescindível que esta solicitação seja feita com no mínimo 24 horas de antecedência do voo, afinal, sua bagagem será conferida, pesada e etiquetada da mesma forma. O serviço garante apenas um privilégio para quem quer se ver livre de aborrecimentos na hora do embarque.

Da mesma forma é importante ter uma margem grande para chegar ao aeroporto, pois mil contratempos podem acarretar a perda de seu voo.

Fique atento aos horários!

Faça da sua estadia um momento de relaxamente, evitando atrasos.

No decorrer do texto percebemos a importância da pontualidade para conferir uma estadia satisfatória. O check-in em hotéis, assim como o check-out exigem pontualidade para firmar uma conveniência em que ambos os participantes, estabelecimento e cliente, sejam beneficiados.

Se perceber que irá chegar atrasado para sua primeira diária, comunique o hotel que, embora não chegue no horário combinado, você contemplará o acordo.

O mesmo serve para saídas antes do previsto. A comunicação honesta e objetiva evita estresse e desgastes desnecessários. Problemas em determinado item do quarto podem ser solucionados de forma rápida e eficaz se o diálogo for a primeira atitude.

Caso surja um imprevisto e você tenha de abandonar suas diárias mesmo elas já estando pagas, lembre-se de que o hotel se prontificou para recebê-lo aquele período e sairá no prejuízo caso conceda a todos os hóspedes a regalia de ir e vir sem estabelecer regras.

Esperamos que o conteúdo do artigo tenha ajudado a entender melhor esses termos que diariamente adotamos do inglês, mas que nem sempre sabemos exatamente o que é. Para saber mais sobre o dia a dia de um hotel, serviços e curiosidades, mantenha-se antenado em nosso blog!

Deixe seu comentário e compartilhe este texto.

Compartilhe nas redes sociais:
error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Newsletter

Preencha os campos abaixo para receber novidades em seu email.