Quando falamos em evitar desperdícios não estamos falando em apenas otimizar a utilização de insumos como alimentos e produtos de limpeza, estamos falando em como diminuir os gastos de todos os setores de seu hotel ou pousada para manter a saúde financeira do seu estabelecimento e sair de uma situação de crise ou, até mesmo, aumentar os lucros.

O ideal é que os gastos dos hotéis acompanhem a demanda necessária para manter o local funcionando em perfeitas condições, oferecendo o melhor para os hóspedes, mas sem se exceder nos gastos.

Vamos a algumas dicas para diminuir os gastos operacionais de seu hotel:

1.       Gerencie seus insumos de forma integrada

Para aumentar a eficiência na utilização dos insumos de seu hotel é necessário integrar os diversos setores com a equipe de compras. Sem uma comunicação bem estabelecida entre os setores, aumenta as chances de haver erro no processo de aquisição dos insumos, como a compra de produtos desnecessários ou não comprar o que está em falta.

Outro fator importante é estabelecer um padrão no processo de comprar. Faça um passo a passo do processo e treine sua equipe para segui-lo. Padronizar o processo melhora no controle de gastos, pois fica mais fácil de analisar e encontrar erros, além de diminuir a dependência de apenas alguns funcionários que realizam o processo habitualmente. Com um sistema padronizado todos os seus funcionários serão capazes de colaborar.

2.       Invista na sustentabilidade

Às vezes é necessário gastar um pouco a mais para economizar no futuro. É possível diminuir os gastos com energia com medidas simples, como a troca de lâmpadas antigas por novas, que sejam mais eficientes, instale sensores de movimento para evitar que elas fiquem desnecessariamente ligadas. Painéis solares já podem ser encontrados com valores acessíveis no mercado, procure uma empresa especializada na área e estude a viabilidade econômica da instalação em seu hotel.

Água captada da chuva pode ser utilizada para alguns serviços de limpeza e para cuidar do jardim. Além da diminuição dos gastos, o seu hotel tem muito a ganhar em marketing empregando práticas sustentáveis. Cada vez mais os jovens estão optando por locais que se importem com o meio-ambiente e a preservação do planeta, sendo um diferencial importante na hora de efetuar uma reserva.

3.       Utilize um software de gestão de hotelaria

A utilização de um software de gestão hoteleira é essencial para manter o seu hotel com um fluxo de funcionamento perfeito. Erros são naturais dos seres humanos e falhas na comunicação ocorrem, principalmente em momentos de grande movimentação de hóspedes, mas utilizando um software de gestão é possível minimizar estes erros. Os softwares permitem uma visualização completa do fluxo de processos, além de agilizá-los, diminuindo o tempo de comunicação entre os setores. Imagine ter um canal único de comunicação entre todos os setores de seu hotel, certamente a eficiência de sua equipe aumentará.

Essas são apenas algumas dicas de como diminuir os gastos de seu hotel e otimizar os processos para evitar desperdícios. Para saber muito mais veja os nossos outros posts no blog.

Compartilhe nas redes sociais:
error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Newsletter

Preencha os campos abaixo para receber novidades em seu email.