O futuro é verde. Essa frase ganha cada vez mais espaço em nossa sociedade e encontra eco em inúmeras vozes. O movimento pela preservação do meio ambiente e a sustentabilidade dos nossos recursos naturais é a nova tendência para os futuros negócios e os hotéis e pousadas não ficam de fora. Cada vez mais é necessário que o setor hoteleiro acompanhe as mudanças do comportamento de consumo e compra das pessoas.

Mas se engana quem acha que ser sustentável significa ter prejuízos financeiros ou ter que elevar os custos das operações de seu negócio, nada disso, ter um hotel sustentável pode reduzir, e muito, os custos de operação e ainda atrair mais clientes, que irão optar por um consumo mais sustentável em detrimento aos estabelecimentos que ainda não se adequaram aos novos tempos.

Veja algumas ações simples que você pode adotar no seu estabelecimento para começar.

1.       Economize energia

O primeiro passo é simples, mas extremamente importante, tanto para o meio ambiente quanto para a economia de seu hotel. Use lâmpadas que consumam pouca energia e com durabilidade maior, também conecte elas a sensores de movimento, evitando que elas fiquem ligadas em momentos desnecessários. Procure uma empresa especializada em energia de matrizes limpas, como a solar e eólica, existe um mito que esse tipo de fonte de energia é cara, custosa e ineficiente, mas isso não é verdade, ao longo prazo elas se mostram mais eficientes e econômicas, além de contarem com vários incentivos governamentais para a sua implementação.

2.       Economize água: 

Cada dia mais surgem notícias de seca e falta de água por todo o Brasil, neste exato momento o país está ameaçado de ter apagões devido ao baixo nível das represas. A água está se mostrando o recurso natural mais importante e preservá-la é uma obrigação de todos. Algumas ações podem ser tomadas por seu estabelecimento para cuidar melhor da água, como por exemplo sistemas de coleta de água da chuva para ser utilizada em atividades como limpeza e irrigação e equipamentos como torneiras, vasos sanitários e chuveiros com mecanismos que evitem desperdício e otimizem a utilização da água.

3.       Responsabilidade Social:

Sustentabilidade não é apenas sobre o uso de água ou a reciclagem dos resíduos, a maneira em que consumimos e a origem dos produtos são importantíssimos para um desenvolvimento sustentável. Dê preferência a produtos locais e orgânicos para a sua cozinha, evite comprar tudo industrializado e padronizado, comprando local, além de ajudar na economia da comunidade que seu hotel está estabelecido, os seus produtos serão exclusivos, o que os seus hóspedes encontraram em seu estabelecimento será único, um grande diferencial na experiência.

4.       Reciclagem: 

A separação dos resíduos é básica e fundamental, mas seus hóspedes devem ter disponíveis a fácil alcance os locais de descarte correto dos seus resíduos, fornecer aos quartos lixeiras de resíduos orgânicos e recicláveis é o primeiro passo, já a nível do hotel, separe os resíduos de acordo com seu material. Eletrônicos e o óleo de cozinha também devem ser descartados em locais específicos e especializados em sua reutilização e descarte.

5.       Adote um sistema automatizado: 

Dê adeus de vez aos papéis. Além de cortar custos com a impressão de folders e formulários, sistemas de automatização tornam seu hotel e equipe muito mais eficiente. 

Cada vez mais as pessoas estão se preocupando com os seus hábitos de consumo, procurando maneiras mais sustentáveis e optando por negócios que compartilhem de seus valores, os investidores também já perceberam que o desenvolvimento sustentável é o futuro e estão de olho nas empresas eco friendly.

As tomadas de ações sustentáveis são inevitáveis, mais cedo ou mais tarde os estabelecimentos terão que se adequar por força de lei, como já acontece em alguns lugares do mundo, nada melhor que seu hotel sair na frente da concorrência, mostrando que você realmente se importa com o futuro sustentável e um mundo melhor para as futuras gerações.

Compartilhe nas redes sociais:
error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Newsletter

Preencha os campos abaixo para receber novidades em seu email.