Realizar uma boa gestão de sua pousada é fundamental para otimizar processos e, assim, aumentar a eficiência e produtividade. Uma boa gestão é capaz de ajudar seu negócio a aumentar suas oportunidades e oferecer aos clientes uma experiência positiva.

Mas quem pensa que desenvolver essa tarefa é fácil, engana-se. Na verdade, os gerentes enfrentam uma série de desafios, uma vez que precisam lidar com diversas questões no dia a dia, como financeiras e estruturais. Também precisam atender às demandas dos hóspedes.

Tendo em vista essa realidade, elaboramos este conteúdo para apresentar alguns erros que são comuns ocorrer na gestão de uma pousada. Conhecê-los é o primeiro passo para evitá-los. Vem conferir!

Não desenvolver um planejamento financeiro eficiente

Uma boa gestão da pousada exige uma boa gestão financeira, inevitavelmente. Como qualquer outro departamento, o descuido quanto a essa área pode causar sérios prejuízos para seu negócio, como até mesmo levá-lo à falência.

Portanto, a área financeira de sua pousada deve ser estritamente controlada. Isso envolve controlar o estoque, gerenciar compras e garantir uma reserva financeira, ou seja, proteger seu negócio para que você tenha capital para investir nele continuamente.

Não investir na capacitação da equipe de trabalho

Para que funcione adequadamente, uma pousada deve contar com uma equipe de colaboradores. Desde a recepção, até o check-out, estas pessoas são a base para garantir um serviço único e de qualidade aos hóspedes.

Mesmo nas situações mais desafiadoras, seus funcionários devem tratar cada cliente com empatia e de forma única. Por isso, não investir na qualificação de sua equipe é um erro que pode trazer sérias consequências para o seu negócio.

Hoje, é importante destacar que cada vez mais os clientes esperam estabelecer um vínculo afetivo com a marca por meio de sua experiência. Isso reforça a importância de se investir na capacitação de sua equipe de trabalho.

Não levar a sério feedback dos hóspedes

A reputação dos clientes que visitam sua pousada é a melhor ferramenta para promover as transformações necessárias para o sucesso do seu negócio. Mesmo assim, muitos gestores de pousadas desprezam esses feedbacks e acabam, por conta desse comportamento, fazendo o empreendimento perca visibilidade no mercado. Esse é um erro que você não deve cometer!

Tenha isso em mente: o retorno (comentários) dos hóspedes informa quais são suas preferências e também lhe dá a oportunidade de pensar sobre melhorias em áreas que você normalmente não consideraria, em razão da correria do dia a dia.

Não contar com uma boa tecnologia de gestão

Não adotar uma tecnologia de gestão voltada para aprimorar a gestão da pousada é outro erro muito comum nesse mercado.

Nesse sentido, vale dizer que a tecnologia deve ser observada como uma solução para aprimorar a gestão de sua pousada. De uma forma geral, ela pode ajudar a realizar controles importantes no dia a dia de seu negócio, como os ligados à contabilidade, marketing, vendas online etc.

O mais importante é contar com um bom sistema de gestão hoteleira e pousadas. Para selecionar a tecnologia ideal, você deve considerar quais são as necessidades específicas do seu empreendimento.

Se você percebeu que há mais de dois erros cometidos na gestão de sua pousada entre os que destacamos neste conteúdo, então é hora de revisar o seu processo organizacional. Fique ligado!

Para ler mais outros conteúdos como este, que tal acompanhar as publicações em nosso blog? Aproveite!

error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição