As reservas diretas são aquelas que podem ser feitas diretamente no site do seu hotel, sem precisar de intermediários. Essa é uma ótima opção para diminuir os custos com comissões de sites de reservas (como Booking, Trivago, entre outros), por exemplo.
Além disso, as reservas diretas são fundamentais para garantir outras opções às pessoas que preferem realizar o processo diretamente com o hotel, seja pelos seus próprios hábitos, seja por uma questão de maior confiança no processo.
Portanto, é essencial saber como fazer a adesão a esse processo de forma adequada para poder contar com os benefícios das reservas diretas. Neste post, vou mostrar 6 formas de conseguir aumentar as requisições pelo seu site oficial. Confira!
1. Tenha um site apropriado
Para que o cliente possa realizar as reservas diretamente com o seu negócio, é necessário que o seu site esteja preparado para isso. Isso significa mais do que ter as funcionalidades técnicas necessárias, como a implementação de uma solução para esse fim. É importante também garantir que o local seja atrativo ao seu público-alvo.
Desse modo, as reservas devem estar integradas com um sistema, dentro de um site responsivo (ou seja, que abra da forma correta em todos os dispositivos móveis), que tenha um conteúdo atrativo e que conte com atrativos visuais para apresentar os diferenciais do seu hotel. Afinal, é primordial encantar o seu cliente a fim de que ele se interesse em procurar o estabelecimento.
Ademais, não ignore a questão do site responsivo. Além de ser fundamental, já que seus potenciais clientes não realizam as reservas apenas pelos computadores, o Google penaliza aqueles que não oferecem opções aos dispositivos móveis, colocando-os abaixo dos concorrentes na pesquisa orgânica.
2. Conte com um design atrativo
Como visto, seu site não pode ser apenas funcional, ele precisa ser atraente para o seu cliente. Desse modo, lembre-se que o setor hoteleiro tem apelo visual e seu negócio pode explorar esse ponto para conseguir atrair a sua atenção.
Além disso, não se esqueça que isso deve estar em consonância com um site que seja leve. Se ele demorar mais de dois segundos para carregar a página, seu potencial cliente poderá desistir e, assim, buscar um concorrente e realizar a reserva direta.
3. Otimize o conteúdo do site
Para que seu site seja encontrado nas pesquisas orgânicas e potencializar as chances de que seus clientes realizem a reserva em seu local, é necessário conseguir trabalhar com conteúdos otimizados. Isso age em consonância com as principais técnicas de SEO.
Sendo assim, é importante seguir dicas importantes, tais como:
- trabalhe palavras-chave importantes em seu site;
- otimize as técnicas de SEO;
- utilize as palavras-chave na URL do site;
- trabalhe o marketing de conteúdo em seu site;
- ofereça conteúdo educativo e de qualidade ao seu público;
- lembre-se de produzir conteúdos que engajem a sua audiência.
4. Simplifique o formulário
Quantas vezes você abandonou preenchimentos de formulários porque eles eram extensivos e estavam ocupando muito tempo? Seus clientes pensam da mesma forma. Muitos deles poderão fazer as reservas entre uma tarefa e outra e, por isso, quanto mais tempo demorar, mais chances existem de eles desistirem do processo.
Além do mais, lembre-se que cada vez mais há uma maior preocupação com o uso e coleta de dados pelas organizações, de forma que as pessoas priorizam a privacidade de suas informações. Sendo assim, filtre as questões a fim de que elas visem apenas o que realmente é necessário para conseguir garantir a vaga do seu hóspede no local.
Demais dados que possam ser relevantes, inclusive na avaliação do perfil do seu público, poderão ficar para o momento do check-in ou, até mesmo, para o formulário da pesquisa de satisfação. Portanto, tenha como prioridade garantir maior praticidade nesse momento para seu público.
5. Produza conteúdo relevante
Não adianta, por exemplo, criar um site e investir em conteúdos que não são relevantes para o seu público-alvo. Dessa forma, é importante pesquisar quais são os pontos que os interessam, o que eles querem saber sobre a região e, principalmente, ter uma estratégia para conduzi-los à realização da reserva. Para isso, é fundamental identificar os tipos de hóspedes do seu hotel.
Algumas dicas interessantes de conteúdo que também auxiliam na divulgação são:
- atrações turísticas do local;
- principais restaurantes da região;
- diferenciais do seu hotel;
- a importância dos serviços de hotelaria;
- como entreter crianças durante as viagens;
- passeios românticos a serem feitos na região;
- passeios seguros para fazer com as crianças, entre outros.
Para isso, foque no perfil de viagem do seu público e identifique o que eles querem saber e de que forma é possível atraí-los para ficarem mais tempo em seu site. Aplique essas estratégias, pensando na jornada de compra do seu hóspede.
6. Invista no pós-venda
As reservas diretas não precisam ser feitas apenas por pessoas que nunca visitaram o seu hotel. Para aumentar esse tipo de procedimento, que tal oferecer condições especiais para aqueles que acabaram de se hospedar em seu local?
Quer ver um exemplo disso? A pessoa acabou de fazer um check-out e receberá em seu e-mail, de forma automatizada, a pesquisa de satisfação para responder sobre sua experiência no local.
Esse é um importante instrumento para seu negócio avaliar se as atuais estratégias estão sendo efetivas, bem como permitir um atendimento cada vez mais personalizado para o público. Além disso, você pode aproveitar a oportunidade para enviar um código promocional de uso exclusivo em seu site. Assim, em uma próxima viagem, ele poderá optar por seu estabelecimento, justamente por conta da vantagem financeira.
Como você pôde perceber, as reservas diretas são uma boa oportunidade para que o seu hotel ou pousada consiga manter uma boa rentabilidade, diminuindo os custos com comissões de outros sites. Além do mais, essa estratégia ajuda a garantir um maior fluxo de visitas, potencializando as chances de melhorar a sua posição no ranking das pesquisas orgânicas no Google.
Por esse motivo, contar com um software especializado para realizar as reservas diretas é fundamental para poder aderir essa ferramenta em seu negócio. Com isso, torna-se possível ter formulários integrados com o sistema, realizando a reserva automaticamente e evitando problemas como o overbooking.
Para isso, conte com o hotelflow. Esse sistema é feito para que seu negócio consiga ter uma boa gestão das reservas e cresça ao longo do tempo. Portanto, acesse o site, conheça os diferenciais do sistema e tire suas dúvidas!
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