Quando se fala em um empreendimento do setor hoteleiro, a primeira coisa que vem à mente são os quartos e a estrutura do local, não é mesmo? Mas é essencial que você tenha em mente como funciona a cozinha do hotel, pois esse é um elemento central para o sucesso do seu negócio.

É importante contar com uma cozinha com todos os equipamentos e máquinas essenciais a fim de que os seus colaboradores preparem todas as refeições. Além disso, ter um chefe capacitado e competente, assim como auxiliares qualificados, é necessário para que todos os processos sejam realizados da melhor forma possível.

Quer saber o que não pode faltar na cozinha do hotel? Então continue a leitura e descubra!

Horário de funcionamento

O primeiro ponto que precisa ser definido na sua cozinha é o horário de funcionamento. É importante começar planejando as refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar. A partir disso, defina um horário específico a cada uma delas.

Porém, outra definição importante é o período da madrugada. Afinal, você irá oferecer refeições preparadas pela cozinha durante a madrugada? Tome essa decisão de acordo com o perfil de hóspedes que você recebe e a viabilidade para o seu hotel. A partir disso, estabeleça um horário de funcionamento mais preciso à cozinha.

Fornecedores e matéria-prima

Outro elemento importante para o bom funcionamento da sua cozinha é definir os seus fornecedores e a qualidade da matéria-prima utilizada. Para isso, faça uma pesquisa na região, tanto em relação à qualidade das mercadorias vendidas quanto do serviço prestado. Afinal, empresas que não são confiáveis podem ser um grande problema para o seu hotel.

A partir disso, defina um contrato com cada um deles de forma a negociar preços, quantidade de produtos fornecidos e prazos. Tenha também um plano B, ou seja, uma lista de fornecedores para casos de emergências.

Cuidados com estoque

Por falar em mercadorias, cuidar do estoque é essencial para que você garanta que sempre terá todos os ingredientes disponíveis para preparar as refeições dos seus hóspedes. Por se tratar de produtos perecíveis, evite comprar grandes quantidades de uma só vez. Além disso, faça o monitoramento com o objetivo de se certificar que não falte nada na sua cozinha.

Equipamentos e maquinários

Por fim, os seus colaboradores precisam de equipamentos e maquinários de qualidade na hora de preparar as refeições do seu hotel. É importante, por exemplo, contar com um fogão com grande quantidade de bocas para que diversos pratos sejam preparados simultaneamente. Um ou mais fornos também é uma boa ideia.

No entanto, além disso, é necessário ter bancadas de metal, vasilhames de cozinha, panelas adequadas para o preparo de cada um dos pratos e outros equipamentos, como batedeiras. Tudo isso pode fazer a diferença na hora de oferecer boas refeições aos seus hóspedes.

Entender como funciona a cozinha do hotel é um elemento central para o bom funcionamento e o sucesso de seu estabelecimento. Além das dicas apresentadas, é importante que você fique atento às exigências da vigilância sanitária e outros órgãos regulamentadores a fim de evitar problemas e se adequar ao que é exigido pela legislação.

Gostou do artigo? Então aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e propagar a informação entre os seus amigos e colegas hoteleiros!

error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição