Quando uma pessoa comum pensa na administração de um hotel, é mais provável que a imagem de camas, travesseiros, piscinas e atrações turísticas venham à mente. Afinal, é principalmente por esses motivos que pessoas buscam hotéis hoje em dia.

Porém, há outros aspectos envolvidos nesse trabalho, independentemente do porte do estabelecimento — e as tecnologias são aliadas essenciais para esse fim. Para isso, ferramentas como o Channel Manager são cada vez mais importantes.

Talvez você não conheça esse termo ou não entenda como esse recurso é aplicado em seu negócio. Não se preocupe, essa é uma dúvida bem comum. Com a maior digitalização dos meios de comunicação e mais canais para comparar hotéis por meio da internet, pode ficar bem difícil administrar todas essas portas de entrada para o seu estabelecimento.

Se você pretende trabalhar melhor a captação do público e otimizar a rentabilidade do seu hotel ao longo do tempo, então, é melhor compreender o que essa ferramenta é, o que ela faz e como você pode utilizá-la. Para isso, separamos aqui as principais informações que você vai precisar ao instalá-la em seu negócio. Acompanhe.

O que é um Channel Manager?

Traduzido livremente como “administrador de canais”, trata-se de uma ferramenta que ajuda você a administrar os anúncios de quartos e tarifas em diversos canais de divulgação. Como há cada vez mais sites de reserva disponíveis online, seria necessário atualizar cada um deles individualmente, o que consome muito tempo, abre margem para reservas com o preço incorreto e pode gerar conflitos entre diferentes meios.

O Channel Manager pode ser a solução que falta para melhorar as estratégias do seu hotel

Pense que, atualmente, há dezenas de grandes sites nos quais você pode cadastrar seu negócio. Imagine ter que administrar, manualmente, as reservas realizadas em cada um deles? As chances de erro são enormes.

Assim, uma boa opção provavelmente seria restringir os canais nos quais você realiza suas ofertas como uma forma de administrar de maneira mais tranquila e consistente as reservas promocionais disponibilizadas. Porém, essa não é uma boa ideia.

Anunciar seu hotel em um único canal também não é uma boa opção, pois você está restringindo seu público àqueles que têm preferência por apenas um site. Considerando que cada canal tem seu público cativo, o ideal é ser mais abrangente, tendo anúncios ao menos nas principais opções de site sobre de hotelaria.

O trabalho do channel manager, aqui, é ligar todas essas plataformas a uma única ferramenta de gerenciamento, a qual está ligada ao sistema de gestão da sua própria empresa. Dessa forma, quando houver alguma alteração nas tarifas, estadias ou disponibilidade de quartos, toda a informação é repassada ao mesmo tempo para todos os canais. O resultado é um processo de administração e divulgação de quartos mais consistente e rápido.

Com isso, há a redução do tempo de atualização das ofertas em todos os sites, além de permitir que o funcionário responsável pela atualização possa se dedicar a outras tarefas necessárias para o bom funcionamento do seu estabelecimento.

Os erros cometidos por falta de um controle impecável no que concerne à verificação das reservas podem gerar situações extremamente desastrosas. Quer ver um exemplo?

Pense em um casal que reservou uma suíte para sua lua de mel no hotel que você gerencia, mas por descuido de quem gerencia os canais de oferta de diárias manualmente, ocorreu uma falha e há uma situação de overbooking. Esse é o momento mais feliz do casal e aconteceu um grande transtorno que pode aborrecê-los, mesmo que se resolva rapidamente.

Com isso, a imagem da sua empresa fica consideravelmente prejudicada, de forma que eles poderão cancelar a reserva e buscar outro lugar ou até ficarem no local, mas, provavelmente, não voltarão e ainda farão reclamações em sites especializados e nos próprios portais de reservas.

Quem deve usar?

De forma geral, essa ferramenta é útil para qualquer hotel, pois atende a uma necessidade administrativa presente em qualquer porte. Mesmo os menores estabelecimentos podem receber bastante procura por parte de seu público-alvo se tiverem uma campanha consistente online e presença em diversos sites de reserva. Porém, como já mencionamos, é difícil administrar todos esses canais individualmente e mantê-los em sintonia.

Se você tem um hotel excepcionalmente pequeno e atende a um público muito restrito, pode até ser possível administrar uma quantidade menor de canais por conta própria.

Porém, a partir do momento que você precisa combinar esses anúncios com campanhas online para promover seu negócio, terá que investir em uma ferramenta que auxilie esse processo, especialmente se pretende elevar a qualidade do seu negócio.

Além disso, por aumentar a complexidade do anúncio, os riscos de erros, mesmo que pequenos, tendem a surgir. Por isso, mesmo que o seu estabelecimento seja uma pousada pequena, se você trabalha com campanhas online, não pode deixar de utilizar o channel manager em seu negócio.

Como funciona e como vai me ajudar?

O funcionamento do channel manager é bem simples, similar a outros sistemas de gestão que você provavelmente já usa dentro do seu negócio. Ele atua com um servidor central, captando e retransmitindo dados de outras fontes para o seu sistema. Dessa forma, todos os dados de diferentes canais ficam exibidos no mesmo programa, permitindo alterações simultâneas.

Para que você entenda melhor a importância desse sistema, listamos aqui algumas das vantagens que ele pode trazer para o seu trabalho de administração do hotel e para sua lucratividade. Acompanhe abaixo.

Centralização da administração de canais

Como já mencionamos algumas vezes até agora, a principal dificuldade envolvida na administração de anúncios em múltiplos sites de reserva é manter a sincronia entre todos eles.

Quando você faz uma mudança de preço ou disponibiliza um novo quarto, o ideal é que todos os anúncios sejam imediatamente atualizados. Caso contrário, você pode ter problemas com seus clientes.

Imagine, por exemplo, que você corrija os valores para mais alto devido às mudanças na tabela. Porém, o cliente encontrou a tarifa ainda no valor antigo em um dos portais e realizou a reserva. Não importa se a tabela interna já estava em vigor, vale o que estava registrado no site e o hotel tem que arcar com esse prejuízo.

Para evitar que essa tarefa consuma mais tempo e energia do que o necessário, o ideal é utilizar um sistema que centralize essas alterações, fazendo com que todas as informações correspondam à mesma fonte. Dessa forma, qualquer alteração dentro do sistema principal também gera as mesmas alterações nos canais correspondentes.

É exatamente isso que o channel manager faz: com um clique, o próprio sistema realiza a alteração em todos os sites nos quais o seu estabelecimento esteja registrado imediatamente, diminuindo as chances de um problema dessa natureza.

Integração com outras ferramentas de gestão

Outra vantagem do channel manager é que, com a maior conectividade do sistema por meio da internet, é possível integrá-lo a outros softwares de gestão que já estejam ativos na sua empresa, como o Customer Relationship Management e o Resource Planning.

Essas outras ferramentas também facilitam o trabalho de administração da empresa como um todo e podem aproveitar as informações coletadas desses canais, assim como fornecer dados úteis.

Esse tipo de integração pode exigir uma estrutura tecnológica um pouco mais sofisticada, dependendo da forma como esses sistemas atuam em sua empresa. Se você segue o modelo SaaS (Software as a Service), provavelmente o trabalho será mais simples, pois as empresas provedoras é que darão conta de interligar os dados.

Porém, se você tem um servidor próprio, é importante observar a disponibilidade dele e a conexão permanente com a internet, caso contrário, você corre riscos reais de overbooking causados por atrasos de atualização.

Atualização rápida e eficiente das informações

O processo de atualização dos preços de quartos, disponibilidade e período de reserva em um site pode ser bem mais lento do que você imagina.

Em primeiro lugar, inserir essas informações manualmente envolve uma confirmação constante dos dados, pois eles podem ser alterados durante o processo. Enquanto você faz a alteração no segundo site, o primeiro já recebe uma reserva e você terá que retrabalhar tudo logo em seguida. Um claro desperdício de tempo e energia.

O trabalho do channel manager, aqui, será justamente acelerar esse processo, tornando-o mais eficiente. Com ele, você poderá distribuir essas informações com apenas uma ação, minimizando o custo de tempo dessa atualização.

Além disso, você também evitará o conflito entre diferentes canais, campanhas e anúncios ao longo do tempo. Se você levar em conta as outras tarefas com as quais precisa lidar ao longo do dia, investir em um software que libere seu tempo certamente será bem rentável.

Tomar mais cuidado com o Overbooking

Você provavelmente já está familiarizado com o termo “overbooking”. De forma bem simples, ele se refere à prática de vender um produto ou serviço em quantidade maior do que a empresa é capaz de suprir. Naturalmente, isso pode levar a diversos problemas no setor de hotelaria, especialmente em altas temporadas de turismo.

Imagine que o seu hotel tem 30 quartos, mas, devido a um conflito de informação entre dois ou mais canais de anúncio e reserva, você fecha reserva para 32 estadias no mesmo período.

A menos que 2 ou mais pessoas desistam da viagem, você terá que arcar com o prejuízo de todas as reservas que não puder atender, ressarcindo os clientes e, em alguns casos, pagando um valor extra pelo serviço mal prestado.

Imagine quando esse tipo de problema ocorre em momentos importantes para seu cliente, como aniversários, lua de mel, viagens de família, entre outros? Mesmo que o caso seja resolvido, como a alocação em outro estabelecimento, a decepção pode trazer consequências severas.

Lembre-se que, com as redes sociais, uma reclamação pode tomar grandes proporções. Um cliente insatisfeito pode prejudicar consideravelmente a imagem do seu negócio hoteleiro. Por isso, é fundamental evitar ao máximo os problemas dessa natureza.

Com esse sistema para evitar os conflitos de informação, você também pode evitar que ocorra um overbooking em seu hotel.

Claro, é possível usar essa prática a seu favor, desde que ela esteja dentro do contrato. Por exemplo, quando você exceder seu limite de vagas, mas ainda tiver demanda, pode colocar um cliente em uma fila. Se alguém desistir da viagem e o quarto disponibilizado atender às demandas, ele será notificado.

Porém, é extremamente necessário que seu cliente esteja consciente de que ele está em uma lista de espera, para que ele não vá até o local e, ao chegar, descubra que não há vagas para ele, o que pode acarretar até mesmo em ações judiciais contra seu hotel.

Publicidade mais consistente para seu hotel

Os anúncios em sites de reserva não servem apenas para consulta por parte dos clientes. Eles também são uma forma de captar a atenção do grande público e divulgar uma imagem positiva para seu estabelecimento, seja por meio das avaliações positivas, da faixa de preço, da relação entre custo e benefício ou outros métodos. Sem falar que, em uma campanha, você utilizará outros canais para auxiliar no fechamento de negócios.

Dessa forma, a capacidade de integração do channel manager também será aplicável. Quando você realizar uma campanha em larga escala, que envolva sites de reserva e outros canais de anúncio, será importante atualizar rapidamente os valores caso haja qualquer mudança. Com o auxílio dessa ferramenta, essa tarefa será mais simples e prática.

Otimização do trabalho no dia a dia

Sem esse recurso, você teria que fazer as atualizações de cada canal manualmente. Se você anuncia em quatro sites de reserva e precisa de 15 minutos para concluir o processo em cada um, você já terá perdido uma hora de trabalho do seu dia. Isso sem considerar que haja qualquer complicação no processo devido à falta de sincronia.

Atualmente, é possível cadastrar seu estabelecimento em dezenas ou, até mesmo, centenas de sites de reservas. Imagine, então, fazer todas as atualizações manualmente? Impossível, não é mesmo?

Fazer com que todos os canais — e mais outros que sejam adicionados no futuro — exijam apenas 15 minutos vai contribuir bastante para sua rotina. Com esse tempo extra, você pode pensar em campanhas mais elaboradas e ações que contribuam para a rentabilidade do seu hotel de forma mais significativa.

Com essas informações, você já deve entender a importância do channel manager para melhorar as vendas em seu hotel. Você também pode integrá-lo ao seu sistema hotelflow, que gerencia hotéis e pousadas de pequeno porte com praticidade e facilidade.

Entre em contato com a nossa equipe para consultar os sistemas de Channel Manager que são compatíveis com o hotelflow! Converse com um de nossos atendentes e tire suas dúvidas sobre o tema!

error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição