Com o uso da internet para praticamente todos os assuntos, não poderia ser diferente com o setor de hotelaria. Um estabelecimento precisa ter sua presença no mundo digital em sites de reserva, para ser encontrado mais facilmente por possíveis clientes.

Isso ainda se torna mais imprescindível quando se constata que grande parte dos viajantes compra passagem, faz reservas e planeja todos os itens relacionados a uma viagem de forma remota.

Assim, usar a internet para anunciar quartos, facilidades e o estabelecimento de uma forma geral se tornou uma ferramenta importante na divulgação do negócio e conquista de hóspedes. Escolher um bom local para essa ação é o primeiro e um dos mais consideráveis passos nessa estratégia digital.

A seguir, você vai saber quais são os melhores sites de reserva para anunciar o seu hotel. Dessa forma, você não precisará começar esse trabalho do zero e descobrir onde é mais compensador fazer essa divulgação.

Os melhores sites de reserva para anunciar o seu hotel

Os sites de reserva geralmente oferecem muita comodidade, com a escolha da hospedagem e outros detalhes da viagem feitos através de um dispositivo móvel, em qualquer lugar. Foto: Free-Photos

Alguns desses sites são bastante conhecidos e é possível vê-los na TV através de anúncios. Esse, naturalmente, pode ser um ponto bastante positivo.

Mesmo os que não contam com presença em rede nacional são fáceis de encontrar através de uma simples busca na internet. Logo, todos os endereços relacionados a seguir são muito bons para quem deseja anunciar quartos de hotel.

Booking.com

Este é um dos maiores e mais famosos sites através do qual se pode anunciar e fazer reservas de acomodações em geral. A empresa que o administra é holandesa e tem milhões de acessos diários.

Ao entrar no site e escolher a vaga que interessa, o cliente faz tudo na própria plataforma, sem dores de cabeça. Suas dúvidas em relação a um local de hospedagem são sanadas por meio de um ranking feito pelos próprios hóspedes. Afinal, ninguém melhor do que pessoas que já estiveram no local para relatar as próprias experiências. Novos visitantes podem se sentir motivados diante de avaliações positivas.

Uma pesquisa encomendada pelo site de viagens Melhores Destinos revelou que o site de reservas é considerado o melhor para mais de 60% dos participantes. Eles levaram em consideração a facilidade de pesquisa e reserva de quartos.

Além disso, o ranqueamento, além das avaliações dos próprios hóspedes e fotos publicadas por eles, ajuda a escolher a melhor opção de hospedagem para um determinado perfil de viajante. A faixa de preços também foi apontada como um fator positivo para os membros da pesquisa.

Expedia

O site de reservas é norte-americano e, assim como o Booking.com, tem um bom fluxo de visitas. Tem a sua versão brasileira desde 2012 e já está estabelecido em dezenas de países.

O turista pode fazer reservas para quase 200 mil hotéis ao redor do mundo – aproximadamente 10% desse número está no Brasil. Ainda oferece passagens aéreas, o que é um atrativo interessante para quem planeja sua viagem.

Ainda dispõe pacotes de viagem e aluguel de veículos.

De acordo com fóruns de viajantes na internet, o site é bastante confiável e seus serviços são de alta qualidade. Associar seu empreendimento com sites como este é positivo e ajuda a trazer mais hóspedes, principalmente em datas especiais e de maior movimento.

Decolar.com

É um dos sites de reservas mais tradicionais, pois está no mercado desde 1999, quando o e-commerce ainda dava seus primeiros passos. Sua sede é em Miami, mas foi criado por uma equipe de argentinos, com o nome Despegar, e em menos de uma década já estava estabelecido em praticamente toda a América Latina.

O mercado brasileiro é o mais forte e responde por quase 60% do faturamento total, que tem uma estimativa de mais de 400 milhões de dólares por ano.

As plataformas podem até ajudar a decidir o destino dos viajantes mais indecisos. E um dos fatores que ajudam a defini-lo é uma boa divulgação dos locais de hospedagem. Foto: Juampi 69

Oferece passagens aéreas, pacotes de turismo e reservas de hospedagem ao redor do mundo. Com isso, o cliente pode resolver os principais aspectos de sua viagem em um único local, o que é um fator interessante para quem busca aumentar o seu público.

Em algumas regiões do Brasil, como a Sul, o Decolar.com se mostra um site de reservas bastante forte, por ser conhecido nos países vizinhos. Como essa área recebe muitos turistas da Argentina e Uruguai, anunciar o hotel na plataforma pode ser a garantia de ótimos negócios.

Trivago

Seu trabalho é diferente dos sites de reserva anteriores, mas também não deixa de ser interessante. A plataforma realiza buscas dos melhores preços em todos os locais que oferecem hospedagem on-line.

Para o seu hotel, essa também pode ser uma boa alternativa para alavancar o número de clientes e, consequentemente, o faturamento. O Trivago costuma ser ainda mais eficiente quando o estabelecimento tem um sistema de vendas próprio.

TripAdvisor

Em estrutura, é considerado o maior site de avaliações dos mais variados locais de hospedagem em todo o mundo. Milhares de hotéis, pousadas e hostels constam em seus dados, desenvolvidos a partir dos conceitos dados pelas pessoas que passam por esses lugares.

Além de uma espécie de nota, os clientes podem relatar em texto suas experiências de hospedagem.

Atualmente, esses dados têm uma boa credibilidade e muitos turistas os procuram antes de escolher quaisquer detalhes de sua viagem.

Kayak

Através deste site, é possível pesquisar centenas de outras plataformas que oferecem ofertas de hospedagens. Conta com um filtro de busca e um sistema que permite verificar mais de 1 milhão de hotéis, pousadas e hostels ao redor do mundo.

O viajante pode criar um alerta de preço que esteja de acordo com suas necessidades. Quando há um preço que alcance o valor estabelecido, ele recebe um aviso em seu e-mail.

Dessa maneira, a economia pode chegar a 35% com as despesas, o que atrai turistas de todos os perfis.

Ainda é possível pesquisar voos, aluguéis de carros e pacotes variados.

Submarino Viagens

As plataformas sempre contam com fotos dos hotéis, para que o viajante tenha a experiência de se sentir no local. Foto: Pexels

O tradicional site de compras, com o seu sucesso, passou também a comercializar itens relacionados a viagens. Além de hotéis, hostels e pousadas, também tem a opção de resorts.

Também dá sugestões de carros, passeios, cruzeiros e pacotes de viagem, além de passagens aéreas.

Os destinos são muitos, tanto no Brasil quanto no exterior. Sendo assim, ter o seu estabelecimento cadastrado na plataforma é contar com uma chance de ouro em sua divulgação.

Ainda se pode aproveitar cupons de desconto, algo que sempre atrai clientes, independentemente do setor da economia.

Hotéis.com

Exclusivo para hotéis, é um site de reservas que também oferece a possibilidade de inserir cupons de desconto. Logo na página principal, há um link por onde se cadastra o estabelecimento e são obtidas todas as informações acerca da parceria.

Também se pode verificar os principais destinos em links rápidos e fáceis de serem encontrados, sem contar as promoções especiais, que também ficam a um clique do cliente.

Hotel Urbano

Assim como outros já mencionados no decorrer do texto, esta plataforma fornece o serviço completo em relação ao transporte e hospedagem. Dessa maneira, é também muito procurado por pessoas que desejam facilidade e bons preços.

Diferentemente dos sites de reserva anteriores, o Hotel Urbano é tipicamente brasileiro. Seu crescimento foi meteórico nos últimos anos, com um faturamento que chegou a aumentar cinco vezes em dois anos.

Foi uma credibilidade adquirida muito rapidamente e esse fator é mais um motivo para que donos de hotéis, pousadas e hostels tenham uma atenção especial a essa forma de divulgação.

Vale destacar que grande parte das plataformas mencionadas até aqui tem aplicativo próprio, o que amplia as chances de acesso.

Os OTAs (abreviação de Online Travel Agency), como são chamados os sites de reservas em inglês, são excelentes formas de divulgação de locais de hospedagem, como você pôde comprovar. No entanto, outras maneiras podem ser consideradas, como ter um site próprio. O próximo tópico será dedicado a isso.

Site próprio

A principal vantagem de se ter um site próprio é oferecer aos clientes a chance de fazer a reserva diretamente, sem a necessidade de intermediários e, obviamente, o pagamento de comissões.

Porém, esse trabalho pode ser feito simultaneamente, uma vez que a presença digital do estabelecimento precisa ser construída e, quando ainda não é forte, estar em portais conhecidos é um excelente instrumento de divulgação, inclusive do site próprio.

Para se ter um trabalho eficiente, não basta apenas criar um site bonito e no qual seja possível fazer reservas. É fundamental, também, que o endereço seja responsivo, ou seja, adaptável para dispositivos móveis, como celulares e tablets. Esses, inclusive, são até mais usados do que os computadores e notebooks na busca de um pacote de viagens.

Ter um blog que dê dicas de passeios e viagens ajuda muito no aumento de visitas ao seu site e no respeito que os clientes terão pelo seu hotel, pousada ou hostel. Isso ocorre porque o público o considerará um especialista no assunto.

Um passo além e que pode dar muito certo é ter um aplicativo próprio, além de um site. Esse projeto deve ser bem planejado. Sua concretização deve acontecer apenas se o empreendimento já tiver um histórico de fazer reservas online e esclarecer todas as dúvidas necessárias através de site próprio.

Aliado a isso, é importante fazer um trabalho de divulgação em sites de busca e redes sociais. Ter uma fan page no Facebook e um perfil no Instagram, com fotos bonitas e bem produzidas, fazem com que o público tenha vontade de conhecer o seu espaço.

O Google, através de seus anúncios, também é imprescindível para que seu site, aplicativo e redes sociais tenham mais acessos.

As redes sociais podem ter um papel importante na divulgação de um hotel, ao lado de um site próprio e com conteúdo exclusivo. Foto: Anna

Um outro recurso que tem sido descoberto e ajudado muito na difusão de suas informações é um canal no YouTube. Apresentar vídeos que mostram o hotel ou a cidade ou região no qual ele se localiza dá ao público uma experiência mais real de como seria a sua viagem.

Todos os sites que você viu até aqui têm relevância internacional, em alguns países ou em dezenas deles. Entretanto, ter um canal de divulgação que valorize a sua região também pode ser uma boa alternativa para anunciar o seu local de hospedagem. Alguns sites também podem fazer reservas e garantir mais hóspedes em feriados prolongados e períodos de férias.

Lembre-se que, para se ter sucesso nessa jornada e sempre ter o máximo possível de acomodações ocupadas, é necessário conhecer os diferenciais de seu empreendimento. Quais são seus pontos fortes? O que ele possui de diferente e positivo em relação à concorrência?

Listar eventos especiais, como festas de final de ano e Carnaval, por exemplo, é um atrativo e ajuda o visitante a se situar na data e no local da viagem.

Ter informações atualizadas, como telefone, endereço, e-mail e redes sociais, por exemplo, é fundamental. Manter disponível o WhatsApp também pode ser interessante, pois, como empreendedor da área, você lida com pessoas de outras localidades, que muitas vezes não estão dispostas a pagar uma ligação interurbana.

As promoções também devem ser planejadas e concebidas de maneira que ambas as partes possam obter vantagens – o hotel e o hóspede. Verifique como cada site de reserva trabalha nesse sentido antes de cadastrar o seu hotel.

Você conheceu diversas plataformas através das quais se pode vender hospedagens através da internet. Também viu as vantagens de se ter um site próprio, investir em divulgação na internet e quando se pode ter um aplicativo próprio.

Para ter mais dicas de empreendedorismo no setor hoteleiro, confira os textos já publicados no site e acesse os artigos novos, com informações exclusivas e atualizadas. Entre em contato para saber mais sobre administração hoteleira.

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição