Com o fim de 2020, é impossível não projetar como será o próximo ano e, por que não, sonhar que ele seja melhor. Mas o que esperar de 2021 para o setor hoteleiro? A resposta é muito difícil, muitas coisas podem acontecer no próximo ano, mas, a partir de algumas análises, podemos pressupor possíveis cenários que 2021 nos trará e planejar melhor as estratégias de seu hotel.

Pandemia: Infelizmente, o Brasil ainda não tem uma data certa para começar a campanha de vacinação contra a Covid-19 em escala nacional. O Governo Federal, até o momento, comprou apenas 1 vacina, fabricada pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, mas houve um erro na 3° fase de teste e a aprovação da vacina ainda é incerta. Já a vacina CoronaVac, comprada apenas pelo Governo de São Paulo, ainda não foi liberada pela Anvisa. Independentemente do começo da vacinação, uma coisa já temos certeza, não terão vacinas suficientes e nem tempo hábil para vacinar o número necessário para controlar o vírus em 2021. 

Então, no melhor dos cenários, com a vacinação começando ainda no verão, ainda devemos contar com restrições de circulação durante todo o ano que vem, mas também podemos esperar que elas sejam mais brandas que as atuais. É improvável que a vacinação não comece em 2021, porém o início da vacinação não significa que a pandemia não possa piorar nos próximos meses, o Brasil está claramente passando por uma 2° onda de casos e novas mutações mais transmissíveis estão surgindo.
Tudo pode piorar muito antes de melhorar.

Turismo: As pessoas estão voltando a fazer turismo no Brasil. Desde outubro, o número de pesquisas sobre hotéis no Google não para de crescer, já está quase no mesmo patamar que em épocas antes da pandemia. Em 2021 podemos esperar um crescimento de reservas em relação a 2020, mas ainda não comparado ao pré-pandemia. Aposte mais no turismo regional, principalmente se seu hotel estiver no interior, as pessoas estão procurando cada vez mais hotéis e pousadas em regiões rurais ou em cidades pequenas, onde o contágio da Covid-19 está relativamente controlada.

Espera-se que o setor aéreo tenha um 2021 melhor que em 2020. Viagens internacionais continuarão em baixa, principalmente por causa das restrições de viagens que os outros países estão impondo ao Brasil. Dentro do âmbito nacional as viagens a lazer devem aumentar, mas também depende bastante do andamento da campanha de vacinação.

Prognóstico: Em geral, 2021 tem tudo para ser melhor que este ano para o setor hoteleiro. Os hotéis e pousadas do interior serão os primeiros a se recuperarem, com as viagens regionais em alta. Com o começo da campanha de vacinação, e o grupo de risco imunizado, a tendência é que os brasileiros sintam-se mais confortáveis e seguros para viajar e ansiosos para tirar umas férias depois de meses de isolamento e restrições. Apesar da melhora em relação a 2020, não espere que 2021 seja apenas flores, a pandemia continuará existindo e medidas sanitárias ainda serão obrigatórias durante o ano todo, inclusive a redução da lotação dos hotéis.   

Nesse momento, é importante que você se prepare, se organize, estude o mercado e elabore estratégias e para auxiliar na melhora do desempenho de seu hotel ou pousada você pode contar com um software de gerenciamento de hotéis, para automatizar os processos, diminuir os erros e aumentar a eficiência.Para saber mais, acesse o nosso site!

Compartilhe nas redes sociais:
error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Newsletter

Preencha os campos abaixo para receber novidades em seu email.