O marketing digital já deixou de ser uma tendência para virar a realidade do mercado. Todos os negócios e empresas, que desejam estar em uma boa colocação entre a concorrência, precisam desenvolver suas estratégias online de publicidade, principalmente a indústria hoteleira, que realiza a maior parte de suas vendas via internet.

Dados divulgados pelo Google mostram que 70% das pessoas planejam suas viagens inteiramente pela internet e mais de 90% pesquisam suas acomodações na internet, mesmo que façam as reservas em agências de viagem. Estes dados são a prova que todo estabelecimento de hospedagens precisa ter uma presença digital forte, com uma estratégia de marketing bem definida e elaborada, contemplando objetivos de curto, médio e longo prazo para transformar seu hotel ou pousada em uma referência na região.

O primeiro passo é começar pelo dever de casa. É muito mais fácil “vender” um produto de qualidade do que tentar enganar os consumidores. Invista na qualidade de seu hotel, que não significa necessariamente coisas caras, mas coisas como: higiene impecável, acomodações confortáveis, equipe bem treinada e atenciosa. Essas qualidades fazem toda diferença, independente da faixa de preço do estabelecimento.

Tenha em mente seus propósitos e objetivos. Para entender melhor o seu hotel é preciso entender melhor quem é o seu público! Para isso, é necessário estabelecer sua persona, que é o perfil ideal de hóspede de seu hotel, sabendo com quem exatamente você está falando ajuda a traçar suas estratégias e objetivos de forma mais eficiente.

Com um produto de qualidade e sabendo para quem vender, é hora de colocar algumas ações do marketing digital em prática.

  1. Invista em suas redes sociais:

As redes sociais são o novo cartão de visita dos negócios. É nela que as pessoas vão conhecer melhor os hotéis ou pousadas que ficarão hospedados, por isso é essencial manter suas páginas sempre atualizadas e ter uma identidade visual definida e, principalmente, bem feita. Não economize na hora do design, artes mal feitas passam uma péssima imagem, tiram a autoridade e passam a sensação de pouco profissionalismo. 

A maior parte da população brasileira utiliza diariamente alguma rede social, utilize suas páginas para estabelecer uma relação mais próxima com sua comunidade e aposte nas nelas. Faça posts interativos, como enquetes e espaços para perguntas. Crie hashtags fixas para o seu hotel e incentive os seus hóspedes a usá-las e marcarem os perfis oficiais do hotel em suas publicações.

  1. Utilize o Marketing de Conteúdo 

O marketing de conteúdo não é aquele focado apenas na venda de produtos ou serviços, ele está focado em oferecer conteúdos relevantes para os consumidores, conteúdos que auxiliam as pessoas a decidirem melhor durante o processo de compra. O marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para criar autoridade e estabelecer o nome de seu hotel no mercado. 

Os hotéis possuem uma vasta gama de conteúdos para explorar em suas redes sociais e blog. Mostre tudo que seu hotel tem a oferecer para os hóspedes, dê dicas do que fazer em sua cidade, restaurantes, passeios, eventos e por aí vaí, como por exemplo: “5 melhores restaurantes no centro de São Paulo”. Esse tipo de conteúdo cativa a atenção e desperta a curiosidade das pessoas. 

  1. Crie seu site e blog:

Engana-se quem acha que sites e blogs não são mais importantes, eles continuam importantíssimos para qualquer negócio online. Invista em um site bem feito, que seja responsivo, ou seja, adaptável para vários tamanhos de tela, visto que muitos usuários utilizam smartphones para acessar os sites. 

No seu site próprio você pode colocar todas as informações que julgar necessárias e da forma que quiser, os sites são muito mais adaptáveis do que as redes sociais, que possuem um formato de postagem fixo. Explore as potencialidades que o site oferece, criando um ambiente ideal para converter visitantes em reservas para seu hotel 

O blog é um aliado perfeito para suas redes sociais. Produza os conteúdos tendo em mente a combinação dos dois. Com conteúdos mais breves e chamativos nas redes sociais, que ajudam a despertar a curiosidade das pessoas, fazendo-as ir até o seu blog para ter acesso a um conteúdo mais completo e, por consequência, conhecer melhor seu hotel.

Essas são algumas dicas básicas para começar a implementar o marketing digital em seu hotel ou pousada e aumentar suas reservas. Com elas, provavelmente, já será possível ver resultados positivos, mas para alcançar o potencial máximo de seu hotel ou pousada, não esqueça também de investir em um bom sistema de gestão, assim, você terá em mãos uma boa ferramenta para te auxiliar com a organização das reservas e dos hóspedes, de modo a aumentar a qualidade do atendimento ao cliente.

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