Devido à ampliação do advento da era digital, os hábitos de consumo mudaram. O que antes era adquirido através do mundo físico, hoje passou a ser por meio do formato virtual. Essa cultura não só se manifestou através da compra de produtos, como também através da contratação de serviços.

Dentre os modelos de negócio que precisaram se adaptar à era digital para atender às novas demandas do público, está a rede hoteleira que, no momento, se encontra inserida e estabelecida no cenário digital.

Atualmente, já é comum e possível realizar reservas, pagamentos, cancelamentos e, até mesmo, avaliar a sua experiência ou pesquisar sobre a opinião de outras pessoas. Sem dúvidas, a internet gerou mais praticidade e otimização de tempo para os clientes, bem como para as empresas.

Dito isso, você deve estar se perguntando como o Airbnb pode impactar o seu negócio, considerando que a internet oferece variados benefícios e ampliação de serviços.

Como o Airbnb pode impactar o seu hotel?

Antes de tudo, é importante frisar que o Airbnb pode gerar impactos negativos, como também positivos, tendo em vista que a plataforma oferece uma série de recursos para que as empresas hoteleiras disponibilizem os seus serviços, divulguem os seus negócios, modernizem os seus posicionamentos e ampliem o alcance de clientes.

O ponto é: além da possibilidade de experiência em um hotel, o Airbnb oferece espaço para proprietários de ambientes residenciais. Inclusive, foi dessa forma que foi fundado. Nesse caso, as opções de experiências passam a ser diversas e as faixas de preço também, o que consequentemente aumenta a concorrência.

Como usar o Airbnb a meu favor?

É importante dizer que a decisão do Airbnb em dividir o espaço entre diferentes opções de hospedagem não é à toa. Se a plataforma oferece essa opção de serviço, é porque há demanda. Sendo assim, apesar de estar compartilhando o mesmo espaço que a concorrência, o seu hotel tem grandes chances de captar clientes através deste meio.

O ideal é que a sua empresa tenha um site próprio e um bom posicionamento e engajamento nas redes sociais. Ter o próprio espaço continua sendo fundamental, pois esse é o seu cartão de visita e local onde os clientes vão te procurar após serem direcionados pelo Airbnb, se caso não localizarem a sua empresa por outras formas de busca.

Portanto, investir no Airbnb implica em ampliar o acesso a clientes e meios dos mesmos encontrarem o seu hotel na internet. Dedicar um tempo a criação de descrições convidativas, boas fotos e vídeos pode ser um bom atrativo e uma forma de destaque para chamar a atenção de potenciais clientes.

Lembre-se: a concorrência sempre existiu, mesmo antes da chegada e do crescimento da internet. O Airbnb pode ser sim um ponto negativo para o seu negócio, já que apresenta outros tipos de hospedagem, que podem divergir da proposta dos hotéis, mas, no final das contas, quem vai definir se a plataforma vai ser mais boa do que ruim, é você!

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