Logo que o serviço do Pix foi liberado para uso da população, se tornou o principal assunto das manchetes e foi recebido com muito entusiasmo. O novo sistema de transações financeiras, promovido pelo Banco Central, chamado de Pagamento Instantâneo, ou simplesmente Pix, permite que pessoas transfiram de forma instantânea qualquer quantia de dinheiro que estejam em suas contas para outra pessoa e, o melhor, sem pagar qualquer taxa, mesmo que a operação seja feita entre bancos diferentes.

O Pix veio para revolucionar e os hotéis têm muito a ganhar com essa novidade. Veja a seguir os principais motivos de usar o Pix em seu hotel:

  1. Pagamentos a qualquer hora:  

Transferências tradicionais demoram muito para serem realizadas pelos bancos. Na maioria dos casos, o pagamento só é depositado no próximo dia útil após a transferência, se você precisa receber ou transferir qualquer quantia após às 17 horas de uma sexta-feira, paciência. Já, com o Pix, qualquer transferência demora não mais de 10 segundos para ser efetuada, não importa o dia ou o horário.

  1. Corte de tarifas: 

As transferências pelo Pix são gratuitas apenas para pessoas físicas, então esteja ciente que seu hotel pagará uma taxa ao Banco Central para utilizar a ferramenta. A taxa estipulada pelo próprio Banco Central é de R$ 0,01 a cada 10 transferências, mas as taxas podem variar dependendo do banco utilizado. Já os seus hóspedes não pagarão taxa alguma ao fazer a transferência.

  1. Praticidade para pagamento internos: 

O corte de tarifas também ocorre nos pagamentos internos de seu hotel. Imagine quantas taxas bancárias seu hotel pode cortar fazendo os seus pagamentos direto pelo Pix. Além da praticidade que é usar a ferramenta, imagine que você precisou chamar um fornecedor de última hora e precisa pagar pelo serviço de imediato, é só fazer a transferência pelo Pix e pronto, sem complicações!

  1. Pague menos taxas de cartão de crédito:

 O brasileiro já é muito acostumado a pagar tudo com cartão por várias razões, é mais seguro que andar com grandes quantias de dinheiro, rápido, fácil de manter o controle e ainda conta com o parcelamento, mas o uso dos cartões nem de perto é a melhor forma de pagamento para quem está recebendo, por causa das taxas que precisam ser pagas. Com o Pix muitas dessas taxas podem ser cortadas, incentive os seus hóspedes a largarem o cartão de crédito e aumente seu faturamento cortando as taxas das operadoras de cartão. Uma ideia é dar um desconto dentro do valor que você já pagaria de taxa.

  1. Maior controle financeiro: 

Utilizando o Pix como principal meio de pagamento, seu hotel não precisará ter conta em diversos bancos ou diversas máquinas de cartão de crédito, a maioria dos seus pagamentos serão centralizados em apenas uma conta. Outra vantagem é a maior facilidade de fazer o fluxo de caixa, principalmente nos finais de semana, já que os pagamentos serão todos debitados instantaneamente. Aquela história, que pode causar confusão, de um hóspede pagar na sexta e você só receber na segunda ficou no passado.

Já está óbvio que o Pix veio para ficar, não demorou quase nada para os brasileiros se adaptarem à nova tecnologia e começarem a usar no dia a dia. Com certeza, é o futuro dos pagamentos e, como vimos, têm inúmeras vantagens, tanto para quem paga quanto para quem recebe. Se sua empresa ainda não está usando o Pix é melhor começar agora.

Compartilhe nas redes sociais:
error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Newsletter

Preencha os campos abaixo para receber novidades em seu email.