Quando você faz a divulgação dos seus quartos de hotel, é importante ressaltar suas maiores qualidades. Isso contribui tanto para atrair a atenção dos clientes quanto para que eles façam a escolha certa na hora de viajar. E, para ajudar seus visitantes nesse ponto, você também deve saber como fazer a classificação correta dos quartos, de acordo com suas características.

Saiba como classificar os quartos do seu hotel

Essa classificação é muito útil para quem está visitando a página do seu hotel, por exemplo. Ela ajuda a encontrar as os quartos com características mais importantes para os hóspedes, aumentando suas chances de ser escolhido. Em geral, quando faltam informações, os potenciais clientes tendem a se afastar.

Se você quer aprender como classificar seus quartos de hotel adequadamente, acompanhe.

Como classificar os quartos do seu hotel

Em geral, há diversas características que precisam ser levadas em conta na hora de classificar a hospedagem. Isso abrange não apenas o quarto, mas também os serviços complementares que vêm agregados. Em relação aos quartos, há três classificações principais:

Standard

É o modelo mais simples, que fornece os serviços básicos do hotel: um espaço confortável para passar a noite, camas limpas e banheiro equipado. É o quarto ideal para hóspedes que querem economizar ou só precisam de um lugar para dormir, sem muitos luxos ou mordomias. Dependendo do tipo de público que o seu hotel recebe, esta pode ser a opção de maior destaque.

Master ou executivos

Para os clientes que buscam quartos de hotel equipados com mais algumas regalias, como um frigobar, mais espaço interno e melhor localização, a classificação “executivo”, tende a ser a mais atrativa. Este é um meio termo entre um quarto de luxo e um básico, pois oferece mais benefícios, proporcionalmente ao valor da diária. Se o quarto em questão é maior que a média, possui uma sala equipada ou outro cômodo similar, provavelmente cabe nesta categoria.

O tipo de quarto sempre afeta a qualidade da viagem Imagem: Pixabay

Master superior ou deluxe

Se o seu hotel conta com um quarto amplo, cheio de serviços adicionais, sala de estar e outros benefícios, então você deve ter um quarto de luxo, ou apenas “deluxe”. Naturalmente, estas são as opções com diária de maior valor para o hóspede, mas é esperado que a qualidade e conforto do ambiente compensem esse investimento.

Tipos de mobília

Outro fator que deve ser levado em conta na classificação de quartos de hotel é o tipo de mobília presente. Isso também agrega valor à estadia, de acordo com o material e conteúdo. Veja aqui as principais classificações para este ponto:

Mobília Padrão

Os móveis mais básicos, que fazem parte do kit padrão, são a cama, criado-mudo, armário, mesa, espelho, luminária e utensílios para o banheiro. Um bom quarto não terá menos que isso. Como há menos coisas para manter, esses quartos também são mais baratos para o hóspede e exigem menos tempo e esforço em sua manutenção.

Mobília para a família

É bem comum ver famílias inteiras viajando e se hospedando em um mesmo local. Para estes casos, é utilizado um conjunto de mobília um pouco diferente do citado acima. Não há grande diferença em relação aos itens em si, como em sua qualidade, apenas em sua quantidade. Por exemplo, é comum que haja mais de uma cama e espaço proporcional no quarto para acomodar todos confortavelmente.

Apartamentos

Em par com os quartos de hotel do tipo eluxe, os apartamentos são os mais equipados, incluindo uma sala e, em alguns casos, uma cozinha americana. A ideia é que o hóspede se sinta em uma nova casa durante sua estadia, além de poder preparar as próprias refeições e passar o tempo que desejar com a família. Naturalmente, isso inclui mais itens, como um balcão, uma mesa de centro, sofá, entre outros.

Tipos de camas

Por fim, as camas também possuem uma boa influência na classificação de cada quarto. Considerando que o principal propósito de um hotel é dar ao hóspede um bom lugar para passar a noite, é natural levar isso em consideração.

No geral, você deve ter uma ou mais destas opções de cama em cada um de quartos. Confira:

Solteiro

São as camas mais simples, com espaço adequado para que uma pessoa possa dormir confortavelmente. Em geral, possuem medidas de 90 cm de largura por 2 m de comprimento. É comum ver quartos com mais de uma cama de solteiro, especialmente para viagens em grupo e em família, pois são as opções mais práticas. Quartos que possuem apenas camas de solteiro costumam possuir diárias de menor custo e são mais adequadas para pequenos grupos.

Casal

Casais viajando também são uma cena bem comum para quem trabalha no setor hoteleiro. Sendo assim, é igualmente comum ter quartos para casais com camas adequadas. As mais comuns têm 1,4 m de largura por 2 m de comprimento. Em muitos casos, há uma cama de casal e outras camas de solteiro para crianças. É sempre bom informar seus clientes sobre as camas disponíveis em cada quarto, especialmente as de casal. Esse é um fator muito importante na escolha dos seus hóspedes.

Camas de casal são opções bem comuns em diversos hotéis Imagem: Pixabay

Queen Size

As camas Queen Size são, basicamente, camas de casal com medidas mais amplas, geralmente em torno de 1,6 m de largura e 2,1 m de comprimento. São pedidos comuns para casais em lua de mel, especialmente aqueles que solicitam quartos executivos e deluxe. Dependendo do tipo de mobília que vier associada ao quarto, pode agregar bastante valor ao quarto de hotel.

King Size

Por fim, você também pode ter uma cama King Size, que é um passo adiante em relação à Queen Size, com medidas de 2 m de largura por 2,1 de comprimento. É outro bom pedido para casais que desejam passar suas estadias em um quarto do tipo deluxe.

Agora que você entende melhor como classificar seus quartos de hotel, pode esclarecer mais facilmente para seus clientes quais são as especificidades de cada estadia e ajudá-los a fazer a melhor escolha possível. Se quiser continuar acompanhando nossas melhores dicas, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição