Sem dúvida, o setor hoteleiro foi um dos mais impactados pela crise sanitária de 2020. Apesar de estar se recuperando aos poucos, ainda pode demorar para que os hotéis e pousadas tenham a mesma ocupação de antes da pandemia. Por isso, algumas hospedagens começaram a investir em um novo formato: o Room Office.

Além de ajudar na recuperação do setor hoteleiro, esse novo serviço promete ser um recurso para manter a ocupação estável mesmo em períodos de baixa temporada.

Veja como você pode investir nessa tendência:

O que é Room Office?

Room Office é um quarto de hotel adaptado para os hóspedes trabalharem. O objetivo do serviço é oferecer um espaço confortável de trabalho remoto fora de casa. O conceito é semelhante ao coworking, onde o cliente aluga um espaço para trabalhar. Porém, a diferença é que o quarto de hotel é privativo.

Naturalmente, o quarto para Room Office é diferente do quarto convencional. Com o objetivo de oferecer conforto para o hóspede trabalhar, ele precisa ser equipado com mesa, cadeira, sofá e internet de alta velocidade. Além disso, algumas facilidades podem ser incluídas, como aluguel de equipamentos para reuniões online, frigobar, máquina de café, entre outros.

Outra diferença do Room Office para o quarto convencional é o período de estadia. Normalmente, os hóspedes que precisam de um espaço tranquilo para trabalhar não pernoitam, e a maior demanda é durante a semana. Por isso, é possível conciliar os dois tipos de hospedagem no mesmo hotel.

Mas será que esse modelo de negócio é vantajoso?

Quais as vantagens do Room Office para o seu hotel?

O Room Office é um serviço voltado para o público corporativo que trabalha remotamente, mas que não tem um espaço adequado em casa. Com a adesão cada vez maior do home office, muitas pessoas sentem a necessidade de separar a rotina de casa do trabalho. Por isso, a demanda de profissionais procurando por um espaço alternativo para trabalhar remotamente não para de crescer.

Segundo a Catho, apenas no primeiro semestre de 2022 surgiram mais de 370 mil vagas de emprego home office. Isso representa um crescimento de quase 470% em comparação ao mesmo período de 2021. Dessa forma, oferecer o Room Office pode ser uma forma de atrair um novo público para a sua hospedagem.

Em contrapartida, o Room Office também é um recurso para manter a ocupação (e o fluxo de caixa) do hotel estável durante a semana e nos períodos de baixa temporada. Sem contar que esse é um serviço que pode ajudar seu hotel a inovar e se recuperar da crise causada pela pandemia de Covid-19.

Como adaptar seu hotel?

A principal mudança que um hotel precisa fazer para oferecer o serviço de Room Office é adaptar os quartos. Em vez de camas, o espaço precisará de cadeira e mesa de escritório confortáveis e internet de alta velocidade.

Como o hóspede de Room Office passa mais tempo dentro do hotel, é interessante também oferecer algumas facilidades para ele, como refeição no local, aluguel de equipamentos e um atendimento rápido. O objetivo é proporcionar um ambiente confortável e funcional, para que o profissional possa trabalhar com concentração.

Além disso, o seu hotel também pode incluir o day use do hotel nos planos de Room Office. Assim, o hóspede poderá aproveitar os momentos de descanso para relaxar ou até trazer a família para descontrair. Como resultado, é bem provável que o tempo de permanência dele aumente.

Sem dúvida, o setor hoteleiro deve ainda evoluir bastante nos próximos anos — e o Room Office deve ser uma grande tendência. Então, é importante estar atento aos movimentos do mercado e se adaptar o quanto antes.

Continue aprendendo sobre o público corporativo. Leia também: Hóspedes corporativos: o que você precisa saber sobre eles?

Compartilhe nas redes sociais:
error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Newsletter

Preencha os campos abaixo para receber novidades em seu email.