Atrair hóspedes pode ser um desafio. Afinal de contas, o perfil dos viajantes mudou muito nos últimos anos e nós precisamos estar atentos para nos adaptar aos seus novos desejos e necessidades.
Atualmente, as mídias sociais e suas ferramentas de avaliação tem possibilitado a coleta e análise de dados precisos daquelas pessoas que estão planejando viajar ou já viajaram. Assim, por meio do que clientes relatam na internet e de algumas rápidas pesquisas, torna-se possível descobrir o que eles querem e como atendê-los.
Pensando nisso, surge a pergunta: o que os atuais viajantes procuram ao buscar hotéis para passar as férias? Confira a seguir!
O que os viajantes procuram ao buscar hotéis?
1. Política de reserva e cancelamento flexíveis
Uma das principais mudanças que a pandemia de Covid-19 causou no ramo hoteleiro foi na política de reservas. A crise sanitária gerou muitos cancelamentos de viagens e hospedagens — e em muitos casos o prejuízo foi grande tanto para os hotéis como para os viajantes.
Por isso, como precaução, agora os clientes preferem hospedagens que ofereçam uma política de reservas e cancelamentos mais flexíveis, com isenção da taxa de cancelamento.
Hotéis e pousadas que oferecem esse tipo de serviço transmitem maior empatia e confiança aos futuros hóspedes.
2. Investimento em sustentabilidade
A preocupação com o meio ambiente é um assunto que tem preocupado cada vez mais os consumidores — e essa preocupação já chegou ao ramo hoteleiro.
De acordo com uma pesquisa da rede Hilton, cerca de 20% dos entrevistados estão interessados em saber das ações sustentáveis e sociais que uma pousada ou hotel realiza antes de fazer a reserva.
3. Perfil completo nos metabuscadores
Segundo um levantamento da EyeforTravel, mais de 73% dos viajantes usam metabuscadores regularmente, como o TripAdvisor, para encontrar hospedagens de qualidade.
Além disso, uma pesquisa da Phocuswright também mostrou que 2/3 dos estabelecimentos recebem reserva por meio desses sites.
Ao acessar os metabuscadores especializados em viagens, os consumidores esperam que os hotéis e pousadas possuam um perfil completo, de destaque e com boas avaliações.
4. Presença digital forte
Segundo uma pesquisa da Google, 65% dos viajantes no Brasil pesquisam na internet sobre qual destino escolher e 45% consideram o YouTube como uma fonte de pesquisa de viagens.
De fato, para essa nova geração de turistas, é muito importante encontrar todas as informações sobre o destino e a hospedagem na internet — e se essas informações vieram de um influenciador digital que eles conhecessem, melhor ainda.
Além disso, um estudo recente mostrou que 83% dos consumidores estão mais dispostos a fazer uma reserva em um hotel depois de verem imagens dele no perfil de alguém que seguem nas redes sociais.
Os viajantes esperam encontrar em suas pesquisas (seja nos buscadores ou nas redes sociais) avaliações de outros hóspedes, fotos da hospedagem e da região e recursos de atendimento rápido.
5. Facilidades tecnológicas
Independentemente do tamanho do seu hotel o pousada, os viajantes querem estar sempre conectados. Um estudo da Openkey revelou que 98% dos entrevistados esperam ter wi-fi com alta velocidade durante a estadia e 88% querem ter portas de carregamento para seus dispositivos móveis.
Além disso, a pesquisa mostrou que mais de 50% dos entrevistados preferem usar seu smartphone para pagar pelos serviços e destrancar o quarto.
6. Itens básicos inclusos na diária
Apesar da tecnologia ser importante, os hóspedes ainda dão valor aos itens básicos quando procuram um hotel.
De acordo com o estudo da Cornell University School of Hotel Administration, os itens mais usados nos quartos são o secador de cabelo, ferro de passar, cofre, armário, TV e produtos de higiene pessoal. Por outro lado, o serviço de quarto já não é mais muito requisitado.
7. Uso responsável de dados
Por fim, a maioria dos viajantes espera que as empresas de hospedagem usem seus dados de forma responsável. Apesar da tendência de experiências personalizadas continuar a crescer, muitos têm receio de fornecer suas informações pessoais. Por isso, os viajantes esperam que as empresas tratem seus dados com transparência e segurança.
Como vimos, o perfil dos viajantes mudou bastante nos últimos meses e suas necessidades e desejos também. Quer se aprofundar nesse assunto? Leia nossa sugestão de leitura: Quais os novos perfis de viajantes e como eles se comportam!
Comentários