O setor hoteleiro é desafiador, portanto, pode ser uma tarefa difícil para quem é iniciante na atividade de gestão, contudo, por meio de algumas estratégias, o trabalho de gerenciamento se torna mais fácil e o profissional consegue gerenciar o hotel com excelente desempenho.
Quer entender melhor sobre este assunto? Separamos três dicas essenciais que todo gestor iniciante deve entender sobre o assunto.
Boa leitura!
1. Explore o universo tecnológico do setor hoteleiro
É comum que o iniciante não conheça soluções tecnológicas de gerenciamento, logo, o primeiro passo é explorar esse universo de possibilidades e adotar ferramentas otimizadas para a gestão do hotel.
O segmento oferece centenas de softwares especializados em gerenciamento hoteleiro, o iniciante que busca melhorar o seu desempenho nessa atividade deve contar com esse recurso.
De forma geral, o programa escolhido deve conseguir reduzir o tempo utilizado pelo gestor em atividades manuais, consequentemente, também irá diminuir danos de erros manuais.
Estar atualizado em qualquer aspecto é uma estratégia de qualquer iniciante em gestão hoteleira, sendo assim, buscar por excelentes softwares deve estar na lista de prioridades do gestor.
2. Forneça produtos e serviços com valor agregado
A estratégia de agregar valor aos serviços ou produtos de hotel consiste em proporcionar novidades e valores com o objetivo de se destacar entre os demais concorrentes e atender as expectativas do cliente.
No segmento da hotelaria, esse diferencial é o que vai determinar o sucesso e o fracasso da marca.
O gestor iniciante em hotel deve compreender que o hóspede busca diversas alternativas de hospedagem e decide por aquela que é ideal para as suas necessidades.
A forma de se diferenciar é apostando em valor agregado, portanto, é importante investir em itens de alta qualidade para que a comodidade do consumidor seja a melhor possível.
Logo, o gerenciamento do hotel deve apostar em:
• Internet rápida e de melhor conectividade;
• Chuveiro com excelente aquecimento;
• Café da manhã diversificado;
• Ar-condicionado ou aquecedor;
• Roupa de cama antialérgica.
São recursos que agregam valor ao serviço do hotel e não é necessário modificar a estrutura do estabelecimento, basta melhorar aquilo que já é oferecido pelo empreendimento.
3. Tenha prazer em trabalhar como hotelaria
Uma das dicas de gestão hoteleira para iniciantes mais valiosas é ter paixão por esse setor.
É fundamental que o profissional, mesmo que novato nesse universo, tenha prazer em realizar atividades de gestão de equipes e de se relacionar com diferentes tipos de pessoas.
As atividades do dia a dia são diversas, logo, é necessário saber lidar com a organização e imprevistos, sem deixar o jogo de cintura de lado, que será importantíssimo nos momentos de adversidade.
Embora não seja fácil, estar bem-humorado precisa ser algo constante e fará muita diferença para o trabalho com os funcionários, fornecedores e hóspedes.
Tudo isso, sem esquecer que a busca pelo conhecimento no setor hoteleiro é constante, quando o gestor não se apaixona pelo segmento fica mais difícil manter-se atualizado sobre o assunto.
Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog e não esqueça de entrar em contato conosco para conhecer nossos serviços!
Comentários