As datas comemorativas podem ser uma boa oportunidade para atrair clientes para o seu hotel, já que, nessas épocas, as pessoas estão mais propensas a se dirigirem a esses locais com a família. Por isso, é tão importante prestar um bom atendimento em datas comemorativas.

Da mesma forma, algumas atitudes podem ser convidativas para que os hóspedes venham a conhecer esse espaço e, mais ainda, retornar diversas vezes. Veja abaixo 6 maneiras de se beneficiar e prestar um bom atendimento em datas comemorativas.

6 maneiras de se beneficiar das datas comemorativas

Dar atenção aos seus hóspedes e prestar um bom atendimento em datas comemorativas pode ficar ainda mais fácil com algumas dicas. No entanto, é importante que também haja planejamento, para que não ocorra nada de errado e, assim, acabe espantando os clientes.

Prestar um bom atendimento em datas comemorativas pode fazer com que os clientes voltem outras vezes

Mapeie as datas comemorativas

O primeiro passo é mapear as datas e, mais do que isso, ver em quais o seu hotel realmente deve investir. Condições como clima, época do mês e duração dos feriados devem ser levados em conta.

O ideal é que essa análise seja feita no início do ano, pois, assim, fica mais fácil planejar, decidir o que será feito e realizar uma divulgação bastante forte. Outro ponto importante é investir em datas que não são tão óbvias ou em feriados locais, quando a concorrência é menor e podem surgir mais oportunidades.

Além disso, datas famosas por promoções, como a Black Friday, também podem ser bem convenientes, com uma oferta no preço dos quartos ou outra promoção que convide o cliente a fazer uma reserva em seu hotel.

Também é possível realizar eventos ou aproveitar-se de algum que irá ocorrer próximo ao seu hotel. Essas datas podem trazer pessoas para o seu hotel mesmo em baixa temporada, e também não costumam ser muito exploradas pelo mercado.

Conheça seu público-alvo

Outra questão muito importante para beneficiar-se e prestar um bom atendimento em datas comemorativas é conhecer o seu público-alvo. Procure levantar dados como idade, localização, sexo e poder econômico dos seus hóspedes.

Essas informações podem facilitar seu planejamento para datas comemorativas, além de darem uma direção para o marketing, que poderá atuar diretamente para essas pessoas. Da mesma forma, fica mais fácil de preparar seus funcionários para a chegada dessas pessoas.

Por exemplo, se o hotel recebe muitas famílias com crianças, torna-se interessante ter um espaço kids ou outras atividades de lazer direcionada a elas. Essas pequenas atitudes podem ser um diferencial no hotel, fazendo com que os hóspedes se sintam mais confortáveis e retornem em outras oportunidades.

Outro exemplo são os animais. Se há uma grande procura por hotéis que aceitem animais de estimação, e sua estrutura comporta essa demanda, tornar-se pet friendly pode ser uma decisão interessante.

E todas essas informações podem ser coletadas observando e estudando o seu público-alvo, isto é, seus hóspedes e as pessoas que têm interesse pelo hotel.

Personalize seu atendimento

Depois de conhecer seu público e se planejar para a data, pode ser positivopara o hotel oferecer um bom atendimento em datas comemorativas, de modo personalizado. Uma excelente alternativa para oferecer esse serviço é realizar uma recepção especial para os hóspedes.

Além disso, os funcionários podem utilizar trajes combinando com a data, além de o hotel ter uma decoração especial. Tudo para que os clientes se sintam ainda mais dentro do clima da data em destaque!

Como o hotel já conheceu melhor o perfil e os gostos de seu público, vale personalizar o atendimento considerando isso também. Interagir com os hóspedes e conversar sobre assuntos que sejam de seu interesse pode deixá-los se sentindo mais em casa e fazer com que eles criem uma maior identificação com o hotel. Assim, eles voltarão com maior frequência.

Seus funcionários também devem estar preparados para prestarem um bom atendimento em datas comemorativas

Capacite seus colaboradores

Para oferecer um bom atendimento em datas comemorativas, de modo personalizado, é muito importante capacitar todos os colaboradores. Por exemplo, os funcionários responsáveis pelo check-in e recepção no hotel devem ser simpáticos e alegres, para conquistar os clientes.

Os funcionários devem estar preparados para a alta demanda e maior lotação do hotel, como costuma ocorrer em datas comemorativas. Essa maior quantidade de pessoas pode modificar alguns processos, e todos os funcionários devem saber como proceder em cada caso.

De tempos em tempos, é interessante fazer cursos de aperfeiçoamento com os funcionários. Assim, eles podem estar sempre se atualizando e fornecendo um bom atendimento para os seus clientes.

Todos os colaboradores devem participar desses cursos, mesmo que não tenham contato direto com o cliente. Assim, todos os serviços do hotel funcionarão perfeitamente e os hóspedes ficarão mais satisfeitos.

Seus colaboradores são a imagem do hotel! Garantir de que eles prestarão um bom serviço é crucial para a sua reputação.

Disponibilize atividades especiais

No planejamento das datas, podem ser acrescentadas atividades especiais, e até mesmo exclusivas. Organize sua estrutura para realizar atividades relacionadas à ocasião, como shows, peças de teatro e atividades ao ar livre.

Por isso, um planejamento antecipado é tão essencial. O bom atendimento em datas comemorativas passa por atividades diferenciadas que podem atrair diversos hóspedes para o hotel.

No entanto, é preciso, novamente, pensar no seu cliente, para que as atividades caiam no gosto do seu público. Caso ela não seja pensada dessa forma, pode acabar se tornando um fracasso.

Por exemplo, na Páscoa, ter uma caça aos ovos de páscoa, oficinas de confeitaria e de como temperar chocolates podem agradar seus hóspedes. Um hotel que se preocupa com esses pequenos detalhes e oferece uma boa experiência aos hóspedes, com certeza, é bem lembrado.

Divulgue

Depois de organizar e planejar todas as datas, atividades, preparar os funcionários e conhecer o público, é preciso ir atrás deles. Ou seja, divulgue o máximo possível para o seu público, caso contrário, eles nunca saberão ou conhecerão seu bom atendimento em datas comemorativas.

Para isso, é possível utilizar mídias tradicionais, como a televisão, o rádio ou a internet. A última é um meio muito eficaz e fácil de alcançar seu público.

Divulgue boas fotos do hotel, e da localidade ao redor, diferenciais do hotel, promoções e atividades especiais que serão realizadas na data. Tudo o que possa chamar a atenção do cliente deve ser divulgado.

Além disso, na internet, os hóspedes podem deixar avaliações sobre o hotel. Ter boas notas e depoimentos falando bem do seu espaço são um ótimo marketing, e atrairão clientes.

Lembre-se, quem não é visto, não é lembrado! De nada adianta ter um excelente serviço se ninguém conhecer. A divulgação é uma das partes mais importantes de todo o processo.

O que você achou das seis maneiras de se beneficiar de feriados, apresentadas neste post? Acha relevante ter um bom atendimento em datas comemorativas? Conhecia a importância dessas datas e o poder de atrair clientes que elas têm? Deixe sua resposta, opinião e sugestões nos comentários!

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