A falta de pressão de água pode causar grande desconforto aos hóspedes durante a realização de suas atividades diárias, especialmente nos chuveiros, onde todos esperam tomar o famoso banho de hotel.

Por isso, muitos se questionam se existe a possibilidade de tomar qualquer ação que ajude a aumentar a pressão da água das torneiras e chuveiros de seus estabelecimentos.

Há muitas causas pelas quais a força da água diminui e, ao mesmo tempo, existem muitas medidas incrivelmente simples e fáceis que podem sanar rapidamente esse problema.

A baixa pressão da água nos encanamentos pode ser causada por bloqueio de uma torneira, desligamento da válvula de abastecimento, bloqueios e vazamentos na tubulação, dentre outros fatores.

Isso normalmente ocorre em apartamentos ou andares de hotéis que estão na cobertura ou no térreo, casas sem caixa d’água ou com caixas d’água muito baixas.

Aumentar a pressão da água é um problema de fácil resolução, que pode trazer um grande diferencial a qualquer hotel, levando um conforto maior a seus hóspedes e sendo um critério de desempate durante a realização de uma reserva.

Como aumentar a pressão da água em seu hotel?

Existem algumas etapas que auxiliam o aumento da pressão da água de um hotel, como:

Chamar um encanador

Uma medida importante antes que qualquer iniciativa seja tomada, a fim de pressurizar um hotel, é contatar um bombeiro hidráulico ou um encanador.

Muitas vezes, vista como a opção mais cara, ter o auxílio de uma empresa especializada traz o luxo de contar com um bom engenheiro civil.

Este profissional possui amplo conhecimento em hidráulica e é capacitado para supervisionar o trabalho de um bombeiro hidráulico.

Com esse investimento a médio prazo, o valor final para o estabelecimento sai bem mais barato, além de evitar um dano maior às instalações sem uma orientação correta.

Verificação do medidor de água

A verificação da pressão da água deve ser feita a partir do medidor que vem diretamente da rua. A pressão ideal é de 50 a 70 psi.

Este aparelho possibilita saber se ele está trabalhando com a força ideal e, também, se ele está repondo a água da caixa d’água.

No caso de um hotel, é preciso verificar se todos os registros estão abertos e funcionado corretamente.

Em casos de obras ou troca de canos, é indispensável que ocorra o desligamento dos eletrodomésticos que estiverem ligados a estes canos.

Antes de haver o religamento, é necessário abri-los para que ocorra a saída de todo o ar e a água presentes dentro deles.

Isso se dá pelo acúmulo de ar quando o fluxo do registro é interrompido e depois reativado.

Pressurizador de água

Se o problema de pressão estiver acontecendo em todo o hotel, o ideal é que haja a instalação de uma bomba extra na linha geral de água. Isto faz com que exista uma alta pressão o tempo todo em todos os ambientes do estabelecimento.

O pressurizador é instalado na distribuição de água da caixa de água, funcionando por meio de energia elétrica, solar ou de ambos.

Esse dispositivo pressuriza toda a água que vai para os cômodos. É importante saber que sua instalação deve ser realizada por um profissional qualificado para que haja uma verificação dos canos do hotel, a fim de averiguar se estes aguentam a nova pressão.

Um vazamento em tubos centrais pode fazer com que muitos imóveis tenham baixa pressão de água, sendo necessário entrar em contato com a empresa de abastecimento, pois o local pode ter vazamentos em suas linhas de suprimento.

Verificando a pressão da água em canos, torneiras e chuveiros

Como um hotel possui vários apartamentos e diversos setores que são abastecidos de água, faz-se necessário realizar vários testes de pressão para confirmar quais são os canos dependentes.

Quando a instalação de canos é feita de maneira errônea, como em canos do banheiro junto aos da cozinha, por exemplo, a pressão da água pode diminuir consideravelmente.

Essa verificação também possibilita a comprovação de possíveis problemas de pressão que, eventualmente, possam ser causados por entupimentos em algum encanamento.

Válvula alternadora de pressão para caixa d’água

Esse dispositivo possibilita a correção da pressão da água através do fluxo com maior pressão.

A válvula alternadora é instalada junto à água da rede pública, à caixa da água do hotel e ao seu encanamento, possibilitando, assim, a utilização da água com uma força maior.

Quais as áreas de um hotel onde aumentar a pressão da água é um grande diferencial?

A correção do fluxo de água otimiza o trabalho em diversas áreas de um hotel.

Chuveiro

O uso de um pressurizador apresenta resultados bastante efetivos quando o assunto é o aumento da pressão da água em um chuveiro.

Para isso é necessário possuir boas instalações elétricas e que o encanamento do chuveiro esteja na altura ideal.

Se por acaso o chuveiro estiver muito alto, sua altura deve ser reduzida para que o pressurizador funcione corretamente.

Máquina de lavar

O mesmo dispositivo utilizado nos chuveiros pode ser utilizado em máquinas de lavar roupas de um hotel.

Com uma grande demanda, principalmente em datas em que os hotéis têm alto fluxo, a lavandeira é uma área que está sempre trabalhando.

Portanto, é imprescindível que essa área tenha um fluxo de água normal para que ela sempre tenha um bom funcionamento.

Torneiras

Atualmente existem torneiras que já vêm com pressurizadores elétricos. Contudo, sua instalação é indicada apenas em lugares necessários, como em torneiras de lavanderias e de cozinhas, a fim de proporcionar ao hotel uma economia de água e de energia.

O ideal em um hotel é que o proprietário procure um engenheiro civil especializado em hidráulica, a fim de encontrar uma solução definitiva que proporcione o aumento da pressão da água do local.

Você já sabia como aumentar a pressão da água em seu hotel? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nossas publicações.

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição