Todo dono de hotel sabe como as épocas de turismo favorecem bastante sua lucratividade. O problema, mesmo, é quando chega a baixa temporada e a maior parte dos quartos fica sem hóspedes, gerando apenas despesas. Felizmente, existem algumas ações de marketing para atrair clientes, mesmo nas baixas temporadas de hospedagem. Se você souber como se preparar, esses períodos não serão nenhum prejuízo.

Não estamos falando de ações envolvendo outdoors e outros investimentos ineficientes. Falamos, hoje, do marketing digital, a modalidade mais econômica e de maior retorno para quem deseja manter alguma lucratividade na baixa temporada.

Você provavelmente já ouviu falar do marketing digital. Basta ver como a internet é uma parte integral da vida de várias pessoas e um dos principais métodos de pesquisa por hotéis hoje em dia.

É quase impossível encontrar um negócio que não favoreça o ambiente digital como sua principal fachada. Se você souber como usá-lo, pode atingir ótimos resultados com um investimento bem mais razoável.

9 dicas para ajudar você a atrair hóspedes na baixa temporada

Claro que você não deve começar sem orientação. As melhores ações de marketing para atrair clientes exigem tempo, planejamento e foco. Para te ajudar com este processo, trouxemos aqui 9 dicas. Confira:

Sempre esteja presente nos portais de reserva

Sites de reserva sempre ajudarão em suas estratégias.

Sites como o booking.com, decolar, expedia, entre outros, são o primeiro destino de muitos futuros viajantes. Para aumentar suas chances de ser encontrado, você precisa de um perfil muito bem posicionado nesses sites. Especialmente para a baixa temporada, quando a concorrência pela preferência de cada hóspede é maior.

Conheça seu público-alvo

Um público mais adequado é melhor que um público amplo.

O primeiro passo em qualquer campanha de marketing, seja ela digital ou presencial, é a definição do seu público-alvo.

Como você já deve saber, é impossível tentar agradar a todo mundo ao mesmo tempo, especialmente em um negócio de nicho. Investir em um grupo menor e tentar converter a maior parte dele é melhor do que “atirar para todos os lados”.

A princípio, seu foco deve ser estudar seu público ideal. Qual é o perfil de hóspede que você busca? Algumas informações simples podem ser muito úteis aqui, como:

  • Estrutura familiar (solteiro, casado, com ou sem filhos);
  • Renda;
  • Faixa etária;
  • Preferência de atividade turística.

Depois de estabelecer o público que é mais atraído pelo seu hotel, você pode desenvolver campanhas mais eficientes para captá-lo.

Tenha uma ou mais plataformas para se comunicar com o público

Há muitos canais disponíveis. Você só precisa aprender a usá-los.

Pode ser fácil para alguns acreditar que o primeiro contato entre cliente e empresa ocorre quando ele liga pedindo uma reserva ou aparece perguntando se há algum quarto vago. Porém, na realidade, isso já é um momento bem posterior no processo. O contato com o público começa bem antes disso, quando ele vê seus anúncios em algum site.

E não falamos apenas de canais de mão única. É importante que o público também possa responder a esse contato, fazendo as perguntas necessárias. Aqui estão alguns exemplos desses canais disponíveis online:

Site institucional

É no seu site que os clientes encontram as informações que precisam.

Esse é um dos componentes mais básicos em qualquer trabalho de marketing digital, independentemente do contexto. No geral, é para lá que você quer enviar qualquer potencial cliente primeiro, pois esse site concentra o cadastro de novos clientes, agendas de reservas e a maior parte das respostas que seu público precisa antes de tomar uma decisão.

Blog

Uma maneira de manter um público bem engajado em seu negócio é alimentá-lo com informação regularmente. Essa é uma das funções de um blog para uma empresa. Se você continuar criando conteúdos interessantes para o seu público, as chances de conversão tendem a ser maiores. Vamos falar um pouco mais sobre esse método mais adiante.

Atendimento via chat

Em alguns casos, o cliente simplesmente precisa falar diretamente com você ou algum atendente. Nesses casos, o atendimento via chat é uma ótima opção. Essa ferramenta permite que a mesma pessoa lide com mais prospectos ao mesmo tempo, além de ser um canal mais aceito pelo grande público do que o tradicional atendimento telefônico, por exemplo.

Invista em redes sociais

Cada rede social é uma porta de entrada para novos clientes.

Se você pretende investir em qualquer ação de marketing para atrair clientes, certamente terá que pensar em suas redes sociais em algum momento. Esses são os canais de comunicação mais utilizados em todo o mundo, o que os torna os mais adequados para alcançar um grande público no menor intervalo possível de tempo.

O processo completo é bem mais detalhado e vale a pena estudá-lo. Porém, há algumas linhas gerais que você pode seguir, como:

  • Escolha as redes sociais mais compatíveis com seu público-alvo;
  • Invista na maior segmentação do público;
  • Use Analytics para avaliar o desempenho de suas campanhas.

Para entender como conduzir uma boa campanha nesses canais, o melhor é estudá-los individualmente. Cada rede social possui seus prós e contras em relação às demais. Você não necessariamente precisa focar em uma nem investir em todas elas.

Faça um bom trabalho de fotografia

Uma boa foto conquista qualquer pessoa.

Quando você está decidindo aonde ir durante as férias ou onde ficar quando vai visitar parentes distantes, como escolhe o destino e a estadia? Imaginamos que um dos fatores mais fortes seja a qualidade das fotos tiradas do hotel e de seus pontos turísticos. Por isso mesmo, o correto é investir em fotografias de qualidade para atrair mais clientes.

Durante a baixa temporada, as pessoas que escolhem viajar possuem muito mais opções disponíveis, pois a maioria dos hotéis tem quartos disponíveis. Fazer com que a sua pareça a mais atrativa faz toda a diferença nessa escolha.

Além disso, fotos de pontos turísticos, locais e eventos que ocorrem durante a baixa temporada são muito úteis. Várias cidades possuem atrações o ano inteiro, mas recebem mais atenção durante eventos específicos. Se você puder destacar outras atrações fora desse período, pessoas que desejam evitar filas nos aeroportos e as taxas da alta temporada podem se interessar mais pela sua cidade e, claro, pelo seu hotel.

Foque no seu diferencial

Sempre há um quesito no qual você se destaca.

A maioria das pessoas já entende o que é um hotel de forma bem ampla: um local onde você aluga um quarto para passar a noite enquanto está de viagem. Porém, muitos também esperam que o hotel ofereça algo a mais, como uma área de lazer, refeições especiais no local, ou mesmo uma promoção para alguma atração turística.

Ao planejar suas ações de marketing para atrair clientes, leve em consideração como seu hotel pode acrescentar à experiência de viagem do hóspede. Quanto maior for a relação custo x benefício da estadia, mais clientes você tende a atrair na baixa temporada.

Invista no Branding da sua marca

Em todas as ações, o mais importante é construir sua marca.

Para quem não sabe, “branding” é a execução de uma estratégia para tornar a imagem do seu negócio mais positiva diante do seu público. Pense em como algumas marcas são tão icônicas que praticamente todos a conhecem e entendem de forma positiva. Isso acontece por que elas fizeram um bom trabalho de branding.

De forma bem simples, esse processo envolve construir a credibilidade da sua marca, seja através das mensagens de seus anúncios, qualidade do serviço ou da opinião de seus outros clientes. A ideia é tornar seu negócio tão presente na vida do público-alvo que, em algum momento, seu hotel será sinônimo de uma boa viagem para eles.

<h3>Marketing de conteúdo e SEO</h3>

Um bom trabalho de SEO exige muito mais do que escolher palavras.

Lembra do que falamos a respeito dos blogs, sobre criar conteúdo relevante para o seu público regularmente? Isso é, basicamente, o trabalho de marketing de conteúdo, que é um dos métodos mais eficazes de divulgação e fidelização do público hoje em dia. O importante é que o conteúdo seja útil para o cliente, resolvendo algum problema imediato.

Além disso, você também deve trabalhar o Search Engine Optimization, ou SEO, em todas as suas páginas online. Essas são práticas de construção de conteúdo que melhor se adéquam aos motores de busca online, principalmente ao Google. Dessa forma, seus conteúdos serão mais fáceis de encontrar de acordo com o tipo de pesquisa realizada.

Ads ainda são muito úteis

O Google Adsense ainda é uma ótima ferramenta de divulgação.

PS

Com a ajuda destas dicas, suas ações de marketing para atrair clientes já devem se tornar bem mais eficientes no dia a dia. Elas vão contribuir com a divulgação de promoções, pacotes de viagem, eventos especiais e, claro, com a melhor imagem para o seu hotel.

Quanto mais você puder fazer para agregar valor à sua imagem, como criação de um tour virtual, mais material você terá para promover seu hotel e manter vários quartos ocupados na baixa temporada.

Se você quiser continuar recebendo nossas dicas, ou quer saber como nossos serviços podem ajudar suas ações de marketing para atrair clientes, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição