O quarto é o ambiente que mais está relacionado a conforto e aconchego. Afinal, uma pessoa permanece em média um terço de sua vida em um ambiente como esse. Para aumentar essa sensação, saber como deixar o quarto cheiroso é fundamental.

Um bom aroma ajuda a criar um ambiente agradável, próprio de um hotel. Alguns itens contribuem para alcançar os melhores resultados, como a limpeza em geral, tanto dos móveis quanto do chão e das roupas de cama. A organização também conta muitos pontos.

Se você quer saber como deixar os quartos do seu hotel cheirosos por mais tempo, acompanhe este texto e confira 10 dicas muito eficazes para deixá-los assim o dia todo.

10 dicas de como deixar os quartos sempre cheirosos

Você verá a seguir que as receitas são caseiras e feitas com ingredientes fáceis de serem encontrados. Assim, os objetivos são alcançados sem gastar muito dinheiro, aliás, bem pouco.

1 – Cravos

Este é um ingrediente de cheiro naturalmente forte. Usá-lo como aromatizante no quarto é muito simples: coloque uma boa quantidade dentro de um potinho de vidro, um recipiente de barro ou outro de sua preferência e deixe no local.

Lembrando que os cravos podem ser aqueles facilmente encontrados em supermercados.

No entanto, você pode usá-lo para deixar o quarto ainda mais cheiroso. Acrescente duas ou três gotas de essência ou óleo de cravo no mesmo recipiente, já com o ingrediente.

Se for difícil encontrar tanto a essência quanto o óleo, pode também borrifar no balde ou vaso um chá de cravos sem açúcar. Procure fazer uma bebida bem forte e em pouca quantidade – o líquido pode ser aproveitado para ser borrifado em outros ambientes.

Os cravos têm um cheiro muito intenso e ajudam a perfumar o ambiente.

E não é só: para deixar o quarto cheiroso por mais tempo, você pode fazer uma loção com cravo e álcool. A preparação é bem simples: basta colocar um pacote do ingrediente em 50 mL de álcool e deixar de molho por dois dias. Em seguida, é só borrifar no cômodo todo.

2 – Canela

Esta também é uma especiaria com cheiro muito forte e considerado agradável por muitas pessoas. O óleo essencial e a essência podem fazer parte dessa receita, mas você pode usar a própria canela em pau.

Peças grandes de canela em pau também podem ser usadas na decoração do quarto.

O ingrediente pode ser usado também como peça de decoração. Entretanto, para isso é preciso adquirir peças grandes, de 30 centímetros a um metro de comprimento. Coloque dentro de um vaso de sua preferência e disponha em um canto estratégico do quarto, fazendo um arranjo.

Essas peças de canela bem grandes podem ser encontradas em feiras.

3 – Lâmpada

A lâmpada, neste caso, potencializa a fragrância, além de cumprir com sua principal utilidade: iluminar o ambiente.

O calor da luz ajuda a espalhar e fixar a fragrância.

Você pode fazer o procedimento a seguir em lâmpadas e luminárias. Com as luzes apagadas, espalhe um perfume, essência ou óleo de essência no quarto, deixando-o cheiroso. Ao acender as lâmpadas e luminárias, o aroma se tornará ainda mais forte, pois o calor age como ativador do perfume.

4 – Café

Um dos aromas mais acolhedores e que remetem a um ambiente caseiro é o de café. E você pode usá-lo para deixar seu quarto ainda mais cheiroso.

Para isso, adquira uma vela redonda que tenha fundo de alumínio (não é obrigatório, mas vai facilitar bastante) e essência de café. Esse último ingrediente é encontrado em locais onde se vende artigos para festas de aniversário. Use também café em grãos.

Faça uma decoração bem bonita, separando um pote de vidro, cerâmica, barro ou outro material para fazer o arranjo. Coloque primeiro o café em grãos, acomodando em seguida a vela e, por último, a essência, tomando cuidado para não molhar o pavio da vela.

O café é usado como item de um arranjo e sua essência dá o toque.

Com o arranjo pronto, acenda a vela. O fogo terá a mesma função da lâmpada: seu calor ativará a fragrância, tornando o cheiro do café mais intenso.

5 – Flores e folhas secas

Pode-se usar flores e folhas secas ou desidratadas. Você encontra facilmente à venda na Internet e em floriculturas. Assim como algumas das sugestões de como deixar o quarto cheiroso, é possível fazer um belo arranjo, que se torna uma peça de decoração.

Coloque as flores e folhas secas em um vaso ou pote e em seguida jogue algumas gotas de essência ou óleo essencial. O cheiro se espalha no ambiente em poucos instantes.

Qualquer essência ou óleo penetram muito facilmente em flores ou folhas secas.

A essência, inclusive, pode ser a de sua preferência. Independentemente da fragrância, é possível ter excelentes resultados.

6 – Casca de frutas cítricas

Aproveitar cascas de limão, laranja e tangerina que naturalmente iriam para o lixo também é uma maneira simples e eficiente de deixar o quarto cheiroso.

Para aproveitar as propriedades desses ingredientes, ferva-os em água em quantidade suficiente para cobrir tudo, com a panela tampada. Se quiser aproveitar o cheiro de cada uma das frutas, faça a receita com apenas a de sua preferência ou ferva as cascas separadamente. Caso contrário, você pode colocá-las juntas.

Após a fervura, coe e coloque o líquido resultante em um pulverizador. Borrife o líquido no quarto e tenha o delicioso cheiro de frutas em seu ambiente, deixando portas e janelas fechadas por 10 minutos.

As cascas de frutas são úteis para a preparação de um líquido para ser borrifado.

Fazendo isso diariamente, você verá que com o tempo o aroma vai ficando mais intenso. Isso acontece porque, ao borrifar sempre no mesmo local, o cheiro vai se acumulando. Logo, em poucos dias você terá um perfume muito agradável nos quartos.

7 – Amaciante de roupas

O cheiro do produto já provoca uma sensação de aconchego e é uma excelente sugestão para um quarto. Para fazer a solução, misture 30 mL de amaciante de roupas de marca e fragrância de sua preferência, 20 mL de álcool e 1 litro de água.

O uso também é diferenciado: em vez de borrifar, a aplicação pode ser feita durante a faxina. É só passar o pano normalmente, usando o rodo.

O amaciante pode ser parte de uma solução para perfumar o ambiente no momento da faxina

Antes de usar essa dica de como deixar o quarto cheiroso, porém, vale pesquisar se o piso de seu ambiente pode ter contato com os ingredientes usados nessa solução.

8 – Alfazema

A alfazema é uma excelente sugestão para deixar o quarto cheiroso.

Muitas pessoas costumam deixar as roupas, tanto as de vestir quanto as de cama, de molho em uma solução com água e uma pequena quantidade de alfazema, para que fiquem com o cheiro característico. A receita funciona e a fragrância é muito agradável.

O mesmo pode ser feito para deixar seu quarto sempre cheiroso. Para isso, coloque algumas gotinhas de alfazema em quantidade de água suficiente para encher um borrifador pequeno e espalhe pelo ambiente, fechando tudo para que o aroma seja mais intenso e dure mais tempo.

9 – Óleo de lavanda

O cheiro de lavanda é tão agradável que a vontade que se tem é permanecer todo o tempo ali, sentindo a fragrância. Deixar o seu quarto sempre com essa fragrância é muito simples: encha um pulverizador com água e, em seguida, coloque 15 gotas de óleo de lavanda.

A lavanda também possui um aroma muito agradável.

Em seguida, borrife a mistura por todo o quarto, principalmente próximo às entradas de ar, como janelas e portas. Mesmo reforçando esses pontos, é importante espalhar a solução por todo o cômodo.

10 – Incensos

Essa é uma maneira clássica para deixar os quartos bem cheirosos. São baratos e algumas fragrâncias são bem agradáveis, além de terem um significado todo especial.

Dependendo do tamanho do ambiente, para potencializar o aroma, você pode acender dois ao mesmo tempo, em cantos diferentes do cômodo. Assim, o cheiro se espalha melhor por todo o local.

Teste diversas marcas de incensos, pois alguns deles não são de boa qualidade, queimando muito rapidamente ou até mesmo se apagando sozinhos antes de incendiar todo o pavio.

O incenso é usado naturalmente para perfumar ambientes.

Você pode também adquirir belos incensários, que farão parte da decoração do ambiente.

Agora que você já sabe como deixar o quarto cheiroso, saberá mais a seguir sobre a higienização desses espaços. Afinal, de nada adianta ter um aroma agradável, se o essencial não for feito.

Limpeza diária

Limpeza e cheiro são totalmente distintos entre si. Embora haja uma associação direta entre ambos, uma vez que os produtos usados na higienização também costumam ter bons odores, são duas tarefas complementares.

A faxina inclui chão, paredes, móveis e troca das roupas de cama e outros acessórios. É preciso tirar o pó, passar pano e realizar outras tarefas que podem ser necessárias de acordo com o ambiente.

Mesmo que o quarto seja ocupado apenas por um período do dia, a limpeza deve ser regular e constante. Isso porque além de seu sentido mais lembrado – manter o ambiente higienizado –, várias doenças são prevenidas, principalmente aquelas transmitidas por micro-organismos.

O quarto é o local essas bactérias, ácaros e germes mais permanecem e reproduzem.

Para aplicar pela primeira vez o aroma de sua preferência e deixar os quartos cheirosos, é necessário limpar bem os ambientes. Isso não requer muito tempo. A organização é fundamental, tanto para a faxina, quanto para manter o aspecto higienizado e o aroma.

Veja agora um passo a passo de como fazer a higiene diária e regular do quarto:

De manhã, todas as roupas de cama devem ser sacudidas. Em seguida, para arejar o ambiente, as janelas devem ser abertas por pelo menos uma hora.

Todo o material necessário para a limpeza do quarto deve ser separado previamente. Voltar para o local onde se guarda os produtos representa cansaço desnecessário e perda de tempo.

Cortinas e tapetes também precisam ser programados para lavagem, própria ou em lavanderia terceirizada. É interessante que o quarto seja limpo profundamente depois da retirada dessas peças, para que não sujem caso ainda não precisem de higienização.

O próximo passo é forrar uma vassoura com um pano e passar pelo teto, dando uma atenção especial aos cantos. Dessa maneira, possíveis teias e o acúmulo de poeira são eliminados.

Depois, limpe dos quadros e espelhos, assim como os interruptores e as tomadas.

Em seguida, é o momento da limpeza dos armários, começando pela parte interna. O móvel deve estar vazio. Antes da higienização externa, coloque novamente as roupas e os acessórios que estavam dentro dos armários anteriormente. Logo a seguir, limpe a área externa por inteiro.

Não se pode esquecer de portas, janelas e também ventiladores e ar condicionados (esse último item precisa de mão de obra especializada para sua faxina).

Depois, é a vez da cama e outros móveis. Após essa parte, é necessário trocar os lençóis e as fronhas.

Nesse passo, as atenções se voltam para o chão, que deve ser varrido ou aspirado, dependendo do tipo de piso. Em seguida, um produto de limpeza necessita ser aplicado.

Apenas após a higienização, é conveniente aplicar o aroma de sua preferência no quarto.

Com esse procedimento, você terá deixado os quartos cheirosos e limpos, impressionando todos os visitantes.

Neste texto, a atenção foi voltada para esse espaço tão importante em um hotel. Para saber sobre outros tópicos relacionados, veja os outros textos do blog e acompanhe as atualizações regulares, com conteúdo relevante e exclusivo.

E não deixe de comentar para ter qualquer esclarecimento adicional sobre como deixar os quartos sempre cheirosos. É sempre um prazer contar com a sua participação.

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição