Com uma rede de clientes cada vez mais exigente e uma concorrência extremamente disputada, é importante que as empresas do ramo hoteleiro se instruam e tenham conhecimento sobre seu desempenho no mercado. Isso é possível através da organização e armazenamento de informações sobre a estadia dos seus hóspedes que, ao serem interpretadas, através dos dados coletados, geram os indicadores de performance.

Assim, conhecer e acompanhar os indicadores corretos ajuda você a  avaliar a qualidade e desempenho do negócio, bem como compreender se sua gestão está sendo feita de forma eficiente. Essas ferramentas permitem que o gestor saiba, por exemplo, se está no caminho correto ou se precisa ajustar alguma questão. Sem essa averiguação, sua pousada ou hotel atua como um barco à deriva, ou seja, sem encontrar qual a melhor rota para o sucesso. Você não quer isso, certo?

Se você deseja ter o controle adequado do seu negócio, sem o risco de surpresas desagradáveis, então, está no lugar certo! O artigo de hoje apresenta quatro (04) indicadores de performance que qualquer pousadeiro ou hoteleiro precisa conhecer e implementar na sua gestão agora mesmo!

Taxa de Ocupação (TO)

Esse indicador é o mais simples da lista. Ele é obtido por meio da divisão da quantidade de quartos ocupados pelo número de vagas disponíveis no seu estabelecimento. O resultado desta conta permite que você identifique os períodos em que menos quartos estão ocupados, assim, pode investir em campanhas de marketing ou vendas para melhorar a taxa de ocupação e aumentar o lucro.


Infelizmente, a taxa de ocupação varia de acordo com as temporadas do ano. Isso porque, no universo da hotelaria, o seu calendário de reservas pode ser afetado pelas épocas sazonais. Assim, feriados e datas comemorativas são responsáveis por elevar as taxas, enquanto períodos de baixa temporada costumam sofrer uma queda significativa desse indicador. Acompanhar ele de perto vai permitir que você ajuste a estratégia do seu estabelecimento nesses momentos difíceis.

Receita por Quarto Disponível (RevPAR)

O RevPar é uma sigla inglesa que significa “Revenue Per Available Room”. Em português quer dizer “Receita por quarto disponível”. Consiste na divisão entre a quantia gerada e a quantidade de quartos disponíveis em um certo período. Ele proporciona ao gestor uma mensuração clara de como está sendo o resultado financeiro da sua pousada ou hotel, por meio do aluguel dos quartos durante o ano.


É indicado para revelar se o negócio tem o retorno esperado em termos de lucros. Um RevPar alto mostra a elevação na taxa de ocupação ou dos preços.

Taxa Média Diária (ADR)

Esse indicador é obtido através da divisão realizada entre a quantidade de quartos disponíveis e a receita total conquistada em um determinado período. A Taxa Média Diária permite que você reavalie seu negócio em relação aos lucros. Isso porque o resultado é essencial para checar se o seu estabelecimento tem o retorno almejado, do contrário, é possível adotar estratégias mais favoráveis às vendas no hotel.


A ADR deve atuar em parceria com a Taxa de Ocupação. Quando a Taxa de Ocupação cresce, mas a ADR continua estática, então, é preciso reavaliar o preço da diária do hotel, do contrário, existe a possibilidade dela estar gerando prejuízo.

Índice de Comparação com a Concorrência (MPI)

A sigla MPI é oriunda do inglês e quer dizer “Market Penetration Index”. É empregada para averiguar o número de hóspedes que escolhem um hotel e, consequentemente, deixam de fechar suas estadias em outros concorrentes. Esse indicador, fundamental para entender se o hotel consegue absorver os clientes do mercado regional, é obtido por meio da divisão entre a quantidade de hóspedes do hotel e o número de clientes dos hotéis de sua concorrência. 

É um dado primordial para ter clareza sobre seu negócio e perceber se ele está adequado ou abaixo da capacidade de público que poderia atender. O resultado permite que o gestor avalie se as campanhas de marketing se encaixam com o perfil da clientela.

Saiba mais

A temática desse artigo interessou você? Então leia também sobre como relatórios gerenciais podem melhorar a gestão da sua pousada ou hotel! Aproveite e deixe um comentário para nós com sua opinião sobre os indicadores de performance na hotelaria.

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