Em um mercado cada vez mais competitivo como o atual, muitas empresas têm ficado cada vez mais exigentes na hora de realizar a contratação de novos colaboradores. Esse fenômeno já acontecia antes da Pandemia, porém foi reforçado por ela e atualmente ainda vivemos os reflexos da crise sanitária que passamos.
Com os vários problemas econômicos encontrados pelo mercado, empresas de todos os tamanhos e segmentos têm sido exigentes e pontuais na hora de recrutar e selecionar as pessoas que vão construir o futuro do seu empreendimento.
E assim como as oportunidades vão ficando mais difíceis para aqueles que estão em busca de uma oportunidade, as organizações também estão precisando levar em conta certos fatores que possam ajudá-las a fazer uma escolha assertiva, de forma a trazer o retorno esperado para os negócios.
O que as empresas devem levar em conta?
- É importante que as organizações definam quais atribuições serão exigidas para o cargo em questão antes de publicá-lo e começar a seleção de colaboradores. Isso ajuda na descrição correta da vaga e facilita na escolha da contratação;
- Faça uma Reunião de Planejamento para o recrutamento dos novos colaboradores. Envolva os funcionários responsáveis pelas contratações, como a liderança direta do setor, o gerente de RH e a psicóloga, se houver na sua empresa. É importante trabalharem juntos para que seja mais fácil e ágil realizar todo o processo;
- Para ajudar a sistematizar o processo de contratação, é recomendado que se faça uma lista de verificação. Isso permite um maior controle para realizar o processo de recrutamento, possibilitando sempre estar em contato com o gerente de contratação e demais funcionários interessados sobre como está sendo o progresso;
- Procure desenvolver relacionamentos com potenciais candidatos antes mesmo de precisar realizar uma contratação. Com toda certeza, isso pode facilitar uma futura busca por novos funcionários, indo diretamente àqueles que podem possuir um maior nível de qualificação profissional;
- Realizar uma pré-seleção dos candidatos ajuda a empresa a economizar tempo e, através dele, se torna possível observar melhor se as qualificações das pessoas interessadas irão realmente fazer a diferença para os negócios;
- A entrevista de emprego, juntamente com um processo seletivo bem estruturado, com etapas específicas, é a principal ferramenta de uma empresa para acertar na contratação de um novo colaborador, já que as perguntas selecionadas farão toda a diferença na escolha do candidato.
A importância de contratar o colaborador certo
O acerto na contratação de um candidato para uma vaga de emprego pode trazer muitos benefícios para as empresas. Essa sempre é uma tarefa desafiadora e deve ser feita com muito cuidado, já que um erro pode custar caro para os negócios.
A escolha do colaborador certo é garantida pela boa produtividade do funcionário e a possibilidade de desenvolver um trabalho bem-sucedido, com responsabilidade e comprometimento, trazendo o retorno esperado para o ambiente de trabalho e sendo um reflexo de seu empenho.
Além disso, a contratação acertada permite também aprimorar a cultura de trabalho, realizar melhores planejamentos, ter melhores visões para o futuro dos negócios e torna mais fácil cumprir metas desafiadoras. Além também de economizar tempo e recursos devido a um processo de trabalho bem feito.
Novos métodos de recrutamento
Não apenas as empresas precisam adequar o perfil dos candidatos a sua exigência de trabalho, como elas também agora contam com novas ferramentas que possibilitam facilitar ainda mais o processo de seleção.
A tecnologia também chegou para revolucionar essa área e permitir uma forma mais fácil e rápida de comunicação entre as organizações e os candidatos. Redes sociais próprias para esse objetivo vieram para mudar o método de seleção de funcionários e também dar às empresas todas as informações que elas necessitam para fazer sua escolha. Então, é possível utilizá-las no momento desse processo. Experimente!
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