Enxoval para hotel: quais os desafios a enfrentar?

Redação hotelflow Divulgação Leave a Comment

Você sabia que a identidade visual de uma empresa deve estar sempre ao alcance de seu público-alvo, independentemente de seu ramo de atuação? Por isso, o enxoval de hotelaria deve mostrar o máximo possível dos seus valores, missão e estilo.

O enxoval é parte da personalidade de um hotel e pousada e, por isso, sua escolha deve ser planejada.

Essa não é uma tarefa simples, mas não é por isso que se deve declinar dela. É muito importante não apenas selecionar a melhor cor e o melhor material, mas também administrar o manuseio desse enxoval, como lavagem e troca, por exemplo.

Um bom planejamento é essencial nessas horas. Ao criar uma rotina na qual tudo funcione de forma automática, seu hotel terá sempre peças novas e limpas e, com os cuidados necessários, a vida útil de cada item aumenta.

Saiba a partir de agora tudo sobre enxoval de hotelaria, desde a escolha das melhores peças, passando pela lavagem e administração. Afinal, esse é um item que estará em contato direto com os seus clientes e, nessa condição, precisa estar muito bem cuidado.

Como escolher o enxoval do seu hotel?

O preço não deve ser o único quesito a ser considerado.

Um dos fatores principais dos gestores para escolher o enxoval de um hotel é o preço, mesmo que isso tenha influência na duração das peças e qualidade duvidosa. Evidentemente, valores devem ser levados em consideração, mas ao lado de outros quesitos. Dessa maneira, a comparação é justa e correta.

Há alguns anos, os produtos chineses vêm sendo bastante requisitados, principalmente em função do preço. Realmente, em comparação com os produtos nacionais, eles levam vantagem nesse aspecto.

Porém, deve-se ter bastante cuidado, pois, como é de praxe em produtos importados da China, a qualidade deixa a desejar em alguns casos. Muitas dessas mercadorias, inclusive, não cumprem com os requisitos mínimos de segurança estabelecidos pelas leis brasileiras.

A consequência disso é previsível: materiais com vida útil menor.

Hoje em dia, a padronização é fundamental no enxoval de seu hotel. Ter peças iguais para todos os quartos, que reflitam o ambiente local (podendo ser formal ou informal, colorido ou branco, muito utilizado), além de embelezar cada quarto, fortalece a sua marca.

Se você conta com enxovais chineses, o contato direto com o fornecedor é difícil, quando possível. Nesse caso, quando precisar substituir alguma peça – e isso acontece, não há como evitar –, encontrar algo das mesmas características se torna muito mais difícil. E a padronização, neste caso, é inexistente.

Além disso, você pode encontrar aqui mesmo, no Brasil, empresas que fornecem materiais de boa qualidade, sem exagerar no preço, e são muito comprometidas com prazos de entrega. Apostando nessa alternativa, você consegue manter um relacionamento com o seu fornecedor, que sempre terá peças idênticas ou de acordo com as suas características.

Como já mencionado, ter uma identidade visual faz a sua marca ser lembrada mais facilmente. Se o seu hotel ou pousada tem cores padrão, é interessante aplicar isso também para o seu enxoval.

Ao solicitar peças sob encomenda, é possível também estampar o logo e contar com prazos de entrega coerentes, sem perigo de faltar ou ter que usar uma peça já desgastada por não haver outra opção.

Não erre na hora da compra

Controle e planejamento marcam as compras do enxoval de hotelaria.

É importante, antes de tudo, que haja um inventário de todas as peças que compõem o enxoval. Isso pode ficar a cargo das camareiras, que registram quantas peças há em cada quarto, quais delas estão sendo lavadas e precisam ser substituídas. Com esses dados em mãos, é possível planejar a compra para um determinado mês do ano, sem correr riscos.

Boa parte dos hotéis e das pousadas, inclusive, terceiriza a lavagem das peças, demandando um controle maior sobre elas, pois a higienização também é responsável pela durabilidade de cada item.

Sabendo como tudo é feito, você pode planejar as compras para uma determinada época do ano. Elas podem ser feitas uma ou duas vezes nesse período, dependendo da sua demanda e também do pedido mínimo aceito pelo fornecedor.

Nesse caso, procure uma empresa que aceite o que você está disposto a comprar, pois um enxoval de hotelaria guardado por um bom tempo está sujeito a danos, como mofo e traças.

As peças em geral têm uma vida útil de 4 anos, podendo variar um pouco dependendo da movimentação do hotel.

Comprar sempre nos mesmos meses facilita o planejamento e o controle de todo o enxoval de seu hotel. Se a aquisição de novas peças está programada para setembro, por exemplo, em agosto já se pode ter uma definição do tamanho do pedido e, se você não conta com um fornecedor fixo, realizar uma cotação.

Dessa maneira, você tem tempo para analisar os itens com calma, verificando preço, qualidade e materiais utilizados.

O controle de todas as peças, além de facilitar bastante o pedido de novo enxoval, também dificulta eventuais extravios. E uma parte desse processo passa pela lavagem, uma das responsáveis diretas pela durabilidade do enxoval de hotelaria. Saiba agora como proceder nesse aspecto.

Como realizar a lavagem do enxoval?

Com lavanderia própria ou terceirizada, o processo de lavagem é importante para a durabilidade das peças.

Um equívoco muito comum é considerar a lavagem apenas algo operacional e necessário para a manutenção do enxoval. Fazê-lo de modo consciente e usar os produtos adequados, usando uma técnica correta, é fundamental.

Para isso, é necessário investir em máquina de lavar e secar, além de profissionais capacitados. Se a demanda é suficiente para esse investimento, tudo vale a pena, pois você tem um controle maior sobre os produtos usados e o treinamento de pessoal.

Porém, nem sempre isso é possível. Como já dito, muitos hotéis preferem que uma lavanderia seja responsável por essa importante tarefa, por diversas razões, como custos ou falta de espaço para lavar o enxoval no próprio hotel ou na pousada. Quando não há essa demanda, realmente essa opção pode ser considerada.

De qualquer forma, é importante seguir algumas premissas.

Observar os produtos utilizados é o primeiro ponto. Alguns deles podem danificar as peças, diminuindo a vida útil delas. Conhecer as características de certos produtos e suas marcas, dando uma atenção especial aos seus componentes, pode ajudar a higienizar certos tipos de tecido da forma mais adequada.

Se a lavanderia é própria, é mais fácil administrar tudo isso, pois o próprio hotel tem a responsabilidade de adquirir os produtos e equipamentos, tornando o processo mais personalizado. E quando isso não é possível? Como proceder se a lavagem do enxoval de hotelaria for terceirizada?

Quando é necessário contar com os serviços de uma lavanderia, a escolha é muito semelhante à realizada para escolher um fornecedor para as peças. O preço pode ser um fator de decisão, mas não pode ser o único. É preciso verificar os produtos utilizados na lavagem de peças como lençóis e toalhas e se há uma preocupação especial com a durabilidade dessas roupas de cama e banho.

Escolher um estabelecimento que já tem tradição em enxoval de hotelaria ou receber indicações positivas de conhecidos também são pontos cruciais.

Quais as ações preventivas para manter a qualidade?

Prevenir é a melhor maneira para conservar as peças por mais tempo, diminuindo gastos desnecessários.

Como já citado no tópico anterior, o processo de lavagem previne danos precoces e ajuda a aumentar a durabilidade de todas as peças. O que, então, pode ser feito durante a lavagem para ajudar na conservação das peças?

Veja agora as ações que a lavanderia, tanto a própria do hotel quanto uma terceirizada, podem realizar para essa finalidade.

Retirada das peças

Todas as etapas devem ser feitas com bastante atenção, desde a retirada das peças.

Tudo começa antes mesmo da lavagem, quando o enxoval do hotel está sendo retirado dos quartos ou banheiros. As peças devem ser colocadas diretamente no saco hamper ou carrinho da camareira e recolhidas pelo roupeiro ou um chute (uma espécie de duto que serve exatamente para isso), se o seu hotel contar com um.

Triagem

Separar as cores usando critérios como grau de sujeira, cores e tecidos também auxilia no processo.

Nesse momento, as peças de todos os quartos são reunidas e separadas por tipo de tecido e/ou cores. O objetivo principal dessa etapa é selecionar tudo em grupos que possam ser lavados juntos.

Ensacamento

Antes da lavagem, o enxoval deve ser transportado e ensacado de maneira adequada.

No caso da lavagem externa, principalmente, é necessário colocar cada grupo de peças do enxoval de hotelaria dentro de sacos impermeáveis. Dessa forma, não há risco de elas serem atingidas acidentalmente por algum produto químico ou outro agente.

Tudo chegará à lavagem exatamente como saiu dos quartos.

Transporte e manuseio

Até chegar à lavanderia, no caso de terceirização, o transporte das peças também deve ser feito cautelosamente.

Independentemente se a lavagem for interna ou externa, o transporte deve ser exclusivo para peças limpas ou sujas. Preferencialmente, elas não devem ser levadas e trazidas simultaneamente, para não correr risco de contaminação.

Quando isso não for possível, o melhor é manter as roupas de cama e mesa limpas em gaiolas. Assim, evita-se a contaminação não só das peças sujas, mas também do próprio ambiente do carro ou chão.

Cuidado com o cloro

O cloro deve ser evitado em algumas ocasiões.

Esse é um dos produtos mais baratos na lavagem de enxoval de hotelaria, mas seu uso deve ser bastante racionado e planejado, pois ele contém substâncias que prejudicam a durabilidade das peças.

Ele é ainda mais danoso se a lavagem for feita com detergentes ou estiver em uma determinada temperatura. A peça pode ter danos irreversíveis, como o aparecimento de pequenos furos.

Descanso

O momento entre a lavagem e o uso também é importante para recomposição das fibras dos tecidos.

É importante que as fibras do tecido se recomponham e não passem por lavagem sucessivas. Isso também ajuda a aumentar a durabilidade, não só pela frequência menor de lavagens, como também o contato com produtos químicos.

Por isso, no momento da compra do enxoval de hotelaria, é importante considerar esse detalhe. Ter peças suficientes guardadas e que não estejam em uso nem em processo de lavagem também é importante para suprir algumas urgências, como manchas e sujeiras imprevistas.

Qual a importância de um bom gerenciamento do enxoval?

Gerenciar o enxoval é uma tarefa de extrema importância no dia a dia de um hotel ou uma pousada.

Todo esse processo tem uma enorme importância, não só para aumentar a vida útil de cada peça, mas também para aumentar a excelência em outras áreas do atendimento do seu hotel ou pousada.

A médio prazo, você perceberá que a compra do enxoval de hotelaria será menor. A qualidade no serviço também aumenta, pois uma lavagem adequada impossibilita a permanência de manchas, mesmo as mais difíceis de serem retiradas. Tudo estará à disposição dos hóspedes como se estivesse novo.

Aliás, garantir a satisfação dos clientes também é imprescindível nesse processo. Se tudo estiver devidamente limpo, organizado e sem aspecto de ter sido usado várias vezes, não há como ter reclamações dos hóspedes.

O enxoval é um item considerado extremamente importante pelos hóspedes, pois está diretamente ligado à higiene pessoal e a aparência do quarto e do banheiro. Clientes satisfeitos tornam-se fiéis e indicam o estabelecimento para conhecidos que precisam se hospedar na mesma cidade.

Para quem trabalha diretamente com o enxoval, o tempo será otimizado, pois uma perda menor de peças acarreta menos trabalho no inventário. Assim, os colaboradores podem realizar outras atividades que também contribuem para o bom funcionamento do negócio.

Tenha em mente que um inventário bem feito minimiza ou até evita os efeitos de extravios ou furtos.

Para saber mais sobre como administrar seu hotel ou pousada de forma eficiente, com dicas práticas e que realmente funcionem, leia nossos outros textos sobre o assunto. Não esqueça também de visitar o blog constantemente, para ficar por dentro de suas atualizações.

Entre em contato pelos comentários em caso de dúvidas e também para saber mais de nossas soluções para pessoas como você, que fazem sempre o melhor por seu empreendimento e por seus hóspedes. Afinal, a excelência em todos os aspectos é sempre o objetivo maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *