Abrir um hotel é um processo complexo e necessita de muito estudo e planejamento, mas se engana quem acha que é a parte mais difícil, é na hora do gerenciamento dos negócio que encaramos os maiores desafios. Para gerir um hotel ou pousada é necessário muito conhecimento na área de administração e, também muito importante, o famoso “jogo de cintura” para lidar com os desafios diários.

Para te ajudar um pouco nessa difícil tarefa de administrar vamos dar algumas dicas de como aprimorar a gestão de seu hotel, aumentar a eficiência de sua equipe e, consequentemente, aumentar o número de reservas.

1.       Use o sistema de Revenue Management

O sistema de Revenue Management já é usado pelas grandes redes hoteleiras ao redor do mundo. O Revenue Management foi criado pelas companhias aéreas para estabelecer os valores das passagens de acordo com a procura, demanda e disponibilidade dos assentos. Apesar de serem indústrias diferentes, a aviação e o setor hoteleiro têm muito em comum na hora de vender, ambos vendem “produtos perecíveis”, uma passagem de um voo ou um quarto não reservado em um dia é um “produto” que não poderá ser vendido novamente, portanto ambos podem utilizar a mesma técnica para precificar seus produtos. Dê uma olhada em nosso outro post sobre Revenue Management e descubra como essa técnica de vendas pode aumentar, e muito, o seu faturamento.

2.       Invista no Marketing Digital

Quem não é visto não é lembrado. As pessoas precisam conhecer o seu hotel para se hospedar nele, e não existe maneira melhor na atualidade para isso do que investir no marketing digital. Pesquisas do Google apontam que cerca de 90% das pessoas pesquisam opções de hospedagem para suas viagens na internet e 70% efetuam as reservas diretamente por sites e aplicativos de reserva, dispensando as tradicionais agências de viagem. Por isso é essencial o seu hotel estar presente no mundo digital, com site bem feito e responsivo, redes sociais que motivam os possíveis hóspedes a fazer as suas reservas em seu hotel e informações completas em sites de pesquisa como o Google. Outra vantagem do marketing digital é que ele cabe em seu orçamento, já que não há valor fixo para fazer uma campanha, você pode investir o quanto quiser. 

3.       Faça a integração dos diversos setores de seu hotel

A gestão integrada é essencial para aprimorar os processos de trabalho de sua equipe. Os diversos setores, como cozinha, limpeza, recepção e compras precisam trabalhar juntos para evitar desperdícios, seja de tempo ou de recursos. Sem uma comunicação bem estabelecida entre os setores, aumenta as chances de haver erro no processo de aquisição dos insumos, como a compra de produtos desnecessários ou a não compra do que está em falta.

4.    Utilize um software de gestão de hotelaria

A utilização de um software de gestão hoteleira é essencial para manter o seu hotel com um fluxo de funcionamento perfeito. Erros são naturais dos seres humanos e falhas na comunicação ocorrem, principalmente em momentos de grande movimentação de hóspedes, mas utilizando um software de gestão é possível minimizar estes erros. 

Os softwares permitem uma visualização completa do fluxo de processos, além de agilizá-los, diminuindo o tempo de comunicação entre os setores. Imagine ter um canal único de comunicação entre todos os setores de seu hotel, certamente a eficiência de sua equipe aumentará.

Essas foram apenas algumas dicas básicas de como melhorar a gestão de seu estabelecimento, aumentando a eficiência da equipe e as reservas. Para saber muito mais sobre o setor hoteleiro dê uma olhada em nosso blog, lá você encontra muitos conteúdos relacionados a gestão hoteleira.

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