Quando planejamos viajar, sempre surge aquela dúvida sobre qual tipo de hotel escolher. Na maioria das vezes, ficamos confusos com os serviços oferecidos e não entendemos realmente a diferença entre eles.

Saber a diferença entre as diferentes hospedagens vai tornar o seu destino de viagem mais agradável.

Às vezes, nos arrependemos de algumas escolhas pensando serem as melhores. Por isso, vamos explicar qual a diferença entre cada tipo de hotel e como é feita a classificação de um a cinco estrelas. Assim você não desanima nas suas viagens e aproveita tudo a que tem direito.

Até porque, a cada ano, o turismo tem crescido tanto no Brasil como no mundo. As pessoas estão procurando qualidade de vida, novas experiências e mais contato com a diversidade, e viajar agrega todas essas qualidades.

Segundo o relatório do Ministério do Turismo, tendo como base o ano de 2015, aproximadamente 31 milhões de turistas vieram para a América do Sul e 6 milhões para o Brasil.

A internet e a globalização são os principais fatores que aumentaram o turismo mundial. Estar conectado possibilita ter informações de outros lugares, comparar preços, estabelecimentos e ter contato com outras pessoas.

A globalização deixou as barreiras entre os países menos restritas. Parcerias são formados com o intuito de incentivar o turismo e proporcionar o conhecimento de outras culturas, além de aumentar a receita da economia nacional dos países.

Por exemplo, a parceria feita em janeiro de 2018 entre o Brasil e o Japão para o compartilhamento de projetos, aumento do fluxo turístico bilateral e lançamento do visto eletrônico para os japoneses que desejam vir para o nosso país.

Então, não vamos perder tempo com falta de informação ou deixar que ela atrapalhe nosso plano de viagem.

Quais são os tipos de hotéis?

Os tipos de hotéis aqui no Brasil não tinham um padrão e cada proprietário estabelecia os serviços que deviam oferecer. Para padronizar, facilitar a vida dos viajantes e se adequar a padrões internacionais, em 2011, o Ministério do Turismo atualizou as regras do Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass).

 

Assim, pousadas e hotéis voltaram a ter classificação de um a cinco estrelas. E o número de estrelas é definido conforme cada categoria:

  • Hotel – 1 a 5 estrelas
  • Resort – 4 a 5 estrelas
  • Hotel-fazenda – 1 a 5 estrelas
  • Cama e Café – 1 a 4 estrelas
  • Hotel Histórico – 3 a 5 estrelas
  • Pousada – 1 a 5 estrelas
  • Flat/Apart-hotel – 3 a 5 estrelas

Começaremos explicando cada tipo de hotel e depois como é feita a classificação por estrelas.

Hotel

Na categoria hotel, o estabelecimento pode ser classificado de uma a cinco estrelas. Na categoria uma estrela, os requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade devem ser atendidos.

Os hotéis são um dos tipos mais procurados. O que vai diferenciá-los é a sua classificação.

Vamos apresentar aqui os requisitos obrigatórios de estabelecimentos de uma a cinco estrelas. Como são muitos, optamos sempre pelos mandatórios, a fim deixá-lo mais a par dos seus direitos.

No entanto, no final de cada categoria disponibilizaremos o link com os requisitos tanto eletivos quanto obrigatórios.

Relacionados à infraestrutura, a sinalização exterior deve ser clara e estar em bom estado de conservação, o estado de manutenção das instalações, mobiliário, espaço externo e interno em bom estado.

Devem disponibilizar área ou local específico para recepção e guarda de bagagens, funcionários uniformizados e identificados. Equipamentos telefônicos e climatização em áreas sociais e medidas de segurança.

As unidades habitacionais (quartos), devem ter armário ou closet, tranca interna, lavatório com bancada e espelho, sabonete e toalha por hóspede e serviço de limpeza diária.

Quanto aos serviços, acesso à internet em áreas sociais somente para hotéis a partir de três estrelas, serviço de troca roupas de cama e banho a partir de quatro estrelas, troca duas vezes por semana a partir de duas estrelas.

Em relação à alimentação, os hotéis de uma a cinco estrelas devem oferecer café da manhã. O serviço de alimentação para almoço e jantar é disponibilizado para os de quatro estrelas, o requisito é eletivo para os hotéis de três estrelas.

O pagamento de cartão de débito ou crédito é mandatório para estabelecimentos de duas a cinco estrelas, sendo eletivo para o de uma estrela.

Como você percebeu, nessa categoria há mais diferenças de serviços dependendo da classificação. Então, antes de reservar sua vaga, verifique qual a classificação do hotel que você escolheu.

Este é o link para todos os requisitos. Se ainda estiver com dúvidas, ligue para hotel e confirme os serviços.

Resort

Um resort deve ter, por lei, uma infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.

Os resorts são muito procurados para quem quer curtir a natureza com luxo e conforto.

Geralmente, eles estão localizados fora dos centros urbanos e por isso conseguem proporcionar aos seus clientes contato com a natureza sem a necessidade de se deslocarem. Além disso, o aspecto externo deve ser compatível com a categoria, assim como o mobiliário, jardim e parte externa em bom estado.

O sistema de sinalização interno deve ser de fácil acesso e estar em português e em mais um idioma. Equipamento telefônico e climatização nas áreas sociais. Disponibilizar espaços para escritório virtual, sala de reuniões com equipamentos e espaço para eventos e apresentações.

Para resorts quatro estrelas, a oferta devem ser de pelo menos dois tipos de piscina e, para os de cinco estrelas, três tipos. Ter salão de jogos, sauna seca ou a vapor, sala de ginástica, centro de tratamento e estética e quadra de tênis.

Quanto ao serviço, a recepção deve ficar aberta 24 horas e os funcionários precisam ter fluência em português e em mais um idioma. Serviço de atendimento médico de urgência e serviço de segurança.

Outros requisitos estão ligados à limpeza, o serviço de limpeza e a troca de cama e banho devem ser feitos diariamente e a pedido do cliente, se ele achar necessário. O serviço de lavanderia e passadeira são obrigatórios.

Sobre a alimentação, deve estar disponível para café da manhã, almoço e jantar, cardápio com cozinha internacional em um dos restaurantes. Os quesitos mencionados acima são obrigatórios, mas lembre-se que há outros eletivos, ou seja, o resort pode disponibilizar ou não. Vai depender se ele é quatro ou cinco estrelas.

Fique atento também, pois há requisitos de sustentabilidade que os empreendimentos devem seguir, como por exemplo: medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água, gerenciamento dos resíduos sólidos, com foco na redução, reúso e reciclagem.

Neste link, há a relação dos requisitos completo de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Aconselhamos você a olhar e ficar ainda mais informado.

Hotel-fazenda

O hotel-fazenda deve estar localizado em zona rural, dotado de exploração agropecuária, a fim de oferecer entretenimento e vivência no campo. Como mostrado na introdução deste post, sua classificação varia de uma a cinco estrelas.

Tenha verdadeiro contato com os animais e a natureza em um hotel-fazenda.

Como este tipo de hotel é voltado para a experiência do campo, é obrigatório que as áreas comuns tenham algum pomar, horta ou flores. Também, instalações para criação de animais, como: piscicultura, avicultura etc.

Para quem gosta de trilha, o serviço é oferecido para hotéis-fazenda a partir de quatro estrelas. O mesmo vale para espaços de recreação infantil. Caso o estabelecimento ofereça atividades recreativas e esportivas – este requisito é eletivo para classificação de uma a cinco estrelas –, é obrigatório as medidas de segurança.

O diferencial do hotel-fazenda é o contato com a natureza, por isso os tipos de atividades recreativas são eletivas e se diferenciam dependendo do hotel que você escolher. Sempre verifique se as instalações e mobiliário estão em bom estado, pois, para todos os tipos de hotel, este é um requisito obrigatório.

Como combinamos, este é o link com todos os requisitos para hotel-fazenda.

Cama e café

Nesta categoria, estão os estabelecimentos com no máximo três unidades habitacionais para turismo e no qual o dono da residência também esteja alojado. É um tipo de hospedagem oferecido por famílias.

Nada como conhecer um lugar aconchegante e bater um bom papo com moradores locais.

Uma adaptação brasileira do bed & breakfast (cama e café), em que o visitante se hospeda na casa de um morador local. Como o empreendimento é de cunho familiar, alguns requisitos são diferentes dos mencionados acima.

Equipamento de telefone para os hóspedes e sala de estar com televisão é obrigatório a partir de quatro estrelas. O uso da geladeira é eletivo para todas as estrelas, fica a cargo do dono disponibilizar esse tipo de serviço.

A climatização e refrigeração é mandatória para as áreas sociais e unidades habitacionais. O banheiro será privativo somente para quatro estrelas. Para as outras estrelas, não é obrigatório, sendo do tipo compartilhado e com água quente.

No caso de alimentação e bebidas, é mandatório para uma estrela: café da manhã básico; duas estrelas: café da manhã básico mais um item opcional; três estrelas: café da manhã básico, suco e três itens opcionais; quatro estrelas: café da manhã básico, um suco e cinco itens opcionais.

Lembrando que, no caso da categoria cama e café, a classificação é de uma a quatro estrelas. Acesse este link para todas as informações.

Hotel histórico

Segundo o Ministério do Turismo, esse tipo de estabelecimento deve estar “instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida”.

Misture conhecimento, diversão e descanso se hospedando em um hotel histórico.

“Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.”

O serviço de café da manhã no quarto é eletivo para três estrelas e mandatório para quatro e cinco estrelas. Mas o serviço de café da manhã deve ser disponível para todas as estrelas e o pagamento pode ser débito ou crédito.

Fique atento, muitas pessoas pensam que a disponibilidade de um serviço significa ele ser oferecido de forma gratuita. Por isso, sempre aconselhamos um contato prévio com o estabelecimento antes de fazer reservas.

Tanto para esta categoria quanto para as outras já mencionadas e para as próximas, mais informações neste link.

Pousada

Categoria muito conhecida dos viajantes, as pousadas são aconchegantes, bonitas, charmosas e tem sempre um toque de personalidade. Podem ter no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos com estruturas horizontais. Mas também podem ter até três pavimentos, chalés e bangalôs.

Pelo Brasil, há muitas pousadas de excelente qualidade. Vale a pena procurar.

Os banheiros sociais com ventilação são mandatórios para uma e duas estrelas. A partir de três estrelas, há separação de feminino e masculino. Churrasqueira e lareira são itens eletivos e instalações recreativas para crianças são mandatórias a partir de quatro estrelas.

Serviço de café da manhã não é obrigatório para nenhuma das estrelas, somente a partir de três estrelas deve-se ter um restaurante com pelo menos 50% da capacidade máxima de hóspedes.

Link para as informações completas.

Flat/Apart-hotel

Flat ou apart-hotel são unidades habitacionais com dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada. São perfeitos para quem procura mais privacidade e comodidade.

União de independência e conforto quando você se hospedar em um apart-hotel.

Sua classificação é de três a cinco estrelas, a piscina é um requisito eletivo para três e quatro estrelas, a sala de ginástica é mandatório a partir de quatro estrelas. O bar é mandatório para todas as estrelas e o restaurante, eletivo somente para três estrelas.

Não esqueça de acessar este link em caso de dúvidas.

E quanto às classificações?

Como você deve ter percebido, a classificação coloca quais serviços e regras de infraestrutura que os hotéis são obrigados a oferecer e quais são eletivos. Portanto, a quantidade de estrelas não está relacionada à qualidade, mas à exigência de responsabilidades a serem seguidas.

1 estrela

  • Recepção 12h ou 24h por telefone
  • 65% de quartos com 9m²
  • 65% de banheiros com 2m²
  • Troca de roupas de cama uma vez por semana
  • Café da manhã

2 estrelas

  • Recepção 12h ou 24h por telefone
  • 70% de quartos com 11m²
  • 70% de banheiros com 2m²
  • Troca de roupas de cama duas vezes por semana
  • Café da manhã

3 estrelas

  • Recepção 18h ou 24h por telefone
  • 80% de quartos com 13m²
  • 80% de banheiros com 3m²
  • Troca de roupas de cama em dias alternados e de roupas de banho diariamente
  • Café da manhã e restaurante
  • TV por assinatura, frigobar e internet
  • Climatização
  • Estacionamento

4 estrelas

  • Recepção 24h
  • 90% de quartos com 15m²
  • 90% de banheiros com 3m²
  • Troca de roupas de cama e de banho diariamente
  • Café da manhã, restaurante e bar com serviço no quarto
  • TV por assinatura, frigobar e internet
  • Climatização
  • Estacionamento

5 estrelas

  • Recepção 24h
  • Quartos com 17m²
  • Banheiros com 4m²
  • Troca de roupas de cama e de banho diariamente
  • Café da manhã, restaurante e bar com serviço de quarto e dietas especiais
  • TV por assinatura, frigobar e internet
  • Climatização
  • Estacionamento com manobrista
  • Colchões especiais
  • Banheira
  • Serviços acessórios: salão de beleza, lojas, agências de turismo ou outros
  • Guest relation/concièrge

Como obter essa classificação?

Para qualquer tipo de hotel obter esse tipo de classificação, é necessário preencher o formulário eletrônico no site do Cadastur: http://www.cadastur.turismo.gov.br/cadastur/index.action#

Depois, enviar a documentação para análise pelo Órgão Oficial de Turismo da Unidade de Federação onde estiver localizado o meio de hospedagem.

Qualquer dúvida, deixe um comentário, estamos aqui para ajudá-lo. Continue acompanhando nosso blog para mais informações. Até a próxima.

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