Ao se hospedar em qualquer hotel, independentemente de porte, tipo ou características gerais, o primeiro contato que qualquer pessoa tem é com as atividades de uma recepcionista.

Por essa razão, ela pode ser considerada o cartão de visitas de um hotel. Seu trabalho é importantíssimo, pois ela é responsável pela primeira impressão que se tem de um local.

As atividades de uma recepcionista são importantíssimas para a boa reputação de um hotel ou pousada.

Uma boa qualificação é fundamental para que a profissional consiga unir as qualidades que já possui com o que a empresa espera dela e de seus serviços.

A partir de agora, você saberá mais sobre as atividades de uma recepcionista, bem como seu perfil e faixa salarial. Isso certamente vai ajudar a contratar a melhor profissional para seu hotel ou pousada.

Quais as atividades mais importantes de uma recepcionista qualificada?

Mais do que prestar bons serviços e atingir as expectativas de cada cliente, uma recepcionista deve também ser cativante. O poder dessa profissional é muito grande: ela pode atrair ou afastar hóspedes, interferindo diretamente na imagem do hotel.

Ela é encarregada de uma série de funções: orientação e condução de hóspedes, prestar informações, encaminhar, servir, organizar e protocolar documentos e recibos, receber e filtrar ligações e realizar agendamentos e arquivamentos. Evidentemente, também realiza procedimentos de check-in e check-out.

E não é só isso. O auxílio aos hóspedes, principalmente os que não estão ligados diretamente à hospedagem, é o adicional para a plena satisfação de todos. Ter alguém que auxilia em tarefas como aluguel de táxi, solicitação de ingressos para passeios e transportes é um diferencial e tanto para a recepcionista e o hotel.

Essas atividades de uma recepcionista, evidentemente, dependem de cada empresa. Tudo vai depender do seu perfil. No próximo tópico, você terá mais informações sobre isso.

Qual o perfil de uma recepcionista profissional?

O perfil da profissional também é fundamental para a satisfação dos clientes com a recepcionista e também com a empresa.

Além de conhecer a empresa e estar disponível para todas essas atividades, é importante também que a profissional seja responsável e consciente de sua responsabilidade para o bom andamento do hotel. Precisa se sentir parte dessa engrenagem e estar motivada todo o tempo, para que a qualidade de seus serviços seja sempre a melhor possível.

Para isso, um canal aberto com a chefia é fundamental. A recepcionista está mais próxima dos clientes e conhece melhor seus anseios. Esteja aberto às suas sugestões e ouça o que ela tem a dizer. Para que ela tenha esse senso crítico, é preciso investir ou mesmo contratar uma pessoa qualificada para essas funções.

Além disso, boa aparência é fundamental. Não se trata apenas da forma física. Obviamente, a maneira de se vestir e de se maquiar conta pontos, mas isso não é tudo. A maturidade profissional faz com que a recepcionista esteja mais ciente de suas atividades e também desse aspecto.

Logo, a maneira de se comunicar, a segurança de suas ações e a resiliência também contam muitos pontos para o sucesso profissional de uma recepcionista.

Todo esse conjunto, assim como sua postura, gera uma imagem de competência, simpatia e autoridade. Como consequência, seus clientes também avaliam positivamente o seu hotel ou pousada.

Para que tudo isso seja alcançado, a recepcionista deve ter muita vontade de aprender e de se atualizar; garra, ambição e proatividade são diferenciais. Como você bem deve saber, a vida de um gestor é bastante atribulada e orientar qualquer colaborador a todo momento, inclusive nos aspectos mínimos e óbvios, certamente não é uma boa saída.

O crescimento de qualquer hotel ou pousada depende muito de sua equipe, que deve ser muito bem escolhida, principalmente no que diz respeito à recepcionista e suas atividades.

Com todas essas responsabilidades e perfil, qual o salário mensal justo para uma recepcionista? A seguir, saiba mais sobre isso.

Qual o salário médio dessa profissional?

Não há uma única média salarial para remunerar as atividades de uma recepcionista. Isso depende de uma série de fatores, como o porte da empresa, suas atribuições e responsabilidades, tempo de experiência no cargo e período de trabalho (as recepcionistas noturnas têm adicional correspondente e, por isso, recebem mais).

Para hotéis e pousadas de pequeno porte, a carreira de uma recepcionista começa com um salário de aproximadamente 1000 reais, como trainee. A partir daí, sua carreira evolui e o salário também: uma recepcionista máster recebe de 1700 a 1800 reais mensais.

Lembrando que, independentemente do porte da empresa, as categorias de uma carreira de recepcionista são trainee, júnior, pleno, sênior e máster.

Já para empresas médias, uma recepcionista em início de carreira recebe cerca de 1200 reais por mês. Em média, considerando profissionais em todas as fases, o salário é de 1500 reais – uma máster recebe aproximadamente 2100 reais.

Para corporações de grande porte, o salário inicial é de 1400 a 1500 reais. Em média, elas recebem 2000 reais e, no auge, 2500.

Mais importante do que contratar uma profissional com perfil e experiência adequados é também oferecer possibilidades para que sua recepcionista possa se aprimorar e melhorar seus serviços. Acreditar que tudo isso é dispensável só contribui para que, além de falta de atualização, a profissional não vislumbre chances em sua carreira e perca sua motivação.

Perder uma pessoa com chances de crescimento é uma falta grave na gestão de um hotel ou pousada. Bons colaboradores devem ser mantidos. As atividades de uma recepcionista, assim como de outros funcionários, não podem ser descuidadas.

Saiba mais sobre gerenciamento de hotéis e pousadas em geral através de artigos exclusivos postados constantemente aqui no blog, que já conta com um excelente acervo. Aproveite e acesse já este conteúdo.

Conheça também nossas soluções eficazes e práticas para administrar o seu empreendimento, inclusive de forma remota. Temos soluções que certamente vão otimizar o seu trabalho. Entre em contato para mais informações.

Comente em caso de dúvidas ou para contar sua experiência com as atividades gerais de recepcionistas. Sua participação é fundamental para auxiliar outros leitores e avaliar este conteúdo.

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição