Constantemente os responsáveis por empreendimentos no setor hoteleiro se deparam com novos desafios, bem como oportunidades interessantes que podem alavancar os resultados da empresa. Um dos pontos, atualmente, é conseguir entender o que é o turismo corporativo e de que forma atrair esse público para seu hotel.

Você já ouviu falar desse termo? Entende quais são as demandas e os benefícios dessa modalidade de turismo ao setor hoteleiro? Neste post, vou falar mais sobre o tema e tirar algumas das principais dúvidas. Acompanhe!

O que é o turismo corporativo?

Segundo pesquisa da Abracorp (Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas), o turismo corporativo cresceu 6,6% em 2017, em comparação a 2016. O faturamento chega a casa de R$ 11 milhões, valores bem expressivos.

O turismo corporativo diz respeito ao ato de um ou mais funcionários de empresas viajarem a trabalho, segundo as mais diversas motivações, tais como:

  • prospecção de novos clientes;
  • visita em filiais e novos locais;
  • reuniões com clientes antigos;
  • busca de locais atrativos para expansão;
  • participação em eventos.

Esse tipo de ação normalmente exige que os gestores tenham um planejamento financeiro e operacional a fim de que a viagem seja feita com o melhor custo-benefício, afinal, os valores sairão dos cofres da empresa. Dessa forma, não é só o preço que deve ser atrativo, é necessário também ter a infraestrutura necessária para atender às necessidades dos participantes.

É importante ressaltar que as atividades relacionadas com o turismo corporativo não são as mesmas de quem viaja por lazer. As finalidades da viagem são distintas, são tipos de hóspedes diferentes, o que exige adaptações importantes, tais como:

  • considerar o pensamento do planejador da empresa;
  • pensar nas necessidades dos hóspedes;
  • ter a infraestrutura necessária para conseguir melhores resultados.

Quais os benefícios dessa modalidade de turismo para o setor hoteleiro?

Em primeiro lugar, é importante ter consciência de que o turismo corporativo tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Cada vez mais as organizações têm consciência da necessidade de investirem no aprimoramento de seus colaboradores e, por isso, os enviam para congressos, treinamentos e eventos da área em que estão inseridos.

Inclui-se também nesse tipo de hotel para negócios as ações direcionadas para obtenção de novos contratos e clientes, levando o colaborador a visitar outras cidades em busca de oportunidades importantes para as organizações. As possibilidades de trabalhos remotos e o crescimento das tecnologias digitais têm permitido que as empresas possam oferecer serviços aos clientes que estejam distantes da sede, aumentando a necessidade de viagens corporativas.

Como visto, esse tem sido um segmento em constante crescimento e, por isso, as empresas podem aproveitar esse momento para investirem em um setor em expansão. Além disso, normalmente, os turistas que estão viajando a trabalho são os que mais tendem a estenderem suas estadias. Isso acontece por alguns motivos, como:

  • vontade de explorar a cidade, algo que não era possível devido aos compromissos de trabalho;
  • necessidade de mais alguns dias para conseguir realizar reuniões e fechar contratos com potenciais clientes.

Como explorar o turismo corporativo nos períodos de baixa temporada?

Os períodos de baixa temporada tendem a ser os mais delicados no setor hoteleiro. Para isso, é fundamental saber aproveitar as brechas de oportunidade para aumentar a taxa de ocupação nessas épocas.

Uma das opções é, justamente, explorar o turismo corporativo com o intuito de conseguir melhores resultados nesses interstícios. Nesse contexto, entenda melhor o que é possível fazer para favorecer a sua empresa!

Tenha uma infraestrutura adequada para o turismo corporativo

Para saber aproveitar essa chance, em primeiro lugar, é fundamental que o seu hotel ofereça a estrutura necessária a fim de que pessoas do ambiente corporativo possam exercer suas funções adequadamente.

Para isso, invista em espaços de coworking, com internet de alta velocidade e de qualidade, com o objetivo de oferecer mais conforto para os hóspedes que precisam trabalhar durante o período de hospedagem.

Além disso, disponibilize espaços de reuniões para que o empresário e o cliente possam conversar no ambiente do hotel. Isso permite, por exemplo, que eles possam consumir produtos do restaurante ou bar do seu estabelecimento, aumentando a rentabilidade média durante a estadia do hóspede. Com isso é possível também fidelizar os clientes em seu hotel, bem como conquistar novos hóspedes pela mesma empresa

Crie eventos corporativos em seu hotel

Uma das formas de ter um maior controle e conseguir atender à demanda em períodos de baixa temporada é criar eventos corporativos em seu hotel. Uma das principais vantagens é poder estabelecer as datas dentro dos períodos em que há uma menor procura em seu estabelecimento.

Por exemplo, se o mês de maio é o mais fraco, você pode escolher justamente esse período para a realização de eventos, congressos e simpósios no local. Com isso, os participantes poderão se hospedar e, consequentemente, aumentar o número de reservas no hotel.

Faça parcerias com eventos da região

Se o seu hotel não tiver estrutura para a realização de ações internas, uma opção pode ser estabelecer parcerias com eventos da região. Nesse caso, os realizadores indicam seu hotel como um local de referência para hospedagem, oferecendo desconto e, com isso, aumenta-se o número de reservas totais do negócio.

Faça parcerias com agências de viagens

Outra forma de explorar bem o turismo corporativo é por meio de parcerias com agências de viagens. Muitas empresas procuram esse tipo de serviço para facilitar todo o processo do traslado, desde o transporte a hospedagem, passando por alimentação e, até mesmo, o entretenimento dos colaboradores durante a viagem. Para isso, é importante que seu estabelecimento faça parcerias com as empresas desse setor e consiga melhores resultados.

Ofereça condições especiais para extensão de estadia

Muitas vezes, o colaborador não consegue aproveitar a viagem para conhecer mais do local, devido aos compromissos empresariais, o que pode ser altamente frustrante. Para conseguir aumentar o faturamento, pode ser interessante oferecer a possibilidade de extensão de estadia com condições melhores para pessoas que estejam realizando viagens corporativas.

Além disso, demonstra-se sempre solícito em apresentar os principais pontos turísticos da cidade, a fim de incentivar a visita e o desejo de permanecer na região por mais tempo.

O turismo corporativo é uma alternativa interessante de investimento para os hotéis que desejam se destacar na região, principalmente aqueles que se localizam em grandes centros urbanos. Se você ainda não considerou aplicá-lo em seu negócio, é hora de avaliar a viabilidade dessa opção e desfrutar das vantagens.

Quer mais dicas importantes para o crescimento do seu hotel? Então assine a nossa newsletter e acompanhe as novidades em seu e-mail!

error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Gostaria de receber dicas como essa em seu email?


Inscreva-se em nossa newsletter!

Por favor, verifique o seu email para confirmar a inscrição